Braquete autoligado é alternativa prática e higiênica

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui as vantagens do uso do braquete autoligado na área da odontologia

Em casos de má oclusão dentária, os profissionais da odontologia recomendam o uso de aparelhos ortodônticos. Os que são fixos são compostos por braquetes. Um exemplo deles é o braquete autoligado.

Ele tem o papel importante durante o tratamento ortodôntico. Isso porque ele é responsável por fixar o aparelho nos dentes. Mas, afinal, o que é o braquete autoligado?

Braquete autoligado é uma das peças do aparelho ortodôntico. O material do instrumento odontológico entra em contato direto com o dente.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre do uso do braquete autoligado. Vamos começar?

Braquete autoligado versus braquete tradicional

Como já vimos, os braquetes autoligados são exemplos de braquetes. Ou seja, há outros tipos, como o tradicional.

O braquete tradicional é o mais comum da odontologia. Seu formato é quadrado e pode ser feito tanto em metal, quanto em plástico ou cerâmica.

Ele é colado na superfície do dente por meio da resina composta. A fixação ao fio ortodôntico é feita por meio de borrachinhas ou das ligaduras elásticas.

Enquanto isso, os autoligados não precisam desses métodos de fixação ao fio ortodôntico. Isso porque os autoligados são equipados com o sistema de clip.

Assim, o fio ortodôntico é automaticamente segurado por esse tipo de braquete.

Quando os autoligados são indicados?

Os profissionais afirmam que o uso do aparelho autoligado pode ser realizado em todos os quadros de tratamento ortodôntico.

No entanto, o uso é indicado em casos mais específicos, como:

  • Quadros de diastema: espaço extra na separação entre os dentes; e
  • Previsão de extração de dente: cirurgia que resulta na remoção total de um ou mais dentes que não podem ser recuperados por meio de outro tratamento.

Mas por que isso? A resposta é simples: os braquetes autoligados permitem a redução do atrito e, com isso, há a facilidade de deslize dos dentes.

Vantagens para pacientes

Como já vimos, os braquetes autoligados permitem o melhor deslize dos dentes por causa da redução do atrito. A grande vantagem disso é que o tratamento ortodôntico tem uma duração menor.

Além disso, a redução do atrito permite a redução da força exercida sobre os dentes. Assim, você se sente mais confortável durante o tratamento.

Outra vantagem é que com os aparelhos autoligados, o paciente não precisa visitar o profissional de 30 em 30 dias. Isso porque como não há uso de borrachinhas, não há desgaste. Por isso, os ajustes no aparelho autoligado podem ser feitos de 60 em 60 dias.

Em questões de higiene, os braquetes autoligados saem na frente dos tradicionais. Isso acontece porque os tradicionais acumulam mais placa bacteriana.

Como cuido da higiene oral?

Acabamos de ver que os braquetes autoligados são mais higiênicos. Mas, isso não significa que você deva deixar de lado a sua higiene oral. Por isso, escove os dentes depois das refeições e antes de ir dormir.

Além disso, utilize o fio dental para aparelho e use enxaguantes bucais. Não esqueça de seguir as orientações do seu dentista sobre o uso do braquete autoligado. Por fim, marque consultas de 60 em 60 dias e, assim, garanta o sorriso perfeito!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.