Importância dos óculos de proteção nos consultórios odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Muitas vezes esquecido pelos dentista, é um acessório de extrema importância

Acidentes acontecem em qualquer ambiente de trabalho, e no consultório ou clínica não seria diferentes. É por isso, que dentistas usam diversos equipamentos para evitar problemas, como o óculos de proteção.

Proteger os olhos do dentista de objetos pontiagudos acidentalmente lançados no ar é apenas uma das funções do óculos de proteção. Neste artigo vamos descobrir que outras atribuições esse acessório tem!

O óculos de proteção é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) que protege a área ocular do profissional. Ele também é um escudo para mucosa ocular e toda a área no entorno dos olhos.

Esse equipamento pode ser feito de diversos materiais, mas existem tipos específicos de óculos de proteção para dentistas que veremos adiante.

Importância do EPI para o dentista

Um cirurgião-dentista é um profissional que está sujeito a contaminação a partir de objetos perfurantes e agressões químicas.

Dessa forma, fazer uso desses equipamentos de proteção individual é imprescindível e pode poupá-lo de graves acidentes. As bactérias e germes da boca, podem ser muito perigosas quando em contato com os olhos.

Alguns materiais compõe esse grupo de equipamentos. Entre eles estão:

  • Jaleco;
  • Luvas;
  • Máscara;
  • Óculos de segurança;
  • Sapato fechado;
  • Toucas.

E os pacientes, também devem usar óculos de proteção?

Além dos próprios dentistas, é fundamente que em certos procedimentos os pacientes estejam igualmente equipados com óculos de proteção epi.

Uma vez que os mesmos são reutilizáveis e podem ser higienizados após o uso em cada sessão, não é necessário comprar um óculos por paciente.

Basta então criar o hábito nas consultas do dia a dia que o uso se tornará algo natural. Evitando, assim, quaisquer tipos de acidentes e contaminações. Tanto para o dentista, quanto para o paciente.

Dicas para escolher seu óculos de proteção

Já deu para notar que o óculos de proteção odontológico é indispensável, certo? Porém, existem várias opções de compra no mercado.

Quer ajuda em qual escolher? Então acompanhe essas dicas:

  1. Óculos de Proteção para Fotopolimerizador – ideal para procedimentos que envolvem polimerização por LED, impedindo que sua luz fique em contato direto com os olhos;
  2. Óculos de proteção Millenia – seu visor filtra 99% dos raios UV e possui tratamento anti-embaçante
  3. Óculos de proteção SSPlus – contra impactos de partículas, fragmentos de metais, faíscas e luminosidade intensa;
  4. Se possível, opte por óculos com tratamento anti-risco, pois ele garante uma vida útil muito maior ao equipamento;
  5. Uma boa opção também pode ser o protetor facial – uma barreira leve e transparente, contra respingos, anti-embaçante, fluídos.

O melhor de tudo? O preço dos óculos de segurança para dentistas fica em uma média de R$15.

Os ricos na área da saúde

A biossegurança envolve várias ações, visando então sempre a prevenção e proteção dos profissionais da área e seus pacientes. De toda forma, alguns riscos estão presentes nos serviços da saúde, sendo eles:

  • Lavanderias;
  • Limpeza e Conservação;
  • Manutenção de Máquinas e Equipamentos;
  • Riscos Químicos;
  • Risco Biológico;
  • Resíduos;
  • Radiações Ionizantes;
  • Condições de Conforto por Ocasião das Refeições.

É importante que, todos (principalmente os que atuam nessa área) estejam cientes e saibam de todos esses riscos, encontrando a melhor forma de se proteger.

Todos são todos mesmo, pois os óculos de segurança estão disponíveis também em versões com grau, oferecendo a possibilidade de troca das suas lentes para quem necessita de lentes corretivas.

Não tem desculpa né? Se preocupe sempre com a sua segurança e de seus pacientes. Na próxima consulta, vale questionar seu dentista sobre seus óculos de proteção.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!