Pasta de dente para gengivite controla inflamação

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Utilizar a pasta de dente correta auxilia na saúde bucal e prevenção de doenças

Com certeza você já ouviu falar na gengivite, certo? Essa inflamação periodontal atinge cerca de 90% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde. E se você foi diagnosticado com o problema, saiba que pasta de dente para gengivite pode ajudar.

Apesar de ser um problema comum, se não tratada, pode trazer sérios riscos para a saúde. Dessa forma, ao notar os primeiros sinais de gengivite, o paciente deve procurar um cirurgião-dentista. E como tratamento, o profissional pode recomendar, por exemplo, o uso da pasta de dente para gengivite.

A pasta de dente para gengivite é um creme dental desenvolvido especialmente para o tratamento e prevenção da infecção. As principais marcas de higiene bucal oferecem creme dentais específicos para o cuidado gengival, sendo o Triclosan o principal ingrediente destes produtos.

Como se Desenvolve um Quadro de Gengivite?

A gengivite é uma patologia que causa a inflamação gengival. Mas como ela surge? Bom, ela é causada, principalmente, pela má higienização bucal. Isso porque ela está ligada à placa bacteriana.

Quando restos de alimentos, (especialmente aqueles alimentos açucarados e com carboidratos – que são fonte de alimento para bactérias) não são eliminados da forma correta, surge a placa bacteriana.

A placa bacteriana nada mais é do que uma mistura de bactérias com micropartículas de alimentos que não foram devidamente eliminados da cavidade oral.

Ela possui uma consistência pegajosa, que aparenta um biofilme dental aderido ao dente.

No entanto, não é tão fácil notar a presença da placa bacteriana, já que ela é incolor. Isso dificulta que a pessoa com placa possua um senso de urgência maior em relação a ela, já que essa pessoa simplesmente não a vê.

A placa é bem comum e existe em praticamente qualquer indivíduo, o problema está na falta de higienização e remoção devida dessa placa.

Principalmente se a limpeza não inclui o uso do fio dental, ferramenta de higiene capaz de limpar locais onde a escova de dentes não alcança, incluindo a margem gengival.

A permanência da placa nos dentes promove a proliferação cada vez maior das bactérias, gerando a formação de tártaro e levando a inflamação da gengiva, a famosa gengivite.

Sintomas da Gengivite

São sintomas e sinais da gengivite:

  • Sangramento gengival durante a escovação ou utilização do fio dental
  • Gengiva inchada e sangrando
  • Textura gengival lisa
  • Aparência gengival avermelhada
  • Inchaço na papila gengival
  • Destacamento da gengiva em relação ao dente
  • Mobilidade gengival
  • Gosto de sangue ao longo do dia ou após acordar
  • Sensibilidade na gengiva
  • Desconforto gengival durante a mastigação

Tratamento de Gengivite

A infecção gengival não deve ser ignorada, principalmente se ela já é um problema antigo. Saiba que a gengivite é apenas o primeiro dos estágios de inflamação que podem atingir a sua gengiva.

Se você notou que possui algum dos sintomas da gengivite, consulte imediatamente um dentista.

O tratamento para gengivite consiste na limpeza ou profilaxia da placa bacteriana e do cálculo dental no consultório odontológico.

Se a placa bacteriana tiver evoluído para o cálculo dental (tártaro), apenas o processo de profilaxia será capaz de elimina-lo, já que este é ainda mais resistente que a placa.

O tratamento, porém, não para por aí. Ele deve continuar em casa, com a limpeza bucal adequada, para que a placa e, consequentemente, a gengivite, não retornem.

Se a gengivite for tratada cedo, apenas a limpeza no consultório, aliada à higienização correta em casa, serão suficientes para curá-la.

Composição da Pasta de Dente Para Gengivite

A pasta de dente é um produto essencial para a limpeza dos dentes e, além de proporcionar a limpeza, também pode ser um importante aliado contra problemas de saúde bucal.

Os cremes dentais específicos para o sangramento gengival geralmente possuem uma fórmula para gengivas sensibilizadas. Ou seja, contribuirão para que sua gengiva não seja ainda mais agredida por creme dentais comuns.

O objetivo do creme dental para gengivite é desinflamar a gengiva, além de reduzir os riscos de quadros de gengivite, bem como cuidar da gengiva sensível, tratando, regenerando e tonificando os dentes e gengivas.

Normalmente, esse tipo de creme dental contém em sua fórmula ingredientes ativos como anti-sépticos, anti-inflamatórios e anti-placas.

As pastas de dentes com cuidado específico para gengiva possuem ingredientes distintos em suas fórmulas. Os principais ingrediente encontradas nas fórmulas de pasta de dente para gengivite são:

  • Triclosan: um agente antibacteriano efetivo contra bactérias gram negativas e gram positivas. Ele é responsável pela diminuição da placa bacteriana, gengivite e sangramento da gengiva
  • Fluoreto de Estanho: o fluoreto é a forma iônica do flúor, elemento importante no combate à bactérias bucais. O flúor é o principal elemento usado nos creme dentais em geral na ação contra cáries.
  • Clorexidina: é uma substância com amplo espectro antibacteriano. Sendo um inibidor da placa bacteriana, é um ativo usado no tratamento de gengivas e da gengivite.

Quais Pastas de Dente Para Gengivite Existem?

O mercado de higiene bucal oferece inúmeros produtos que prometem cuidados à gengiva, entre eles o creme dental para gengiva inflamada, ou gengivite.

Listaremos a seguir os cremes dentais com ênfase em tratamento gengival, mais conhecidos e acessíveis.

Todavia, antes de escolher, consulte seu dentista, afinal o tratamento odontológico com um dentista de confiança é imprescindível.

Além disso, o profissional poderá auxiliar e indicar qual o melhor produto para cada caso específico.

  • Oral-B Pro-Saúde Gengivas Saudáveis: seu principal ingrediente ativo é o Fluoreto de Estanho estabilizado, que, segundo a marca, aumenta o poder antibacteriano e ajuda a prevenir a gengivite eliminando a placa ao logo da linha da gengiva.
  • Colgate Total 12 Professional Gengiva Saudável: a marca promete o combate a placa bacteriana, evitar problemas gengivais causados por bactérias e evitar a formação de cálculo dental (tártaro), proveniente da placa bacteriana.  Seu principal ingrediente ativo é Triclosana 3%.
  • Paradontax flúor: creme dental especializado na prevenção do sangramento da gengiva a base de clorexidina. Além disso possui flúor ativo, principal ativo que age no combate às bactérias.

Vale ressaltar que a principal promessa das marcas é a prevenção contra a gengivite e o cuidado com gengivas sensíveis.

Dessa forma, se você está sofrendo com a gengivite, a principal recomendação é que marque uma consulta com um dentista de confiança.

Como Prevenir a Gengivite?

A prevenção da gengivite se dá pela higienização correta dos dentes.

Uma limpeza ideal consiste em na escovação após as principais refeições do dia e o uso correto e frequente do fio dental.

Uma pasta de dente específica para tratamento gengival poderá auxiliar na manutenção e prevenção da gengivite, principalmente se você possuir sensibilidade gengival natural.

Entretanto, é de grande importância que se entenda que a pasta de dente para gengivite sozinha não proporcionará a cura da gengivite, mas sim o controle e a prevenção da patologia. Dessa forma, marcar uma consulta com um dentista é essencial para tratar e curar a gengivite.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.