Fio do aparelho impõe força e movimenta os dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O fio do aparelho é dividido em dois tipos: os arredondados e os retangulares

O aparelho ortodôntico fixo é formado por algumas peças e cada uma delas tem uma função diferente. As partes são: braquetes, bandas e tubos, ligaduras elásticas e metálicas, elástico ortodôntico e fio do aparelho.

A função do fio do aparelho é gerar forças sobre os dentes, o que resulta em sua movimentação. Ele serve como uma espécie de trilho para apontar a direção desejada, expande o arco dentário, nivela e alinha a arcada dentária.

O fio do aparelho, também conhecido como fio ortodôntico, é aquele cordão metálico que está perfilado à frente dos dentes, encaixando-se nos braquetes.

Principais cuidados com o fio do aparelho

Quando o paciente coloca o aparelho fixo, o dentista orienta redobrar os cuidados com a higiene bucal, já que agora existe um adereço na boca que retém restos de alimentos, aumentando o acúmulo de placa bacteriana.

Para auxiliar, o paciente pode usar alguns instrumentos que são especificamente destinados a isso, como a escova interdental e o fio dental com haste.

Além de não cutucar os fios, evitar comer alimentos duros que possam danificá-los e avisar o ortodontista se notar que algo não está no lugar também é essencial.

Escova interdental

escova interdental é um tipo de escova que auxilia na limpeza entre os dentes ou braquetes do aparelho. Ela é feita para deslizar facilmente nessas cavidades e tem uma haste que facilita o manuseio do utensílio.

Fio dental com haste

fio dental com haste é um instrumento que parece com uma forquilha, que em suas duas extremidades têm um fio preso.

Sua função é limpar o meio do dente, a qual está fora de alcance da escova de dente. Portanto, ele é importante para garantir uma higiene bucal completa.

Embora o produto seja recorrentemente indicado a alguns grupos de pessoas, qualquer um pode usá-lo para ter dentes saudáveis.

No entanto, normalmente são recomendados para aqueles que não estão familiarizados com o fio dental e tem dificuldade em passá-lo.

Força e elasticidade do fio

No início do tratamento ortodôntico, as forças impostas são menores e a flexibilidade do arco é maior.

Posteriormente, quando seus dentes começarem a caminhar para o local correto, o dentista trocará o fio do aparelho fixo, colocando um mais forte e que é menos elástico.

Isso permitirá que o ortodontista tenha mais controle sobre os movimentos dos dentes.

Espessura e formato do fio ortodôntico

A espessura do fio ortodôntico fica entre 0,0010 e 0,022 polegada. E existem dois tipos de espessuras transversais: redonda e retangular.

No começo, utiliza-se os arcos redondos para nivelar e alinhar os dentes. Depois disso, coloca-se os fios retangulares.

Tipos de materiais usados

O fio para tratamento ortodôntico é fabricado em 3 ligas metálicas:

  • Aço inoxidável

Possui uma grande força e capacidade para sofrer alta pressão;

  • Níquel e Titânio

São flexíveis e difíceis de deformar, mas apresentam alta elasticidade, por isso são colocadas no início do tratamento;

  • Cobre, Níquel e Titânio

Mudam de aspecto de acordo com a temperatura. Não é possível dobrá-los sem aquecê-los previamente, correndo o risco de quebrar o fio do aparelho.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.