Interdisciplinaridade é indispensável na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda de que maneira essa ciência é aplicada nas áreas da saúde

Com certeza a atuação dos profissionais da saúde é essencial para a qualidade de vida da população. Assim, a especialização e o estudo são muito importantes. Mas como deve ser a interdisciplinaridade entre essas diversas áreas?

A verdade é que a interdisciplinaridade, quando realizada da forma correta, pode fazer extrema diferença no atendimento ao paciente.

A interdisciplinaridade ocorre quando profissionais da mais distintas áreas da saúde se unem, atuando em conjunto para proporcionar o bem-estar do paciente, em todos os sentidos.

Como deve funcionar a interdisciplinaridade?

O ideal é que não existam pré julgamentos nessa modalidade. Os profissionais devem sempre manter um contato direto, para avaliar qual a melhor conduta a ser tomada em cada caso distinto.

É interessante dizer que deve haver muito respeito entre as áreas. Mas cada profissional deve opinar apenas em assuntos relacionados a sua atuação.

Assim, ele intervém de acordo com o seu conhecimento e prestação de serviço.

Toda e qualquer informação que venha a acrescentar, complementar ou informar algo que possa alterar os parâmetros da situação, deve ser trocada entre a equipe interdisciplinar.

Assim é possível garantir o sucesso dos procedimentos. Também são minimizados os riscos de alguma atividade que possa causar determinado quadro de patologia no paciente.

Além disso, é fundamental dizer que muitas anomalias não possuem uma causa unifatorial. Logo, o trabalho interdisciplinar é bastante importante para a saúde da população em geral.

Interdisciplinaridade na odontologia

Já conversamos sobre interdisciplinaridade de uma maneira geral. Agora iremos falar um pouco sobre a interdisciplinaridade na odontologia.

No meio odontológico essa modalidade é fundamental especialmente quando falamos de motricidade orofacial.

Motricidade orofacial é uma área da fonoaudiologia que visa a promoção e a manutenção da saúde das estruturas bucais e faciais.

Essas estruturas são as responsáveis por diversas funções como a respiração, a mastigação, a sucção e a fala.

Além da promoção e manutenção, essa área da fonoaudiologia também atua nos processos de diagnóstico e tratamentos de problemas que afetem o sistema estomatognático.

Assim, unir profissionais da área odontológica com especialistas em motricidade orofacial pode ser o primeiro passo de um tratamento adequado. O que mostra a importância da odontologia interdisciplinar.

Observando esses fatos, também é possível observar que a odontologia e fonoaudiologia possuem uma forte ligação entre si.

Sabendo disso, quando algum problema odontológico possui relação com a fonoaudiologia, o dentista deverá encaminhar seu paciente para essa área da saúde.

Em procedimentos cirúrgicos odontológicos que necessitam de anestesia geral, a interdisciplinaridade também tem seu valor.

Isso porque previamente a aplicação da substância, pode ser necessária uma avaliação da saúde médica por parte da equipe de anestesistas e outros médicos.

Assim, podemos concluir que o trabalho interdisciplinar de qualidade pode ser aplicado pelos profissionais e o conhecimento compartilhado de forma ética para alcançar os melhores resultados para o paciente.

Logo, a interdisciplinaridade é fundamental tanto na odontologia quanto nas mais diversas áreas da saúde. Por meio dela os profissionais podem trocar conhecimentos para se relacionar e ajudar os pacientes.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.