Limpeza de consultório odontológico: limpar, higienizar e esterilizar

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A saúde dos pacientes pode estar em risco por descuidos na hora da limpeza

Fazer a limpeza de consultório odontológico corretamente e mantê-la em dia, oferece mais segurança tanto para os pacientes quanto para os profissionais que trabalham no local.

É importante então ter uma equipe profissional onde todos tenham noções básicas de como realizar uma limpeza de consultório odontológico.

Uma limpeza de consultório odontológico bem feita é fundamental. Por isso, existem regras e obrigatoriedades envolvendo a limpeza do local.

Estruturas Físicas na Limpeza de Consultório

Existem diferentes maneiras de realizar a limpeza do consultório. No caso das estruturas físicas, é importar saber que:

  1. É obrigatório ter pia/lavatório na área de atendimento dos pacientes com sabonete líquido e toalha descartável. A limpeza do ambiente deve ser feita diariamente;
  2. A clínica deve ter um um local específico para esterilização e estoque dos materiais que foram então esterilizados;
  3. É recomendado que as paredes sejam lisas, revestidas de um material resistente e fácil de lavar regularmente;
  4. O piso utilizado deve ser liso, lavável, impermeável e resistente, cobrindo todas as área: atendimento dos pacientes, central de esterilização, copa, cozinha e instalação sanitária;
  5. As lixeiras das áreas sanitárias deverão seguir o padrão com tampa e pedal.

Dicas Gerais Para Limpeza de Consultório

No geral, algumas medidas são essenciais para manter uma limpeza eficaz na clínica, por isso, atente-se à:

  • Não varrer a seco, evitando a suspensão de sujeiras ao ar;
  • Começar a limpeza da área menos contaminada para a mais contaminada;
  • Os balcões podem ser desinfetados com álcool 70;
  • Os armários devem ser de superfície lisa, impermeável e de preferência de cor clara para facilitar a identificação de sujeiras;
  • Todo o material como baldes, panos, vassouras, carrinhos, devem ser limpos e desinfetados.
  • A caixa d’água deve passar por um processo rigoroso de limpeza a cada seis meses;
  • Dar atenção especial para verificação de prazos de validade de medicamentos e soluções.

Obrigatoriedades da Clínica

Existem algumas normas de limpeza para clínicas e consultórios estabelecidas pela ANVISA que devem ser seguidas por todas as clínicas e consultórios odontológicos.

Primeiramente, o projeto de todas as clínicas odontológicas deve ter um aval da vigilância sanitária, a fim de evitar riscos à saúde dos pacientes e dos profissionais que vão trabalhar na clínica.

É imprescindível conferir os sistemas de abastecimento de água, instalações hidro sanitárias e esgoto. Assim, garantindo que toda água distribuída para clínica é limpa.

Ventiladores, ar-condicionado e outros climatizadores devem ser instalados nos lugares certos de boa ventilação e regularmente limpos, já que podem acumular fungos e bactérias com o tempo.

Deve-se também regularizar a coleta de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Todos funcionários responsáveis pela limpeza devem saber exatamente como realizar o descarte de lixos especiais da maneira correta.

O uso dos EPIs é indispensável e as principais vacinas devem estar sempre em dia. As contra tétano, difteria e hepatite B são obrigatórias para todos profissionais da clínica.

Devo contratar uma empresa que realize limpeza de consultório?

Os funcionários que ficarão responsáveis pelo serviço, deverão receber um treinamento sobre uso de produtos químicos, orientação de limpeza das áreas e conhecer os protocolos de desinfecção.

Então talvez o ideal seja contratar profissionais especializados na limpeza de consultório odontológico e clínicas, mantendo então um lugar apto e seguro para todos.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!