Entenda as funções do fotopolimerizador odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra como usar essa nova tecnologia ao seu favor

Muitos aparelhos odontológicos ficaram famosos pelo seu uso constante ou formato inusitado. Com o tempo, eles foram ganhando apelidos que substituíram seus nomes reais entre os pacientes. É o caso do fotopolimerizador odontológico ou, como todos o chamam, a “luzinha azul”.

Presente em praticamente todos os consultórios, o fotopolimerizador odontológico é usado em diversos tratamentos. Sua cor azul o deixou famoso, assim como o fato de ser indolor – uma bênção para muitos pacientes. Apesar da fama, muitos não sabem para que serve o fotopolimerizador.

O fotopolimerizador odontológico é um aparelho que emite uma luz azul (com comprimento de onda entre 400 nm a 520 nm) que reage com alguns produtos odontológicos, endurecendo-os. Esse processo é chamado de polimerização.

Ele agiliza o trabalho dos dentistas, consequentemente o tempo das consultas, e é extremamente prático.

Principais funções do fotopolimerizador

A luz azul é usada para ativar os compostos químicos de resinas e outros materiais. Esse processo, como já dito, endurece o material iluminado.

Praticamente todos os processos que envolvem ou necessitam de uma secagem rápida utilizam do aparelho fotopolimerizador. Trouxemos três tratamentos comuns que envolvem o uso do modelo:

  • Restauração com resina;
  • Selante dental;
  • Manchas brancas nos dentes.

Uma das suas vantagens é a velocidade com que realiza o procedimento. Algumas resinas endurecem em 40 segundos, processo impossível sem o estímulo da luz. É por isso que todos os dentistas utilizam a famosa “luzinha azul” quando possível.

Quais são os tipos de lâmpadas?

Há dois tipos bastante usados: as lâmpadas halógenas (brancas) e as de LED. A lâmpada define muito sobre o aparelho fotopolimerizador. Entenda como cada um funciona:

  • Halógena: os modelos mais antigos utilizam lâmpadas halógenas e, por isso, aquecem facilmente. O motivo é que como essa lâmpada é branca, o aparelho precisa de uma série de filtros para liberar apenas a luz azul. Isso faz com que seja necessário ter recursos para refrigeração interna do aparelho e atrapalhar o uso.
  • LED: os modelos mais modernos utilizam a lâmpada de LED, que permite um aparelho sem refrigeração e sem pausas durante o uso. Isso acontece porque esse tipo de lâmpada libera apenas uma cor, a azul, não precisando de filtros.

E as fontes de energia?

Existem dois modelos de carga para fotopolimerizadores. Separamos as vantagens e desvantagens de cada um, mas destacamos que esse fator não interfere na qualidade ou desempenho do produto.

  • Ligado a uma fonte de energia: o fotopolimerizador pode ficar constantemente ligado a uma fonte de energia, como uma tomada. A vantagem desse tipo de modelo é que o aparelho não vai desligar durante o processo. A desvantagem é o fio, que pode limitar sua área de atuação e atrapalhar seus movimentos.
  • Bateria recarregável: mais moderno e prático, o fotopolimerizador possui uma bateria interna que é recarregada sempre que o aparelho é encaixado em sua base. A base fica constantemente ligada a tomada, como um telefone sem fio. A vantagem é a maior mobilidade e ausência de fios. A desvantagem é que o aparelho pode descarregar no meio de uma consulta, se não foi deixado na base para ser recarregado.

Agora você já sabe tudo sobre o fotopolimerizador odontológico! É hora de decidir: é uma boa compra ou não?

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.