Engolir enxaguante bucal faz mal para saúde? Descubra aqui!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui os ricos para a saúde ao engolir enxaguante bucal

Para manter a saúde bucal em dia, cuidamos e realizamos ações diariamente. Para isso, escovamos os dentes,  usamos o fio dental e o enxaguante. No entanto, você já passou pela situação de engolir enxaguante bucal?

Para muitas pessoas a resposta é sim! Ao engolir enxaguante bucal, não é comum sentir qualquer tipo de reação imediata, mas é importante ficar atento.

Engolir enxaguante bucal é um ato muitas vezes cometido de forma acidental. Apesar de na maioria das vezes ser inofensivo, pode causar alguns efeitos colaterais após a ingestão.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre os riscos de engolir enxaguante bucal. Vamos começar?

Conhecendo mais sobre o enxaguante bucal

O enxaguante bucal é um auxiliar da higiene bucal que age no controle químico da placa bacteriana, dissolvendo-a.

Assim, ele ajuda a prevenir problemas como cáries, gengivite e mau hálito, e possibilita um hálito refrescante.

Entre os enxaguantes bucais, existem diferentes tipos que dependem da ação e da efetividade do produto. Os cirurgiões-dentistas recomendam o melhor tipo de enxaguante para cada quadro clínico.

  • O enxaguante bucal com álcool deve ser utilizado apenas para os pacientes que recebem prescrição médica, uma vez que apresenta alguns riscos ao paciente;
  • O enxaguante bucal sem álcool é o mais recomendado. Ele apresenta produtos que agem na diluição dos princípios ativos, porém que não agridem a boca;
  • Existem também o enxaguante com flúor, que são os mais indicados para pessoas com problemas de cárie ou sensibilidade, graças à sua composição;
  • O enxaguante antisséptico que tem componentes como o gluconato de Clorexidina é capaz de eliminar as bactérias mais facilmente, sendo indicado para as pessoas que querem diminuir o mau hálito. Contudo, seu uso é restrito por sete dias. Se for utilizado por mais tempo, pode prejudicar os dentes.

É preferível o uso do enxaguante bucal apenas no período da noite. Mas, por que isso? A resposta é simples! É justo nessa hora do dia que a salivação da boca diminui. Assim, o enxaguante consegue atuar por mais tempo nos dentes.

Perigos de engolir enxaguante bucal

Mas, afinal, engolir enxaguante bucal faz mal? A resposta depende da quantidade ingerida e das características físicas de quem engoliu.

No entanto, já podemos adiantar que, caso a ingestão do enxaguante bucal seja feita acidentalmente em poucas quantidades, os quadros trazem reações de náuseas e vômitos.

Agora, caso a ingestão seja em grande quantidade, os efeitos colaterais são mais agressivos. Desse modo, as reações de intoxicação são as mais comuns.

O que devo fazer ao engolir o enxaguante?

Devo procurar um médico ou um dentista? Quando você estiver sentindo qualquer reação depois de ter engolido o enxaguante, os cirurgiões-dentistas aconselham a ida com urgência a um hospital.

Além disso, é ideal que você leve o frasco do enxaguante com você. Isso porque os profissionais conseguem analisar a toxicidade da substância.

Para evitar engolir enxaguante bucal, faça o gargarejo sem pressa. Você pode marcar uma consulta e conversar com o seu dentista de confiança sobre dicas para cuidar da saúde bucal.

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.