Os dentistas possuem mais uma aliada para a limpeza de equipamentos: a cuba ultrassônica
A autoclave é um dos mais tradicionais e conhecidos equipamentos para esterilização de materiais odontológicos. No entanto, o mercado já oferece outro equipamento: a cuba ultrassônica.
Para você entender os diferenciais e as vantagens da cuba ultrassônica, nós preparamos esse artigo completo sobre o assunto. Vamos começar definindo o que é uma cuba ultrassônica:
Cuba ultrassônica é um equipamento para limpeza completa e desoxidação de objetos. Pode ser usada em instrumentos clínicos e de outras áreas de atuação, como estética e podologia. Seu diferencial é a higienização das áreas de difícil acesso ou locais inacessíveis às cerdas de escovas.
Limpeza com cuba ultrassônica
A lavadora ultrassônica traz seu maior diferencial na forma com que esteriliza e higieniza os materiais. A cuba de ultrassom realiza a limpeza por meio de um processo de cavitação.
Portanto, para entender o que é o processo de cativação, separamos o processo em passos, confira:
- As vibrações ultra-sônicas da cuba geram bilhões de micro-bolhas de ar;
- As micro-bolhas de ar se chocam e se rompem com muita força;
- O choque e forças gerados pelas micro-bolhas remove as sujeiras e oxidações dos materiais dentro da cuba.
Para que a máquina funcione, é preciso colocar algum líquido junto aos objetos que serão higienizados.
Há quem afirme que apenas água é o suficiente, mas existem diversos produtos no mercado vendidos apenas para uso nas cubas ultrassônicas.
Esses produtos são soluções químicas de limpeza com um conjunto de ingredientes projetados para tornar a limpeza mais eficaz. Dos produtos vendidos, os mais famosos são os detergentes enzimáticos.
As cubas são consideradas máquinas que diminuem os riscos dos profissionais que as utilizam. Isso porque a máquina minimiza o manuseio do material contaminado.
Por isso, quanto menor o contato com esse material, menor as chances de acidentes com os materiais perfurantes e cortantes. O que, consequentemente, diminui os riscos de contaminação cruzada.
Modelos de cuba ultrassônica
Existem diversos modelos de cuba de ultrassom no mercado. As vantagens oferecidas costumam ser muito parecidas, sendo elas:
- 5 ciclos de limpeza, que podem contar com a opção de aquecimento;
- Visor e teclado para manuseio e acompanhamento dos ciclos;
- Redução no consumo de água;
- Redução no tempo de limpeza;
- Redução dos riscos de manuseio (como já citamos no tópico anterior);
- Garantia do fabricante (com média de 1 ano).
Um dos grandes diferenciais das lavadoras ultrassônicas é o seu tamanho. Desse modo, o mercado oferece diversos tamanhos de cubas, possibilitando a esterilização de mais materiais ou de materiais maiores.
Assim, o que vai definir o tamanho de cuba ideal é o tamanho do componente que o profissional deseja limpar ou do volume de materiais que precisam ser esterilizados ao mesmo tempo. Os tamanhos disponíveis no mercado são:
- 600 ml;
- 800 ml;
- 1 litro;
- 2 litros;
- 2,1 litros.
Por que investir em equipamentos de limpeza?
Equipamentos como a cuba ultrassônica e a autoclave são essenciais para qualquer consultório odontológico. Afinal, sem um desses equipamentos, o cirurgião-dentista não pode sequer atender legalmente.
Isso porque o uso de equipamentos de esterilização são parte nas normas de Biossegurança da odontologia.
Gostou de conhecer a cuba ultrassônica? Ela realmente oferece mais uma alternativa segura e moderna de esterilização aos dentistas!