Famoso entre celebridades, o preenchimento labial pode ser realizado por dentistas especializados
Apesar de muito usado entre as famosas, o preenchimento labial só se tornou um assunto em 2017. O motivo foi a celebridade americana Kylie Jenner, que apareceu com os lábios preenchidos e negou o procedimento.
Depois disso, o preenchimento labial passou a ser usado abertamente por outras celebridades, como a cantora brasileira Anitta. O método entrou na lista de desejos das pessoas, mas ele ainda levanta muitas dúvidas!
O preenchimento labial é a aplicação de substâncias biocompatíveis para aumentar ou definir os lábios. Não é considerado uma cirurgia, e a aplicação pode ser feita em consultório.
- Como é Feita a Aplicação no Preenchimento Labial?
- Tipos de Preenchimento Labial
- O Preenchimento Labial Dói?
- Como é o Pós-Operatório?
- Quanto Tempo Dura o Preenchimento Labial?
- Qual é o Preço do Preenchimento Labial?
- E Se Algo Der Errado Durante o Procedimento?
- Que Produto Pode Ser Aplicado?
- Qual o Profissional Mais Indicado?
- Botox é a Mesma Coisa que Preenchimento Labial?
- Existe Reversão Para o Procedimento?
Como é Feita a Aplicação no Preenchimento Labial?
Um dos primeiros questionamentos dos pacientes antes do procedimento é: são muitas agulhadas? Bom, a resposta para essa pergunta é: depende. O preenchimento nos lábios varia de acordo com os desejos de cada um.
Se o objetivo for preencher o lábio superior e inferior haverá mais agulhas do que apenas no inferior. É uma variável que será definida pelo dentista ou outro profissional qualificado.
É importante ressaltar que antes de qualquer aplicação, é feito o uso de anestesia local. Você não sentirá as agulhadas ou a injeção do produto.
Indicações e Contraindicações Para o Tratamento
Ainda é importante destacar que o procedimento é indicado para pacientes com as seguintes características:
- Pouco volume labial, que acabe incomodando a pessoa esteticamente;
- Pessoas incomodadas com os sinais do envelhecimento;
- Alguma patologia oral que tenha passado por um processo dentário e acabou perdendo volume na projeção do lábio;
- Para quem tem lábios com tamanhos desproporcionais;
- Para quem deseja ter o contorno labial mais definido.
Entretanto, em alguns casos ele é contraindicado, por exemplo:
- Pacientes com doenças autoimunes;
- A pessoa possui lesões nos lábios;
- A pessoa possui lesões na cavidade oral;
- O paciente possui herpes;
- Se você é menor de idade, seus pais precisam autorizar o procedimento;
- Se você está grávida, não faça o procedimento. Mesmo sem contra indicações claras, não existe motivos para você correr o risco;
- Não faça nenhum procedimento sem avaliação da sua saúde por completo. Também não esqueça de contar os medicamentos que você utiliza e se teve algum problema na boca ou pele recentemente.
Tipos de Preenchimento Labial
Também é interessante destacar que existem diversificados tipos de preenchimento labial.
Entre eles, os mais famosos são:
- Preenchimento Labial Temporário – sendo uma das modalidades mais populares em procedimentos estéticos, o preenchimento labial temporário dura em média 6 meses. Assim, ele precisa ser aplicado novamente após este período, para que o efeito possa manter um padrão. Este ainda é considerado o método mais seguro entre todos.
- Preenchimento Labial Permanente – por conta de possíveis efeitos colaterais, o preenchimento labial com resultados permanentes já foi mais usado há anos. Ainda assim, o preenchimento labial permanente é procurado por alguns pacientes. É o preenchimento labial com a substância PMMA, contendo microesferas de acrílico. O ideal é que você converse com seu médico para saber mais sobre os riscos que essa substância oferece. Entretanto, poucos profissionais realizam a técnica, uma vez que ela pode causar alterações negativas ao paciente.
- Preenchimento Labial Semipermanente – estes geralmente são feitos a partir de hidroxiapatita de cálcio e poli lactona. Como podem provocar a formação de granulomas e nódulos, não são indicados para a realização de procedimentos nos lábios. Portanto, fique longe destas substâncias!
Benefícios do Preenchimento Labial
Podemos dizer que o preenchimento labial possui alguns benefícios ao paciente. Entre eles, os mais notáveis são:
- O procedimento é pouco invasivo;
- Ele não representa fortes incômodos ao paciente;
- É provisório, no caso do preenchimento temporário;
- Pode ser realizado facilmente.
O Preenchimento Labial Dói?
Como citamos previamente, o procedimento deve ser feito com algum tipo de sedação leve com anestesia para as injeções não causarem desconforto ao paciente.
Alguns profissionais injetam junto com a substância um pouco de anestesia, ou fazem injeção com anestesia antes do início do procedimento.
Assim, podemos dizer que o que impede a dor é a presença da anestesia. Caso ela não fosse aplicada, o paciente poderia sofrer com notáveis desconfortos.
O procedimento, inclusive, não chega nem a ser considerado uma cirurgia, uma vez que é realizado no próprio consultório do médico ou dentista e não há necessidade de internação hospitalar.
Além disso, o paciente não fica debilitado e pode retornar às suas atividades no mesmo dia em que o tratamento foi realizado.
Como é o Pós-Operatório?
Como dissemos, a pessoa pode continuar o seu dia normalmente após o preenchimento. Ela pode ir para sua casa, não precisando ficar internada ou sendo observada por um profissional da saúde.
É normal que os lábios fiquem inchados por até 48 horas depois do procedimento. Entretanto, logo este sintoma vai amenizando e o preenchimento começa a ficar a aparente, dando a forma prevista aos lábios preenchidos.
Pode ocorrer que o local das injeções fique um pouco roxo, mas isso passa logo.
Em pouco menos de 3 semanas, o resultado se revela e deve durar mais ou menos 6 meses, de acordo com o tipo de preenchimento realizado pelo paciente.
Quanto Tempo Dura o Preenchimento Labial?
Como já apresentamos no decorrer deste artigo, existem 3 tipos diferentes de técnicas para a realização da plástica nos lábios.
Elas possuem durações bastante diferentes, podendo inclusive remodelar os lábios de maneira permanente. Assim, o tempo de duração do preenchimento irá depender da técnica utilizada para realizá-lo.
Entretanto, vale ressaltar que o mais recomendado e seguro é o preenchimento labial temporário, visto que o permanente e o semipermanente podem trazer complicações ao usuário.
Quais os Cuidados Pós-Aplicação?
Apesar de simples, o preenchimento labial exige cuidados. É importante que você siga as instruções dadas pelo seu dentista para evitar danos, deformidades ou outros problemas.
Os principais cuidados são:
- Não toque, massageie, morda ou pressione os lábios após a aplicação. Espere, pelo menos, um dia antes de voltar ao uso “normal”.
- Não utilize maquiagem antes ou no dia após a aplicação.
- Não utilize cremes, pomadas ou qualquer outro produto não indicado pelo dentista.
- Não se exponha ao sol ou faça esforço físico.
- Espere, pelo menos, 30 dias antes de realizar outro procedimento estético!
Qual é o Preço do Preenchimento Labial?
Em média, o preço do preenchimento labial varia de R$600 a R$1.500 por sessão. A quantidade de sessões e retoques depende de pessoa para pessoa.
Entretanto, cabe somente ao especialista que analisou e vai aplicar no paciente definir se é possível a realização do procedimento ou não.
E Se Algo Der Errado Durante o Procedimento?
Devemos compreender que preenchimentos labiais com resultados insatisfatórios podem estar relacionados com a técnica de aplicação do profissional e com a natureza do produto utilizado.
A visão estética deturpada por parte do médico também contribui para resultados insatisfatórios para o paciente. Além disso, dependendo do produto utilizado pode haver reação do organismo.
Por fim, devemos evidenciar que às vezes a simetria não é respeitada e o paciente fica com a sua boca torta, também conhecida como boca de pato.
A questão é que, na maioria dos casos onde o tratamento da errado, a culpa é do profissional que não aplicou a técnica de maneira correta ou não observou as alergias e intolerâncias de seu paciente.
Portanto, é necessário que o profissional tenha bom senso, observando a proporção natural do rosto do indivíduo para poder determinar a harmonia facial após o tratamento.
Que Produto Pode Ser Aplicado?
A maioria dos profissionais da preferência para o ácido hialurônico. Ele é bem aceito pelo organismo e tem ótimo efeito. Apesar de não ser definitivo, é um método seguro. Sua duração é de 6 a 12 meses.
A lista a seguir cita outras substâncias que podem ser usadas. No entanto, a maioria delas oferece riscos ou efeitos negativos ao usuário. São elas:
Gordura Autógena
Esta aplicação consiste em um enxerto de gordura do próprio paciente na região desejada. Entretanto, ela contém alguns efeitos negativos, que são:
- O corpo pode absorver muito da gordura, não entregando o resultado esperado;
- Caso o paciente engorde, as células podem se multiplicar. Isso causaria um aumento exagerado dos lábios, deixando-os completamente desproporcionais e até mesmo tortuosos.
Hidroxiapatita de Cálcio
Mesmo não sendo recomendada para os lábios, há quem escolha aplicar. Seu resultado dura mais do que as duas alternativas anteriores.
Porém, a hidroxiapatita de cálcio pode formar nódulos ou granulomas nos lábios do paciente.
PMMA ou Metacrilato:
É o famoso silicone. Essa substância não é nada biocompatível, tendo altos índices de rejeição. Sua única vantagem é o efeito permanente nos lábios do paciente.
Qual o Profissional Mais Indicado?
Há três profissionais indicados: cirurgião-dentista, dermatologista e cirurgião plástico. O importante é checar as credenciais dele e avaliar os procedimentos anteriores feitos, além de não agir por impulso.
O preenchimento labial, mesmo não sendo permanente, é um procedimento que mexe com a estética do rosto. Por isso, pesquise e converse abertamente com seu profissional antes da aplicação!
Antes de qualquer coisa, procure saber se o especialista escolhido é membro de alguma sociedade ou associação.
Ainda é de extrema importância que o preenchimento labial seja feito com uma equipe multidisciplinar para que haja uma harmonia facial no procedimento.
Botox é a Mesma Coisa que Preenchimento Labial?
A resposta para esta pergunta é “não”. É um costume das pessoas chamar qualquer procedimento efetuado na região da face de Botox, mas eles não são o mesmo tratamento.
O Botox não é utilizado para aumentar o volume do lábio, e sim para amenizar as rugas dinâmicas, uma vez que diminui a ação da musculatura dos lábios do paciente.
Existe Reversão Para o Procedimento?
Caso a pessoa não esteja mais feliz com os seus lábios preenchidos, existe sim uma maneira de reverter o procedimento.
Isso varia de acordo com a técnica utilizada para o preenchimento. Assim, pode ocorrer de três maneiras diferentes, cada uma para um tipo da modalidade. São elas:
Reversão de Temporários
Esta reversão é realizada com a enzima hialuronidase que degrada o ácido hialurônico, levando os lábios do paciente de volta ao seu tamanho natural.
Entretanto, toda vez que essa substância é usada, além de destruir o produto injetado, ela também degrada o ácido hialurônico natural do organismo.
Reversão de Semipermanentes
Geralmente, os preenchimentos labiais semipermanentes costumam durar cerca de dois anos. Entretanto, caso ocorra algum problema com o preenchimento nesse período, não há reversão imediata, como nos temporários.
É comum que o médico avalie a situação individualmente para decidir o que é possível fazer a respeito. Mas o ideal é esperar o tempo passar e obter os lábios naturais novamente.
Reversão de Permanentes
Neste caso, não se remove o material injetado nos lábios, justamente por ele ser permanente. Assim, para reverter esse tipo, apenas com procedimento cirúrgico pode resolver.
Entretanto este pode deixar sequelas no paciente e não é recomendado.
Sobre os Nossos Lábios
Agora está na hora de entendermos um pouquinho mais sobre nossos lábios. Eles são responsáveis por diversas funções importantíssimas do nosso corpo.
Eles sugam e envolvem os alimentos, além de auxiliar na fala e na deglutição.
Principais Inimigos dos Lábios
Diversos estudos realizados apontam que alguns hábitos podem danificar seriamente o nosso lábio e regiões ao seu redor. Assim, podemos destacar alguns deles, que são extremamente nocivos, como:
- Tomar sol na região labial sem utilizar nenhuma loção protetora;
- Excesso de tabagismo, que a longo prazo pode prejudicar bastante a região.
Principais Problemas que Afetam os Lábios
Certas mudanças nos lábios como alterações de cor, tamanho e superfície ou envelhecimento podem parecer inofensivas.
Entretanto, variações no aspecto estrutural dos lábios são o primeiro sinal de que algo está errado com a região.
Assim, é importante que você preste atenção nela. Sobretudo, se eles apresentarem lesões ou sinais persistentes. Vamos conhecer os principais problemas enfrentados por essa estrutura:
Lábio Rachado ou Fissurado
Lábios rachados podem estar relacionados ao clima seco ou até mesmo à temperaturas muito baixas. Contudo, outros diversos fatores podem ocasionar o problema, como:
- Desidratação corporal;
- Queimaduras nos lábios causadas pela exposição ao sol;
- Contato com ar seco e baixa umidade;
- O hábito de lamber os lábios excessivamente, pois este faz com que os ácidos da saliva entrem em contato com os lábios;
- O hábito de respirar pela boca;
- Ingestão deficiente de vitamina B;
- Ingestão excessiva de vitamina A;
- Alergia a alguns tipos de cosméticos e cremes dentais;
- O uso de medicamentos como a tretinoína;
- Estresse;
- Infecções como a herpes labial;
- Psoríase;
- Tratamentos de radioterapia.
Lábios Secos
Desidratação, queimaduras solares, tempo frio ou clima seco podem ser a causa do aparecimento de lábios secos.
Contudo, o ressecamento da pele pode aparecer como consequência de uma reação alérgica a batons, cremes dentários, alimentos ou bebidas. Por isso, os lábios podem tornar-se duros e secos, especialmente o inferior.
Assim, ingerir bastante água, enxaguar bem a boca depois de lavar os dentes e usar hidratantes labiais adequados pode ajudar a reverter esta situação bastante indesejada pelas pessoas.
Lábios Inchados
O problema pode ser fruto de alguma reação alérgica que proporcione o inchaço labial. Ele pode ser causado por medicamentos, alimentos e até mesmo partículas presentes no ar.
O tratamento varia, dependendo bastante da causa do problema. Apesar disso, geralmente o procedimento é bem tranquilo, fazendo com que os lábios voltem ao normal.
Outros Problemas Labiais
Fora anomalia já citadas, é importante ressaltarmos algumas outras comuns no meio odontológico. Muitos pacientes aparecem no consultório alegando possuir bolhas nos lábios.
O problema é bastante comum e geralmente está associado à herpes simples.
Além disso, lábios pálidos ou descoloridos podem indicar que o paciente possui algum problema cardíaco que dificulte a circulação ou até mesmo esteja com hemorragia.
O importante é, sempre que notar alguma peculiaridade em seus lábios, procurar um profissional de confiança. É sempre bom se prevenir.
Em algumas situações, pequenas lesões podem indicar até mesmo um câncer de lábio. Portanto, o diagnóstico precoce se demonstra como a melhor maneira de prevenção para este e qualquer outro tipo de problema.
Agora você já sabe tudo sobre o preenchimento labial e os lábios, esta região tão importante e funcional de nosso corpo. Lembre-se que em caso de suspeita de qualquer anomalia citada acima, o ideal é consultar um profissional!