Marketing sazonal: Como fazer e quais são seus benefícios?

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Estratégias de marketing sazonal podem diferenciá-lo de outros consultórios

Que o mercado de trabalho odontológico é muito concorrido todos os profissionais da área sabem. No entanto, poucos se aproveitam de técnicas de publicidade, como o marketing sazonal, para alcançar melhor o público desejado.

A técnica é totalmente exequível, mas vale pontuar que o marketing sazonal na odontologia é um pouco mais complicado, já que, segundo as normas do CFO e do CRO, os dentistas não podem divulgar preços e promoções.

Marketing sazonal é o termo utilizado para vendas que podem variar conforme épocas específicas do ano. Dessa forma, os profissionais aproveitam oportunidades durante períodos do ano para aumentar o número de vendas de produtos e de serviços.

Em outros textos, já discutimos alguns pontos do marketing, tanto para dentistas quanto para consultórios. No entanto, o foco de hoje é a aplicação dessas estratégias em uma sazonalidade, ou seja, em algo temporário ou que acontece durante uma determinada época.

O que é campanha sazonal?

O primeiro ponto que explicaremos é sobre o que é campanha sazonal. De uma maneira geral, é possível entender que uma campanha sazonal é quando alguém aproveita de datas comemorativas para oferecer produtos e serviços mais procurados nessas épocas.

Então, é necessário entender qual será a estratégia para determinada data do ano para atingir o público certo.

São necessários três fatores para que essa ação tenha êxito:

  1. Ter organização para elencar quais são as melhores datas do ano para fazer campanhas especiais;
  2. Possuir o produto em estoque, disponível para vender quantos forem pedidos;
  3. Agenda de serviços disponível para atender os pacientes.

Agora, tendo em vista que profissionais de odontologia não podem fazer publicidade revelando preços e fazendo promoções, o uso desta técnica acontece por meio de conteúdos interessantes para o público.

Isso serve não apenas para as redes sociais, mas também para o consultório, fazendo uma decoração especial e temática, por exemplo.

Mas lembre-se: para fazer da melhor forma possível, o recomendado é entender quais são datas comemorativas que permite a realização. Não se esqueça de considerar a aceitação e a adesão do seus pacientes com as medidas, ajustando-as sempre que julgar necessário.

Por que utilizar marketing sazonal no consultório?

Fazer uso das datas sazonais para criar campanhas nas redes sociais atrai um número maior de pessoas e funciona como um diferencial no mercado odontológico.

Dessa forma, os pacientes podem conhecer mais você e seu consultório, mantendo uma comunicação constante e fidelizando-os, o que permite aumentar seus rendimentos também.

Como aplicar o marketing sazonal na odontologia?

A melhor maneira para aplicar o marketing sazonal na odontologia é entendendo quais são as datas comemorativas que podem ser usadas estrategicamente.

Seguindo a ordem dos meses, separamos algumas delas:

Ressaltamos que esses são alguns exemplos, você pode analisar outras datas que geram engajamento do público.

É importante ficar de olho nas ações dos outros consultórios, analisando-os e vendo também quais são as pautas do momento.

Após organizar o calendário das datas que serão utilizadas, chega o próximo passo para aplicar uma campanha de marketing sazonal, que é dividido em cinco partes:

  1. Conhecer o paciente: saber com quem você está lidando é essencial para definir como se portar para atingir o público;
  2. Estar presente online e offline: o engajamento é um fator essencial para que o marketing odontológico dê certo, para isso as redes sociais são um bom meio;
  3. Comunicação com o paciente: conversar com as pessoas em datas especiais é algo que faz toda diferença, pois eles se sentem especiais;
  4. Agradar o público: oferecer brindes, dependendo dos clientes, é algo que fará diferença quando ele escolher uma clínica passar consultar;
  5. Proporcionar eventos sempre que possível em datas comemorativas.

Um bom exemplo de marketing sazonal é a Páscoa, uma época que o dentista pode realizar publicações em suas redes sociais sobre o chocolate e o açúcar, falando dos seus malefícios para os dentes.

Vale ressaltar que tudo irá depender da diretriz e do objetivo desejado pelo consultório.

Portanto, para obter um bom resultado com o marketing sazonal, deve haver um estudo dos clientes para entender qual é a melhor forma de agir.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

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