Aparelho de safira: quais as vantagens e desvantagens?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O aparelho de safira é mais transparente que o normal, oferecendo mais elegância ao paciente

Quando o ortodontista recomenda o uso do aparelho fixo, nem sempre os pacientes ficam satisfeitos. Afinal, durante alguns anos terá braquetes presos aos dentes, que prejudicam o sorriso. Mas o mercado odontológico está sempre inovando, e para resolver essa questão foi criado o aparelho de safira.

Uma das principais características do aparelho de safira é a translucidez. Ou seja, quando comparado ao convencional, seus braquetes são mais discretos por sua cor (quase) transparente.

O aparelho de safira é o nome dado para um tipo específico de aparelho fixo que é feito com monocristais de safira, sendo um dos mais resistentes que existe no mercado.

É importante ressaltar que o tratamento ortodôntico é o mesmo, alterando somente o material usado e a superfície de contato dos braquetes, que são ligeiramente menores.

Então, ele não deixa aquele visual metálico que estamos tão acostumados a ver. No entanto, ainda é utilizado o fio de metal porque sua funcionalidade é a melhor que existe. Nenhum outro fio foi capaz de superá-lo.

  1. Benefícios do Aparelho de Safira
  2. Adversidades do Aparelho de Safira
  3. Quanto Tempo Dura o Tratamento?
  4. Quanto Custa o Aparelho de Safira?
  5. Fazendo a Higiene Bucal Com o Aparelho
  6. Remoção do Aparelho de Safira
  7. Outros Tipos de Aparelhos Estéticos

Benefícios do Aparelho de Safira

Embora sejam transparentes, eles não amarelam com o tempo. Sua resistência é maior à quebra e ao deslocamento.

Especialmente sobre o braquete de safira, que são colados no dente, é aplicado um procedimento de calor, fazendo com que não haja rachaduras no material.

Limpá-los é muito mais fácil, já que eles não possuem algumas estrias que existem no aparelho de metal. São mais confortáveis para a mucosa da boca. Assim, dificilmente irão machucar a bochecha.

Além disso, a colocação desse tipo de aparelho não é algo que traz dores e desconfortos aos pacientes. Na verdade, tudo irá depender da estrutura e sensibilidade dos dentes da pessoa.

Em épocas de ajustes e manutenção, os aparelhos ortodônticos de metal podem ser mais incômodos do que os de safira. Principalmente com relação ao menor atrito e melhor adaptação que ele possui.

Para facilitar, decidimos listar todos os benefícios e qualidades que esse tipo específico de aparelho ortodôntico.

Principais Benefícios

  • O aparelho de safira não sofre alteração de cor ao longo do tratamento;
  • Comparados aos de porcelana e de policarbonato, os braquetes são mais resistentes a quebras e ao descolamento;
  • Comparados aos de porcelana, os de safira requerem menos força para a movimentação;
  • Os braquetes de safira são menores e mais finos;
  • Podem ser utilizados no aparelho de safira, elásticos de cor leitosa, para que se evite o amarelamento e manchas;
  • O braquete de safira recebe um tratamento de calor que garante que não se formem fissuras na superfície;
  • O design do braquete de safira possibilita uma melhor limpeza e em menos tempo, já que não tem sulcos, como no de metal;
  • O custo x benefício é ótimo, apesar do valor um pouco mais elevado, o paciente ganha em qualidade e na discrição do aparelho;
  • O aparelho de safira se torna mais eficaz pois a quantidade de atrito do material é menor que a da porcelana e do policarbonato.
  • O aparelho de Safira é feito de um material chamado monocristais de safira, que é desenvolvido em laboratório. Este material é um dos mais resistentes do mundo.
  • Por serem transparentes, são mais discretos e elegantes;
  • Maior conforto para a boca e mucosas (parte interna da boca) evitando ferimentos;
  • Mais resistente do que todos os outros materiais estéticos;
  • Não ficam manchados;
  • Têm um coeficiente de atrito com o arco ortodôntico mais baixo, similar ao dos braquetes metálicos. Ou seja, requer menos força para a movimentação que o aparelho de porcelana;
  • É muito mais translúcido que os braquetes de porcelana ou policarbonato;
  • Normalmente são um pouco menores e mais finos por serem fabricados com um material mais resistente.

Portanto, para quem procura por uma alternativa de tratamento ortodôntico mais elegante, o aparelho estético de safira é uma ótima escolha.

Adversidades do Aparelho de Safira

Adversidades do aparelho ortodôntico de safira

São mínimos os contratempos que o aparelho ortodôntico de safira oferece. Na verdade, diz respeito somente à remoção do aparelho ao final do tratamento.

É preciso de uma técnica específica para retirá-lo. Caso contrário, o dente corre risco de sofrer uma fratura no esmalte. O dentista precisa usar brocas para enfraquecer o braquete antes de retirá-lo.

Além disso, o que pode ser uma adversidade é o preço, que é mais caro que o convencional.

Enquanto o aparelho metálico fica na faixa de R$ 3 mil, o de safira circunda a casa dos R$ 4,5 mil, em decorrência da tecnologia existente e de todos seus benefícios.

A escolha irá depender da relação de custo-benefício. Converse com seu dentista, ele saberá aconselhá-lo da melhor forma possível.

Quanto Tempo Dura o Tratamento?

Quanto tempo dura o tratamento com o braquete de safira?

É difícil calcular um tempo exato para o tratamento. Todo o processo irá depender de alguns fatores como a resposta biológica do organismo, tipo de má oclusão e colaboração do paciente.

Entretanto, dando uma média, alguns profissionais costumam indicar que o tratamento terá em torno de 24 meses mais ou menos. Ainda assim, depende e alguns fatores externos, como já explicamos.

O mais importante é procurar um profissional especializado, usar o aparelho dentário da melhor maneira possível e comparecer as consultas de manutenção mensais para ativação e controle.

Seguindo todas essas recomendações, o tratamento não apresenta motivos pré-determinados para se estender e deve durar exatamente o tempo previsto pelo cirurgião-dentista.

Quanto Custa o Aparelho de Safira?

aparelho de cristal de safira

Com tantos benefícios e qualidades, não é difícil imaginar que o valor do tratamento com esse tipo de aparelho não seja dos mais baratos, certo?

Principalmente, quando levamos em conta o alto nível de tecnologia e eficiência comparado ao tradicional, o valor é facilmente justificado.

Como já citamos anteriormente, o preço desse aparelho se aproxima da casa dos 5 mil reais.

Existe uma versão aparelho de cristal de safira que pode ser ainda mais caro que o de safira convencional.

Claro que o cirurgião-dentista irá recomendar a melhor opção para o caso. Porém, o paciente é quem vai avaliar o quão importante a estética e discrição são, no momento de realizar um tratamento ortodôntico.

Fazendo a Higiene Bucal Com o Aparelho

escova interdental

Para conseguir manter aquele sonhado lindo sorriso mesmo com os aparelhos ortodônticos transparentes, é fundamental realizar sempre uma boa limpeza dos dentes.

O uso de uma escova interdental macia, juntamente com a pasta de dentes correta e não esquecendo de passar o fio dental, é o básico para isso.

Dessa forma, por conta das ligas elásticas presentes no aparelho, não existe uma escovação ou solução que seja completamente eficiente para evitar que fiquem amarelados durante o mês.

Porém, mantendo esses cuidados a mais que já citamos anteriormente, a aparência de que está limpo, assim como os dentes, consegue se manter por um período maior.

Além de evitar doenças como cárie e gengivite. Também é importante estar sempre com as consultas de rotina para efetuar a manutenção em dia.

O Que Fazer se Amarelar?

Por mais que ocorra a troca mensal, ainda assim, as borrachinhas que são usadas para sustentar e segurar o fio ortodôntico ao braquete podem amarelar antes que você visite seu dentista.

Dessa forma, é importante que seja dada uma atenção maior principalmente à alimentação. Alimentos que contêm muito corante, sejam eles naturais ou não, acabam sendo muito propícios a mancharem os elásticos e o aparelho.

Alguns exemplos de alimentos e bebidas que proporcionam manchas são:

  • Vinhos
  • Café
  • Curry
  • Açaí
  • Refrigerantes
  • Cervejas

Esses são os principais vilões. Porém, existe também o cigarro, um dos maiores prejudiciais à saúde bucal. Além disso, ele pode com certeza comprometer a manutenção dos elásticos.

Fora o fato de que acaba com o sorriso branquinho. A longo prazo, dependendo da frequência com que a pessoa fuma, o amarelamento pode se manifestar logo no momento do uso, ou em poucos minutos após.

Remoção do Aparelho de Safira

braquetes

Apesar de ser um dos pontos negativos, a remoção de braquetes de safira é um procedimento simples e rápido. Porém, isso não significa que pode ser feito por qualquer profissional ou qualquer instrumento.

Dessa forma, existem três maneiras mais comuns de se remover os bráquetes do aparelho de safira. O nível de dificuldade costuma depender do acesso aos instrumentos adequados para realizar cada uma delas.

Alicate de Plástico e “Waffle”

Normalmente, só conhecem essa técnica, os profissionais que já utilizaram os braquetes de safira da Ormco há quase dez anos. Essas peças costumavam vir junto com um kit para removê-los.

Esse kit possuía um alicate de plástico para a remoção, que se encaixava bem ao redor do braquete, um tipo de Waffle de cera e um pequeno manual de uso.

Dessa forma, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração e deve-se ter cuidado. Por exemplo, o fato de existir uma falha proposital na malha de zircônia do braquete.

Quando isso ocorre, se o profissional não tiver cuidado, é possível que ocorra uma fratura na interface. Ou seja, a malha de zircônia. Isso ocorre ao realizar um movimento no sentido oposto da oclusão.

Porém, é preciso tomar muito cuidado pois, devido à alta força de adesão que é aplicada, corre-se o grave risco de avulsionar um dente na tentativa de remover o bráquete dessa forma.

É por esse motivo então que o waffle feito de uma cera bem rígida era fornecido. O paciente costumava morder essa estrutura enquanto as estruturas eram removidas.

Isso mantinha os dentes imóveis, diminuindo a chance de acidentes.

Outro problema que era muito comum de acontecer com essa ferramenta, é que o alicate não tinha uma boa resistência à remoção de uma arcada de braquetes, então, acabava se desfazendo.

O terceiro problema é que se o braquete estivesse quebrado, não era possível que o profissional conseguisse removê-lo.

Dessa forma, era necessário realizar um desgaste dos braquetes ou ainda mudar para uma outra técnica.

Alicate de Corte de Amarrilho

É possível utilizar também um corte de amarrilho robusto e afiado para enfiar entre o dente e a malha do braquete. Isso irá apertá-lo muito bem, fazendo com que a interface da malha de zircônio e seu corpo sejam então quebrados.

Essa é uma boa opção de remoção, principalmente nos casos em que os braquetes estão quebrados.

Porém, existe ainda uma desvantagem. Se a força aplicada na retirada for muito grande e bruta, o alicate pode acabar sendo danificado.

Além disso, dependendo da posição dos braquetes e dos dentes, a angulação que é feita para segurá-la torna o manuseio mais difícil.

É importante lembrar que, durante esses procedimentos de remoção, por serem um pouco agressivos, é muito comum que pedaços das peças voem.

Por isso, é fundamental estar usando sempre óculos e materiais de proteção.

Alicate da HT Corp

Existem empresas aqui no Brasil que trazem materiais importados específicos para a remoção dos braquetes de Safira. Esse é um deles!

Com ajuda desse instrumento, é possível segurar os braquetes sem que eles se fraturem, o que normalmente ocorre com a utilização de materiais convencionais de remoção.

Dessa forma, acaba se tornando muito fácil de removê-los, ainda que estejam um pouquinho quebrados.

Hoje em dia, independentemente das marcas dos braquetes, eles costumam possuir uma adesão que é mais adequada para a utilização desse tipo de instrumento.

Assim, realizando um leve movimento de rotação do punho, é possível remover todos sem causar nenhum problema para o paciente e sem possíveis acidentes.

Outros Tipos de Aparelhos Estéticos

aparelhos estéticos

Além dos de safira, são diversas as outras opções de aparelhos ortodônticos estéticos disponíveis no mercado. Cada um serve para um tipo específico de caso ou de necessidades pessoais do paciente.

Dessa forma, existem algumas condições muito importantes a serem levadas em consideração.

Entender Como Funciona o Aparelho Estético

Precisamos entender que um aparelho estético é nada mais do que uma versão mais discreta dos aparelhos fixos comuns e metálicos.

O seu sistema também funciona da mesma maneira. Porém, a principal diferença é que nesse caso, os braquetes são feitos de um material de policarbonato, porcelana ou safira ao invés do metal.

Além disso, os valores de um material para o outro também mudam muito. Isso se deve ao fato de que o primeiro ainda tem uma cor mais fosca. Porém, o segundo tem uma cor mais parecida com a dos dentes.

Além disso, os braquetes de safira são consideravelmente translúcidos, dessa forma, acabam sendo muito mais caros.

Existe ainda o tipo chamado autoligados. Esses são braquetes estéticos diferentes. Nesse caso, não são usadas as tradicionais borrachinhas coloridas que prendem o arco ortodôntico.

Dessa forma, são esses e outros fatores que fazem com que o valor de um tratamento de ortodontia com o uso de aparelhos estéticos seja mais elevado do que um fixo de metal e convencional.

Entretanto, é o que já comentamos: para os pacientes que levam muito em consideração a aparência durante o tratamento, ele é essencial.

Ainda assim, apesar de todos esses detalhes, a palavra final tem que ser estabelecida junto com o consentimento do cirurgião-dentista. O que ele indicar ser mais apropriado para o seu caso, deve ser o escolhido.

Principais Tipos de Aparelhos Estéticos

Existem três principais tipos de aparelhos estéticos disponíveis para a escolha dos pacientes. São eles:

  1. Aparelho fixo estético
  2. Aparelho lingual
  3. Aparelho removível
  4. Alinhadores ortodônticos
  5. Aparelho de porcelana
  6. Aparelho de policarponato

Mas quais são as diferenças entre cada um? Como devo escolher bem qual quero usar?

Por que optar por um e não outro?

Continue lendo que explicaremos mais sobre cada uma das opções e tiraremos suas dúvidas.

Aparelho Fixo Estético

Essa é uma das opções que, normalmente, são as mais utilizadas pelos dentistas.

Ao contrário dos mais convencionais, ela conta com os braquetes da mesma coloração dos dentes e traz um sorriso mais discreto.

Entretanto, existe uma certa limitação por trás desse tipo de aparelho. O que ocorre é que, embora os braquetes aparentam ser transparentes, o fio ortodôntico continua sendo de metal.

O fio estético que já está no mercado ainda não é completamente eficiente quando falamos sobre flexibilidade. Ainda assim, esse tipo de aparelho é considerado uma ótima opção na questão estética.

Aparelho Estético Lingual

Uma outra opção é o aparelho estético lingual para os pacientes que têm um certo tipo de objeção ao aparelho convencional fixo.

Nesse caso, os braquetes são colados na face de dentro dos dentes. Ou seja, nenhum tipo de estrutura fica externamente aparente. Ainda assim, esse modelo pode trazer algumas limitações.

No caso do profissional, ele é um pouco mais difícil de ser manuseado, além de elevar o tempo de atendimento no consultório e fazer com que o trabalho do dentista seja muito artesanal.

Já para o paciente, é comum que ele gere um certo tipo de desconforto durante a fala e durante a mastigação. Além disso, pode causar:

  • Traumas na língua;
  • Reter muitos tipos de resíduos alimentares que ficam na boca;
  • Dificultar consideravelmente a realização de uma higiene bucal eficiente.

Aparelho Estético Removível

Esse tipo de aparelho é constituído basicamente por duas partes. Uma delas é de acrílico que preenche o céu da boca e a outra de metal.

Os responsáveis pela fixação nos dentes são arcos e ganchos em arame. Dessa forma, eles se fixam ao acrílico e oferecem uma maior sustentação.

Essa opção de aparelho é a mais indicado nos casos considerados mais leves, pois ela traz algumas limitações quando falamos de movimentação, inclinação e angulação dos dentes.

Além disso, é também uma forma de tratamento que irá depender totalmente de quanto o paciente colabora. É fundamental que ele seja tirado somente na hora de se alimentar e para realizar a higienização.

Alinhadores Ortodônticos

O que no momento o mercado tem de mais moderno para oferecer são os aparelhos chamados de alinhadores ortodônticos.

Esses são os mais indicados para todos os tipos de pacientes que desejam corrigir seus dentes mantendo então o máximo de discrição e conforto.

Além de preencher os requisitos com relação à estética, sem dúvida alguma são muito mais confortáveis quando falamos da questão das consultas.

Menos passagens no dentista são exigidas. Além disso, o tratamento é muito mais rápido, fácil, a higienização também é mais simples e sem muitas restrições com relação a alimentação.

Eles são pequenas placas transparente que vão conduzindo gradativamente a arcada dentária para a posição que deveria estar.

Isso ocorre, pois, essas plaquinhas são produzidas a partir de modelos já anteriormente corrigidos, feitos com os dentes na posição adequada.

Como já citamos anteriormente, eles não são fixos e esse é o maior diferencial na hora de higienização e da alimentação. Pois permite que o paciente o retire em ambas as situações.

Sem deixar de lado a vantagem estética que ele apresenta, por ser transparente, acaba se tornando quase que imperceptível na boca.

Dessa forma, para os pacientes que têm essa questão como o principal requisito na hora de usar ou não aparelhos, esse método é uma boa opção de escolha.

Aparelho de Porcelana

Entre as principais características que favorecem a estética desse aparelho, está o fator de que ele apresenta uma cor branca e leitosa.

Outra das principais vantagens que se destaca nele é que suas pecinhas não mudam de cor com o passar do tempo.

Dessa forma, se o paciente for cuidadoso com os tipos de alimento e se preocupar em realizar uma boa higienização, muito dificilmente manchas e outros problemas acontecerão com ele.

Além disso, ele conta também com braquetes menores, mesmo em relação a outros aparelhos ortodônticos estéticos e que também são mais resistentes.

Ainda assim, precisam do uso das borrachinhas. Porém, o custo acaba sendo mais alto do que na utilização de um aparelho fixo de policarbonato, por exemplo.

Aparelho de Policarponato

Confeccionado com uma resina plástica, tem seus braquetes um pouco maiores do que alguns outros aparelhos, como por exemplo, o de porcelana que acabamos de citar.

Além disso, ele tem uma cor branca e com o fio fixo metálico. Dessa forma, também precisa de borrachinhas para esconder os fios.

E aí, gostou de saber todas as opções do mercado? Não esqueça de conversar com seu dentista para escolher o mais adequado no seu caso.

Lembrando que o aparelho de safira apresenta diversos benefícios para o paciente, principalmente na estética. No entanto, requer um alto investimento.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!