Importância de uma equipe odontológica no consultório

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

União entre profissionais melhora o atendimento aos pacientes

Se engana quem pensa que o cirurgião-dentista é o único profissional atuante em um consultório. Contar com uma boa equipe odontológica é importante e necessário.

Neste artigo vamos detalhar e ressaltar a importância das funções desses profissionais. Afinal, quem faz parte da equipe odontológica?

Fazem parte da equipe: o dentista, o auxiliar ou técnico em saúde bucal, além de protéticos e profissionais especializados em radiologia. Uma equipe bem preparada é essencial para o sucesso de um consultório.

Quem compõe uma equipe odontológica?

Auxiliar de dentista

O auxiliar de dentista é uma peça chave para o bom funcionamento do consultório odontológico.

Isso porque é impossível que o médico dentista realize sozinho todas as funções necessárias para a administração do consultório e de seus tratamentos.

Desse modo, o auxiliar fica encarregado do gerenciamento da agenda do profissional, além de organizar as documentações e garantir que não faltem produtos e equipamentos necessários para um atendimento.

O auxiliar também ajuda o médico dentista durante o atendimento. Além disso, ele tem contato direto com o paciente nos momentos antes, durante e após um tratamento odontológico.

Por isso, é de extrema importância ressaltar que o auxiliar de dentista escolhido para a equipe deve ser uma pessoa devidamente treinada e capacitada.

Técnico em saúde bucal

A atuação de um técnico em saúde bucal é muito abrangente dentro de um consultório odontológico. Ele atua na orientação dos pacientes, ensinando as melhores formas de prevenção de doenças infecciosas.

Além disso, as atividades de um profissional que atua como técnico em saúde bucal podem envolver:

  • Fazer a remoção de biofilme
  • Fazer a limpeza e antissepsia antes e posteriormente à realização de um procedimento cirúrgico;
  • Tirar as fotografias que podem ser utilizadas durante o tratamento;
  • Fazer a remoção de suturas;
  • Aplicar medidas de biossegurança para o armazenamento, o manuseio e o descarte de produtos utilizados no consultório;
  • Realizar moldagens e participar da confecção de modelos em gesso;
  • Realizar exames radiográficos;
  • Esterilizar os materiais odontológicos utilizados, tomando cuidado com a conservação dos equipamentos;
  • Limpar o consultório odontológico.

Profissionais de diferentes áreas da odontologia

A odontologia é dividia em diferentes áreas e especialidades. Dessa maneira, é extremamente interessante para uma equipe odontológica contar com profissionais que tenham conhecimentos específicos sobre cada uma dessas áreas.

Isso porque o atendimento fornecido pela equipe se torna mais completo e supre todas as necessidades do paciente. Como exemplo, podemos citar profissionais especializados em ortodontia, endodontia e dentística.

Os profissionais especializados em ortodontia visam a correção de dentes desalinhados. Já aqueles especializados em endodontia cuidam dos problemas que afetam a polpa dentária, além de tecidos e raízes dos dentes.

Por fim, um profissional da área de dentística foca na preservação e na manutenção da aparência e da estética dos dentes.

Características necessárias para o trabalho da equipe odontológica

  • Cooperação: a cooperação é fundamental para um bom trabalho em equipe na odontologia. Isso porque uma equipe cooperativa potencializa a qualidade do trabalho oferecido.
  • Bom relacionamento: desentendimentos podem prejudicar a qualidade do trabalho, afetando os pacientes. Por isso, manter um bom relacionamento com os outros membros da equipe, visando o respeito e a união, é importante.
  • Organização: a organização também deve ser uma característica da equipe odontológica. Dessa maneira, o atendimento se torna mais ágil, produtivo e confortável para o paciente.
Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!