PACIENTES

Dente sem esmalte provoca aumento da sensibilidade dentária

Dente sem esmalte provoca aumento da sensibilidade dentária

Consumo de frutas ácidas e escovação agressiva coloca em risco saúde do esmalte dentário

Diariamente, nossa boca entra em contato com alimentos e outros objetos, como escovas de dentes, que, se não forem administrados de maneira adequada, podem causar problemas, como o dente sem esmalte.

Você sabia que um dente sem esmalte pode representar grande risco para sua saúde bucal?

Um dente sem esmalte apresenta maior sensibilidade e corre mais riscos de ser afetado por infecções bacterianas.

Qual é a importância do esmalte dentário?

O esmalte dentário é caracterizado por ser uma estrutura rígida que cobre o dente em sua parte externa. Ele também é responsável pela coloração natural e esbranquiçada de nossa arcada dentária.

Desse modo, o esmalte apresenta importantes funções para o nosso sorriso. Entre elas, podemos citar:

  • Impede a formação da cárie;
  • Impede a sensibilidade dos dentes;
  • Protege o dente do efeitos de mudanças bruscas de temperatura;;
  • Protege o dente da ação de bactérias ou de quadros de erosão dentária;
  • Dá força e resistência ao dente.

O que pode causar um dente sem esmalte?

Existem diversos fatores que podem levar a um dente sem esmalte. Ingerir alimentos ácidos em excesso, por exemplo, é um deles.

Além disso, alguns outros hábitos nocivos também podem ser um risco para essa estrutura tão importante, como o bruxismo ou escovar os dentes com movimentos agressivos ou escovas de cerdas duras.

Isso porque o atrito causado por esses dois fatores provoca o processo de desgaste do dente.

Ainda é importante ressaltar o quadro de hipoplasia dentária. Essa doença tem como principal característica os problemas de formação referentes ao esmalte dentário.

Quais são as consequências de um dente sem esmalte?

As principais consequências que um dente que está perdendo seu esmalte sofre são:

  • Dentes passam a ficar amarelados. Isso acontece porque, devido à perda do esmalte dentário, a parte interna do dente se torna mais visível. Essa parte também pode ser chamada por dentina.
  • Dentes passam a ter aspecto áspero: o aspecto áspero nos dentes também pode ser um indicativo de que os elementos da arcada dentária estejam perdendo seu esmalte.
  • Dentes se tornam mais sensíveis. O aumento da sensibilidade em dentes nessas condições se dá pela exposição da dentina. Quando o quadro avança, a pessoa pode sentir dores e desconfortos até mesmo na hora de mastigar qualquer tipo de alimento.
  • Dentes com rachaduras. Em casos mais graves, é possível ocorrer o aparecimento de rachaduras e até mesmo de fendas microscópicas pela superfície dos dentes.
  • Dentes se tornam mais propícios ao desenvolvimento de doenças infecciosas. Uma vez que o esmalte dentário serve para proteger o dente, sua falta facilita a ação de bactérias na arcada dentária. Dessa maneira, as bactérias são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças infecciosas que colocam em risco a qualidade da saúde bucal.

Como tratar um dente sem esmalte?

É impossível recuperar o esmalte dentário perdido. Por isso, o tratamento para falta de esmalte, em geral, consiste na reposição da camada com materiais como cerâmica ou resina.

Contudo, é importante ressaltar que a melhor maneira de evitar o esmalte do dente fraco, é tomando cuidado com determinados hábitos e prezando pela sua saúde bucal.

Por isso, realizar a higiene bucal de forma adequada, além de não exceder no consumo de alimentos ácidos e realizar visitas periódicas ao dentista são passos importantes para quem não quer ter dente sem esmalte.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também