PACIENTES

6 mitos e verdades sobre o enxaguante bucal: confira todos

6 mitos e verdades sobre o enxaguante bucal: confira todos

Confira aqui os principais mitos e verdades sobre o enxaguante bucal

Cuidar da nossa saúde bucal é essencial para manter o sorriso bonito e saudável. No entanto, alguns mitos e verdades sobre o enxaguante bucal podem nos confundir sobre como fazer o uso da substância.

Por isso, é preciso desvendar quais são os mitos e verdades sobre o enxaguante bucal. Só assim é possível manter uma rotina de higiene eficaz.

Os mitos e verdades sobre o enxaguante bucal são ditados por muitas pessoas. No entanto, você precisa ficar atento para as orientações dos profissionais.

Por isso, fique ligado nas nossas dicas e entenda mais sobre como o uso do enxaguante deve ser realizado.

Quais São os Principais Mitos e Verdades Sobre o Enxaguante Bucal?

Para você entender mais sobre as questões que envolvem o uso dos enxaguantes bucais, fizemos uma lista com 6 mitos e verdades. Vamos conferir.

O enxaguante substitui a escovação

Mito. Muitas pessoas acham que o enxaguante bucal pode substituir a escovação, mas esse pensamento é incorreto. As funções do enxaguante bucal se limitam a serem adequadas para complementarem a higiene bucal.

Isso acontece porque o enxaguante não alcança certas regiões da boca nem faz uma limpeza completa. Dessa forma, ele serve como auxiliar da higiene bucal, sendo usado depois da escovação e do fio dental.

Enxaguante complementa a higienização

Verdade. Como falamos no item anterior, o enxaguante é auxiliar na higienização bucal.

Posso engolir o enxaguante

Mito. O enxaguante bucal é uma substância que não deve ser engolida. Isso porque ele causa prejuízos para a saúde, uma que vez que pode ser o responsável por casos de diarreia e enjoos.

Devo procurar o dentista antes de comprar o enxaguante

Verdade. Cada quadro clínico pede por uma fórmula de enxaguante diferente. Por isso, é ideal que você consulte o dentista de confiança antes de resolver comprar o enxaguante por conta própria.

Além disso, o profissional determina as orientações do uso da substância.

Devo usar uma quantidade elevada de enxaguante.

Mito. Como já vimos, o enxaguante pode causar prejuízos para a saúde.

Além disso, ele pode ser o responsável por eliminar bactérias presentes na flora natural da boca que são essenciais para manter a saúde bucal. Por isso, é ideal que você use apenas 20 ml da substância.

Enxaguantes com álcool prejudicam a saúde bucal.

Verdade. Os enxaguantes com álcool são bastantes agressivos para o nosso organismo. Eles podem ser responsáveis pela descamação da mucosa da boca e agressões ao esmalte dentário.

Além disso, o álcool presente na fórmula pode causar o ressecamento da língua, bem como o aparecimento de manchas amareladas nos elementos dentários.

Cuide da Sua Rotina de Higienização

Agora que você já sabe sobre os mitos e verdades envolvendo o uso do enxaguante, preste atenção na sua rotina de higienização. Por isso, passe o fio dental, escove os dente e passe o enxaguante.

Marque uma consulta com o dentista de confiança. Dessa forma, você consegue saber mais sobre os mitos e verdades sobre o enxaguante bucal e garantir uma saúde bucal perfeita.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também