5 dicas para se destacar no mercado odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Especializações estão cada vez mais populares no mercado de trabalho da odontologia

O sonho de ter um consultório odontológico vai além da montagem e escolha do local. Além disso, é preciso ganhar espaço no mercado odontológico.

Desse modo, muitos profissionais se perguntam: quais são as melhores maneiras para se destacar dentro do mercado odontológico?

O mercado odontológico é um dos que mais cresce atualmente. Isso porque a demanda por tratamentos odontológicos continua grande e o setor se expandiu para a área da estática facial.

Como se destacar no mercado odontológico?

Formas para ganhar destaque no mercado de odontologia

Para aqueles profissionais que querem chegar ao tão sonhado destaque no mercado odontológico, existem algumas dicas e áreas nas quais vale a pena investir. São elas:

Odontologia estética

A odontologia estética, também chamada como dentística, vem se tornando uma das áreas mais procuradas pelos pacientes.

Isso porque os métodos utilizados por essa especialidade para oferecer dentes brancos e saudáveis aos pacientes estão cada vez mais eficientes, de acordo com o desenvolvimento de novas tecnologias.

A dentística promove a manutenção, a restauração e a estética dos dentes. Para isso, utiliza de procedimentos como o clareamento dental, restaurações em resina ou porcelana, implantes e gengivoplastia.

Essa área só foi reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) na década de 70, sob o nome de “dentística restauradora”.

Predominantemente, o profissional pode atuar em duas áreas dentro do ramo da odontologia estética. São elas:

A dentística preventiva envolve a prevenção e os procedimentos relacionados aos cuidados básicos da saúde bucal. A higienização é um exemplo.

A dentística reparadora tem como objetivo recuperar a função e a aparência de dentes que sofreram alguma lesão.

Desse modo, o médico dentista que busca por uma especialização em dentística pode se graduar em cursos de aperfeiçoamento ou de pós-graduação.

Também é recomendada a realização de estágios ou atividades relacionadas.

Tecnologia e inovação

Oferecer tratamentos ágeis e efetivos é outra boa maneira alcançar o destaque no mercado de trabalho, e é o que a tecnologia oferece.

Além disso, quanto mais as inovações tecnológicas se desenvolvem, mais detalhados se tornam os resultados, gerando maior satisfação para o paciente.

Entre algumas vantagens da tecnologia para a odontologia, estão:

  • Procedimentos mais seguros, tanto para os profissionais, quanto para os pacientes;
  • Redução do tempo de realização dos procedimentos;
  • Agilidade na realização de exames;
  • Diminuição da dor;
  • Produção de materiais mais práticos e de fácil manuseio;
  • Possibilitar procedimentos menos invasivos;
  • Tratamentos mais eficazes e com resultados mais rápidos;
  • Imagens digitais que podem ser projetadas nos computadores e celulares.

Marketing odontológico

Ao mesmo tempo que o mercado de trabalho odontológico cresce, ele também se torna mais disputado, com o aumento do número de profissionais disponíveis.

Assim, investir no marketing odontológico é uma boa dica para fidelizar os clientes.

Esse marketing consiste em uma estratégia empresarial com o objetivo de otimizar os lucros e atrair mais clientes dentro ramo para consultórios e clínicas. Nessa área, é essencial entender como o público-alvo se comporta.

Muitos profissionais ainda têm bastante dificuldade em chegar nos resultados desejados. Por isso, neste artigo iremos explorar o marketing em odontologia e identificar passos importantes.

Especialização

Não é porque o profissional já é formado que ele deve deixar de estudar.

Desse modo, a busca por especializações é extremamente interessante para o profissional.

Seja em em odontologia estética, odontologia esportiva ou odologia humanizada, a especialização permite que o profissional ocupe novos espaços no mercado de trabalho.

Implantodontia

A implantodontia trabalha com a fixação de implantes substitutos de dentes perdidos na mandíbula ou no maxilar.

Essa especialização ortodôntica também vem recebendo bastante atenção no ramo do mercado de odontologia recentemente.

Assim, seguir uma das áreas nas quais se concentra a demanda pode ser a maneira de conquistar uma boa posição no mercado odontológico.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.