Autoclave é essencial para consultórios odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A máquina garante que o dentista siga as regras de biossegurança e ofereça o melhor para seus pacientes

Uma das principais preocupações de um dentista é a higienização dos seus instrumentais. Muitos dos equipamentos usados não são descartáveis e precisam ser devidamente esterilizados. É aí que a autoclave entra.

Qualquer equipamento que teve contato com a boca do paciente deve passar pela desinfecção antes de ser utilizado novamente. Nesse artigo, vamos te explicar como a autoclave participa desse processo e dicas para escolher a sua!

A autoclave é uma máquina que esteriliza os materiais não descartáveis. Esse procedimento garante a limpeza completa. Ela elimina os micro-organismos, que podem causar consequências graves como infecções, contaminações e transmissão de doenças.

Como escolher a melhor autoclave?

A autoclave é um dos equipamentos essenciais para qualquer consultório odontológico. Sem ela, você não consegue seguir as normas de biossegurança e coloca em risco todos os envolvidos nos procedimentos realizados.

Já que a compra é inevitável, você deve se concentrar em qual o melhor tipo para suas necessidades e bolso. Existem diversos modelos e opções no mercado. Trouxemos aqui alguns fatores de escolha, confira:

Autoclave com saída de vapor

Na hora de escolher a melhor autoclave, os detalhes contam. Escolha uma autoclave que liberte o vapor excedente. Isso garante uma melhor secagem dos instrumentos e diminui a quantidade de água destilada perdida.

Autoclave odontológica a vácuo

Como dissemos, há diversos tipos de autoclave. As autoclaves odontológicas que atuam em ciclos com vácuo são as que apresentam maior custo-benefício.

Elas são mais eficientes tanto na esterilização como na secagem de instrumentos com porosidade ou materiais ocos. Isso significa que, ao sair da máquina, os objetos já podem ser embrulhados e colocados para uso.

Praticidade na certa!

Pense na duração dos ciclos

Entender a sua necessidade é importante para identificar qual tipo de autoclave é ideal para o seu consultório. Ciclos rápidos significam materiais disponíveis para uso com maior rapidez.

Por isso, se você tem um grande fluxo no uso dos instrumentos que precisam ser esterilizados, a melhor opção são as autoclaves mais rápidas.

A desvantagem é apenas o tamanho das estufas: autoclaves de ciclo rápido também costumam ser menores, comportando menos equipamentos por ciclo.

As normas da ABNT e da Anvisa

Em qualquer compra, principalmente nas de equipamentos, você deve prestar atenção as certificações do produto. Se a autoclave que você encontrou não segue as especificações da ABNT e da Anvisa, esqueça!

Compre apenas equipamentos que você tem certeza da segurança e da qualidade. O barato pode sair caro!

Uso de água fresca

Outro fator que não pode passar despercebido nas suas pesquisas, é se a autoclave utiliza água fresca a cada ciclo. Esse cuidado especial previne contaminação dos instrumentos por conta de ciclos anteriores.

O desempenho desses equipamentos também costuma ser melhor. A garantia de limpeza define o produto!

Qual a dica de ouro?

A melhor dica para comprar sua autoclave é simples: conheça suas necessidades! A autoclave pode durar anos em seu consultório, se ela atender suas necessidades.

No entanto, se você não comprar a autoclave que realmente se adapta a sua realidade, será dinheiro jogado fora! Faça um investimento consciente!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.