Regeneração tecidual guiada (RTG): indicações e características

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Procedimento visa a recuperação natural do tecido afetado

Alguns procedimentos odontológicos visam auxiliar o organismo a se recuperar de um problema, como é o caso da regeneração tecidual guiada.

Você conhece o procedimento de regeneração tecidual guiada e suas indicações?

Regeneração tecidual guiada é um procedimento realizado para facilitar a recuperação dos tecidos periodontais após uma doença ou procedimento cirúrgico.

Como é Feita a Regeneração Tecidual Guiada?

A regeneração tecidual visa a recuperação do tecido através de um estímulo natural.

Para isso, são utilizados enxertos com materiais biocompatíveis e atóxicos para formar uma barreira física que impede o contato entre as células advindas do tecido gengival e a superfície radicular.

Isso porque a barreira permite a proliferação das células com mais eficiência, aumentando a regeneração do tecido.

Para o sucesso do procedimento de RTG, algumas características são necessárias. Desse modo, é importante que se obtenha um retalho largo e espesso, que não conte com tensão.

Além disso, é preciso ter espaço suficiente na área sob a membrana para que a regeneração aconteça de modo eficaz.

O recobrimento da membrana deve ser completo. Assim, a exposição ao risco de infecções diminui.

Quais Áreas da Odontologia se Beneficiam da Regeneração Tecidual Guiada?

Periodontia

A periodontia é a área da odontologia que visa os cuidados ao aparelho que dá suporte aos dentes. Esse aparelho, por sua vez, é composto por algumas estruturas, como o osso alveolar e o ligamento periodontal.

Em geral, as doenças mais comuns da odontologia estão ligadas a essa área específica.

Exemplos que podem ser citados são doenças infecciosas como a gengivite, a periodontite e a formação de bolsas periodontais.

Esses problemas odontológicos são causados pela ação de bactérias que podem comprometer a integridade das estruturas citadas.

Por isso, após finalizado o tratamento que visa eliminar o foco infeccioso, a regeneração tecidual pode auxiliar no reparo aos estragos causados na boca do paciente.

Implantodontia

A implantodontia é uma especialidade da odontologia que visa a restauração da arcada dentária em pessoas que perderam os dentes através da colocação de implantes dentários.

Essa atividade é importante tanto para o restabelecimento da saúde bucal do paciente, que pode ser prejudicada pela falta de um dente, quanto de sua autoestima.

A regeneração tecidual guiada em implantodontia também vem sendo frequentemente utilizada nos consultórios odontológicos.

Isso porque existem casos nos quais algumas limitações anatômicas acabam por impedir a colocação do implante dentário.

Assim, o procedimento facilita a resolução de possíveis deficiências teciduais.

Cuidados Durante o Procedimento de RTG

A cooperação do paciente é um elemento fundamental para o procedimento de regeneração tecidual.

Isso porque é ideal que se mantenha a boca livre de bactérias ou microrganismos nocivos, para que eles não entrem em contato com o tecido a ser regenerado.

Dessa maneira, é de extrema importância que o paciente mantenha uma boa rotina de higiene bucal.

Algumas boas dicas incluem escovar os dentes ao mínimo três vezes por dia, utilizando escovas de cerdas macias e fazendo movimentos leves e circulares.

Ainda, é importante utilizar enxaguantes bucais, uma vez que esse produto é um ótimo auxiliar para o controle químico das bactérias.

Não esqueça de realizar visitar periódicas ao médico dentista. Assim, o profissional poderá avaliar a sua saúde bucal e indicar a necessidade de procedimentos como a regeneração tecidual guiada.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.