Cirurgia odontológica: quais indicações e cuidados?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Veja como a cirurgia odontológica ajuda na composição dentária e facial

A cirurgia é um recurso usado em vários tratamentos odontológicos. A cirurgia odontológica remove e reposiciona tecidos comprometidos e renova a composição estética bucal e facial.

A cirurgia odontológica surge como uma alternativa mais minuciosa para a recomposição estrutural dentária e facial dos pacientes que buscam uma melhora nos seus quadros clínicos.

O procedimento cirúrgico pode durar minutos ou até horas. Isso depende da complexidade do processo. A extensão da cirurgia odontológica também depende de quantas intervenções serão necessárias.

A cirurgia odontológica é a especialidade que engloba intervenções manuais ou com auxílio de instrumentos no tratamento de doenças ou traumatismos. Ela atua no limite da face e dos tecidos.

Os profissionais aptos para realizarem as diversas cirurgias necessárias na odontologia são os dentistas que se especializam em cirurgia.

Qualquer pessoa pode fazer a cirurgia?

A resposta depende do estado da saúde do paciente. Ou seja, o parâmetro utilizado não é a idade nem o sexo, mas sim o estado clínico.

Para isso, o profissional realiza exames a fim de traçar o perfil do paciente para o considerar apto ou não.

A escolha pela cirurgia é importante para manter a higiene bucal e saúde do paciente em dia. Não realizar o procedimento cirúrgico pode lesionar e tornar irrecuperável elementos e tecidos bucais, inclusive de outros lugares do corpo.

Tipos de cirurgia odontológica

A cirurgia odontológica se fragmenta em diversos segmentos. Entres os tipos de cirurgia odontológica, estão:

  • Cirurgia oral menor: remoção de dentes do siso, dentes lesionados, granulomas, cistos, excesso de gengiva e excesso de tecido ósseo;
  • Traumatologia: redução, contenção e estabilização de fraturas nos ossos faciais e nos ossos do dente;
  • Implantodontia: inserção de pinos metálicos para repor as raízes de dentes perdidos;
  • Enxertia: reposição e complementação dos tecidos dos ossos irrecuperáveis por meio de tecidos autógenos, heterógenos, alógenos ou sintéticos; e
  • Ortognática: reposição dos maxilares e da mandíbula.

Quais os perigos de não fazer a cirurgia odontológica?

O processo cirúrgico é o melhor caminho para a saúde bucal e clínica do paciente. Caso ele opte por não realizar a cirurgia, lesões infecciosas não tratadas podem ocasionar a perda de dentes.

Lesões agudas, com abscesso, podem comprometer a estética facial e outras estruturas. As fraturas que não forem estabilizadas podem formar fibrose e comprometer funções.

Cuidados na cirurgia dentária

Antes de proceder com a cirurgia, o odonto-cirurgião faz uma avaliação no quadro clínico geral do paciente para saber se há alguma infecção ou alergia que possam comprometer o processo.

Após a avaliação, o profissional pode optar por exames mais complementares, como o clínico, laboratorial ou radiográfico.

Depois do pré-operatório, começa a preparação para a cirurgia. O paciente é submetido a uma anestesia para evitar desconforto durante as cirurgias odontológicas.

No pós-operatório, o paciente deve estar atento para as orientações do cirurgião. O paciente deve manter um ambiente limpo e manter cuidados com a saúde bucal.

Tomar cuidado após a cirurgia odontológica com a mastigação, bochechos e sucções, para não ocorrer o deslocamento de tecidos, nem o rompimento de pontos e deslocamento de coágulos.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.