Morango apresenta benefícios para nossa saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui os benefícios do morango para a saúde bucal

Manter uma vida saudável e equilibrada é o objetivo de muitas pessoas. Para isso, elas fazem exercícios, bebem bastante água e mantém uma alimentação regrada. Dentro deste tópico, muitas consomem frutas, como o morango.

Garantir a pele jovem, ganhar nutrientes e manter o sistema imunológico forte são algumas das vantagens promovidas pelo morango. Por isso, é importante colocar esse alimento na dieta.

O morango é uma fruta pequena e vermelha. Ele tem propriedades que são importantes para a manutenção da saúde do nosso organismo e da nossa cavidade bucal.

Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o morango e saúde bucal na área da Odontologia. Vamos começar?

Benefícios do Morango Para a Saúde

O morango traz muitas vantagens para a nossa saúde. Isso acontece porque ele tem propriedades antioxidantes, é rico em vitamina C e tem antocianina.

Para a nossa saúde bucal, o morango é essencial.

Uma das grandes vantagens é que os morangos são considerados clareadores naturais. Isso porque eles auxiliam na proteção dos dentes a partir do combate contra a placa bacteriana.

Além disso, eles impedem que o esmalte dentário perca seus minerais. Com isso, podemos contar com dentes brancos e saudáveis.

Por último, os morangos são importantes para as gengivas também. Eles são responsáveis por estimular a circulação de sangue na região por serem ricos em xilitol.

Morango Ajuda a Evitar Alterações Bucais

Os benefícios do morango para seus dentes são muitos, como já vimos. A fruta impede a manifestação de algumas alterações na nossa cavidade bucal. Sendo que as principais são:

  • Cárie;
  • Doença periodontal; e
  • Desmineralização do esmalte dentário.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas! Vamos começar.

Cárie Dental

A cárie dentária é caracterizada por ser um tipo de lesão estrutural. A lesão compromete um ou mais dentes, bem como chega a perfurar o esmalte dentário. Os pacientes manifestam os seguintes sintomas:

  • Aparecimento de placas duras e pretas; e
  • Dor ao morder.

Doenças Periodontais

As doenças periodontais são inflamações que comprometem a área da gengiva até o osso alveolar.  Elas podem ser divididas em:

  • Gengivite;
  • Periodontite; e
  • Periodontite avançada.

Os principais sintomas manifestados pelos pacientes com doenças periodontais são:

  • Gengiva inchada;
  • Vermelhidão intensa das gengivas;
  • Sangramento ao escovar os dentes ou passar o fio dental;
  • Dor e sangramento da gengiva ao mastigar;
  • Os dentes parecem mais longos, porque a gengiva fica retraída;
  • Mau hálito e gosto ruim na boca; e
  • Nos casos mais graves pode haver sangramento espontâneo da gengiva.

Desgaste do Esmalte Dentário

O esmalte dentário corresponde a camada externa e dura do dente. O esmalte é extremamente mineralizado e por isso é considerado como o tecido mais forte do corpo humano.

No entanto, ele pode ficar fragilizado por conta da ação do açúcar. Dessa forma, ele sofre um desgaste e traz mudanças no aspecto do dente.

Por exemplo, os dentes que sofreram desgaste do esmalte dentário ficam mais finos e com o aspecto transparente. Além disso, ele ficam mais sensíveis, por isso os pacientes acabam apresentando a sensibilidade.

Por último, os dentes ficam amarelados e podem apresentar pequenas rachaduras.

Outros Alimentos que Deixam os Dentes Saudáveis

Além do morango, outros alimentos deixam os dentes saudáveis e fortes. Os principais são:

  • Vegetais duros e crocantes;
  • Frutas fibrosas;
  • Castanhas e nozes;
  • Melancia;
  • Limão; e
  • Iogurte.

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre cada um desses alimentos e como eles são essenciais para a manutenção da saúde bucal.

Vegetais Duros e Crocantes

Em alguns casos, apenas o hábito de mastigar certos alimentos já auxilia na limpeza bucal. Exemplos deles são a acelga, o aipo, o brócolis, a couve-flor, a cenoura e o pepino.

Isso porque esse vegetais têm uma consistência bastante firme e crocante. Desse modo, o atrito que esses alimentos fazem com os dentes durante a mastigação ajuda a remover resíduos e bactérias acumulados na boca.

Frutas Fibrosas

Assim como os vegetais crocantes, as frutas fibrosas também são ótimas aliadas na remoção das sujeiras existentes na boca através do atrito. Entre elas, podem ser citadas a maçã, a pera e o kiwi.

Essas frutas ajudam a aumentar a produção de saliva. Com isso, o pH bucal diminui a acidez da cavidade oral, diminuindo também a proliferação de bactérias.

Desse modo, o consumo desses alimentos que limpam os dentes também diminuem a incidência de doenças infecciosas.

Castanhas e Nozes

A castanha-do-pará, castanha-de-caju e nozes são outros exemplos de alimentos que, pelo atrito, ajudam na remoção da placa bacteriana dos dentes.

Melancia

A melancia é uma fruta composta, em sua maior parte, por água. Desse modo, colabora com a higiene dos dentes e, ainda, estimula a produção de saliva.

Limão

O limão conta com grande poder adstringente e bactericida. É um importante auxiliar na tentativa de eliminar as bactérias da cavidade oral. Além disso, o alimento também proporciona um hálito fresco.

Iogurte natural

Uma vez que esse produto atua na redução dos níveis de gás sulfídrico, que é identificado como um dos motivadores dos problemas de halitose, o iogurte natural também pode ser considerado um alimento detergente.

Lembre de Cuidar da Saúde Bucal

Comer morango é importante. No entanto, você precisa ter cuidados complementares com a saúde bucal para os efeitos serem potencializados.

Por isso, escove os dentes 30 minutos depois das refeições. Os movimentos durante o processo devem abranger todas as faces dos dentes. Dica: pegue a escova e faça movimentos circulares, constantes e suaves.

Passe o fio dental em todas as extremidades dos dentes. Por último, use o enxaguante bucal! Dica: não exagere, coloque apenas 20 ml da substância na boca para fazer bochecho.

Além disso, lembre de beber muita água. Uma recomendação que damos é sempre estar com uma garrafinha de água cheia na mochila.

Pronto! Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, marque uma consulta com o dentista de confiança.

Dessa forma, ele pode mostrar mais indicações de alimentos, além dos citados e do morango, que favorecem a saúde bucal.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.