Decoração de natal no consultório é um atrativo para os pacientes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Além de um clima festivo, a decoração de Natal mostra preocupação da clínica para com os pacientes

Com a chegada do mês de dezembro, é inevitável que todos já pensem nas decorações, luzinhas e brilhos do Natal. Em um consultório não é diferente, a decoração de Natal é muito esperada, principalmente na odontopediatria.

Perceber que os funcionários e cirurgiões-dentistas, toda a equipe da clínica odontológico se preocupa com a decoração de Natal, faz com que, automaticamente, os pacientes se sintam bem.

Escolher a decoração de Natal apropriada é, além de tudo, um atrativo que traz muitos benefícios para o consultório, deixando o ambiente aconchegante e remetendo às festas.

Fazendo com que, ainda mais as crianças, se sintam felizes e até mesmo distraídos no momento pré-consulta.

Decoração de Natal Para Consultórios Pequenos

Neste caso, o importante é entender que, pelo ambiente da clínica odontológica ser relativamente pequeno, a ideia é manter a decoração com elementos menores.

Acessórios de mesa, por exemplo, como as guirlandas nas portas, enfeites de bolas coloridas, arranjos, velas, pinha e as tão conhecidas luzinhas, são uma opção.

O ideal é não deixar a decoração do dia a dia competir com a de Natal.

Por isso, caso note que o ambiente está ficando visualmente poluído e com muitas informações, pode ser uma boa ideia manter somente a natalina.

A delicadeza é a grande jogada no caso dos ambientes menores, encher o local com acessórios e acabar exagerando não significa que está bem decorado.

Consultórios Grandes

Já nos espaços maiores, uma árvore chamando a maior atenção e sendo o destaque para o ambiente pode ser colocada sem problemas.

Porém, é importante lembrar de deixá-la, por exemplo, na recepção, que é um local que dificilmente irá atrapalhar a circulação dos pacientes e profissionais pelo consultório.

O balcão de atendimento e outras superfícies também podem ser decorados – investindo na dica anterior sobre os acessórios de mesa.

De modo geral, é muito interessante que uma paleta de cores seja definida, para que todas casem e o ambiente não fique com um ar cansativo.

Dessa forma, algumas dicas de decoração de natal e as melhores combinações de cores são:

  • Tradicional: verde + vermelho
  • Elegante: branco + dourado
  • Minimalista: branco + prata
  • Clean: branco + azul
  • Delicado: branco + rosa
  • Clássico: branco + vermelho
  • Ousado: branco + roxo

Após ter definido qual a mais se encaixa com seu consultório e com o que mais te agrada, aplique todas elas gradualmente pelas decorações no consultório.

Decoração de Natal na Sala de Atendimento

Uma dica é manter sempre a maior parte da decoração na recepção da clínica. Já na sala em que os pacientes são atendidos, você pode optar por outras alternativas.

Prefira os enfeites de natal mais simples e discretos, por exemplo, algumas bolinhas na janela. Ou ainda, um mini-pinheiro de natal sobre a mesa do cirurgião.

Potinhos de Natal que simbolizam a neve no fundo e com alguns acessórios também são delicados e já deixam o ambiente com um aspecto de mais decorado.

Decoração de Natal e a Odontopediatria

Com certeza o Natal é uma data festiva que anima, principalmente, as crianças. O clima de férias, família reunida, os presentes e brinquedos fazem parte disso, assim como a decoração.

Dessa forma, preparamos algumas boas dicas de decoração de natal para uma clínica odontológica focada na odontopediatria.

  1. Invista em enfeites que estimulem a participação e distraiam as crianças;
  2. Faça o desenho de uma árvore, coloque na parede da recepção e, ao lado, deixe em uma caixa vários recortes coloridos em formatos de bolas, papai noel, botas, trenós e renas para as crianças decorem a árvore. Disponibilize algo para fixar que não estrague o consultório;
  3. Recorte símbolos do Natal em feltro ou EVA ou faça uma árvore com fita isolante na parede;
  4. As crianças adoram os calendários natalinos, então, que tal colocar um no seu consultório?

O calendário começa no domingo mais próximo de 30 novembro e vai até o dia 24 de dezembro e a maneira como ele funciona é bem simples.

A cada dia do calendário há uma mensagem surpresa para refletir sobre o verdadeiro significado do Natal, podendo ainda assim acompanhar de alguma lembrancinha.

Esse é uma forma de manter os pequenos distraídos e entretidos até o momento do atendimento.

Decoração de Natal na Fachada do Consultório

Investir na decoração de Natal para consultório odontológico também envolve pensar nos atrativos para a parte de fora e fachada do local.

Normalmente, o que se costuma fazer é pendurar uma guirlanda na porta de entrada da clínica, já indicando de cara que ali há um ambiente decorado.

Além disso, as luzinhas e cordões de led contornando toda a fachada do local ou ainda em alguma árvore, postes que estejam próximos, são uma boa ideia.

Colocar figuras natalinas próximas a entrada e, até mesmo distribuí-las por vasos e locais adequados, pode ter um resultado bacana.

Porém, a maioria dessas dicas só serve para casos em que o local é um imóvel independente e não uma sala comercial em um prédio, por exemplo.

Brindes de Natal

Essa é uma data comemorativa muito caracterizada pela troca de presentes, não é mesmo? Dessa forma, investir em alguns brindes é mais um atrativo além da decoração de consultório odontológico.

Porém, não se preocupe, não é preciso que seja nada muito caro ou até mesmo sofisticado. Apenas algo que demonstre atenção e carinho para com os pacientes.

Um bombom com um bilhete de agradecimento e desejando boas festas é um bom exemplo, assim como doces artesanais ou mensagens bonitas.

Sugestões de Brindes de Natal Para Pacientes

Além de tudo que citamos, como não deixa de ser época festiva em um consultório de odontologia, algumas ideias que tenham a ver com a área também são boas.

Negociar com fornecedores alguns acessórios, por exemplo, pode funcionar muito bem. Encomende produtos de higiene bucal no geral e distribua-os ao fim da consulta.

Para que não pareça algo comum que poderia ter sido entregue no dia a dia, coloque com o brinde um cartão personalizado de Natal e uma mensagem.

Não se esqueça das redes sociais! Para pacientes que talvez não estejam na clínica no momento, entrar em contato por Whatsapp, Facebook ou Instagram, apenas deixando uma mensagem, é uma boa opção.

Com todas essas dicas sobre como fazer uma decoração de Natal em seu consultório, com certeza você estará pronto para o momento.

Não exige muito do profissional, e uma boa decoração de Natal faz toda diferença no clima e atendimento!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!