Vibração sônica é usada em procedimentos dentais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui quando a vibração sônica é utilizada na área da odontologia

Com o avanço da ciência e da tecnologia, a área da saúde pôde desenvolver técnicas que otimizam a rotina. Na odontologia, por exemplo, a vibração sônica foi incluída na jornada de trabalho do dentista.

Os profissionais da área utilizam a técnica da vibração sônica para diversos tratamentos odontológicos. Mas, afinal, o que ela é? E para que serve?

Vibração sônica é uma técnica que utilizada ondas vibratórias. Alguns equipamentos odontológicos são usados no intermediário entre o contato de elementos bucais e as ondas vibratórias.

Neste artigo vamos revelar os detalhes e curiosidades sobre a vibração sônica na odontologia.

Vibração Sônica versus Vibração Ultrassônica

A técnica de ondas vibratórias é utilizada nos seguintes procedimentos odontológicos:

  • Remoção de prótese dentária: a prótese é o material utilizado para a substituir o dente perdido. Ela recupera a funcionalidade e a estética dentária.
  • Tratamento de canal: recuperação da parte interna (polpa ou nervo) do dente, remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal.
  • Remoção de tártaro: o tártaro é o acúmulo da placa bacteriana nos dentes. Ele possui uma coloração em tons de amarelo ou marrom. Pode ser encontrado na base dos dentes ou entre eles.
  • Tratamento de limpeza dentária: procedimento preventivo muito comum na área da odontologia. Ele serve para impedir que bactérias e outros corpos estranhos se proliferem na cavidade bucal; e
  • Aplicação do adesivo autocondicionante: ele promove a desmineralização ao mesmo tempo em que infiltra na dentina subjacente formando uma camada híbrida que contém a smear layer.

Os equipamentos que utilizam a técnica são chamados de sônicos. Eles podem ser equipamentos mais robustos ou pequenas peças de mão. No entanto, todos utilizam a energia de ar comprimido.

Mas, além da vibração sônica, os profissionais também utilizam a vibração ultrassônica, que a técnica de uso de ondas vibratórias impulsionadas pela energia elétrica.

Esse tipo de técnica de vibração ultrassônica é mais eficiente do que a técnica sônica. Isso porque a vibração ultrassônica garante melhor produção de ondas vibratórias.

Além disso, a vibração ultrassônica consegue produzir desgastes nos tecidos duros de dentes ou de ossos quando necessário para algum tratamento ou procedimento.

Importante: é o profissional que consegue entender qual a melhor técnica para ser usada.

Há Contraindicações Para a Técnica?

A resposta para essa pergunta é sim!

As técnicas de transmissão de ondas vibratórias, que são as de vibração sônica e ultrassônica, não são indicadas para os pacientes que utilizam dispositivos cardíacos, como os marca-passos e pacemaker.

Isso porque o efeito da vibração sônica pode promover interferências e causar alterações no ritmo cardíaco do paciente. Com isso, o paciente pode ter consequências graves.

Caso você faça uso de qualquer dispositivo cardíaco, avise o seu dentista de confiança! Assim, ele pode planejar outros tipos de tratamentos que não vão afetar a sua condição médica.

Inclusive, os profissionais da área da odontologia devem se atentar para o seguinte: cirurgiões-dentistas que também tenham dispositivos cardíacos devem evitar utilizar a técnica  da vibração sônica durante o trabalho.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.