Kit viagem odontológico: saiba tudo o que precisa levar!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Não quebrar a rotina de higiene bucal também é importante durante as viagens

Quem não gosta de viajar e conhecer lugares novos, certo? Sair da rotina é sempre bom, mas nesses momentos não podemos deixar de lado nossa higiene bucal. Por isso, o kit viagem é essencial.

Manter a saúde bucal viajando não é uma tarefa fácil. Desse modo, preparar um kit viagem com todos os utensílios e produtos que você pode precisar pode ajudar bastante nessa missão.

Um kit viagem completo é feito analisando tudo que você usa no dia a dia ou mesmo materiais de uso esporádico. Para montar o seu, saiba exatamente o que você não fica sem na sua rotina de cuidados e o que você pode precisar.

Qual a importância de um kit viagem?

Viajar, seja por um curto ou longo período de tempo, é sinônimo de sair da rotina. Assim, isso envolve desde a alimentação, horários, até os cuidados com a saúde bucal.

Dessa forma, para te auxiliar nesses momentos, um kit odontológico para viagem é essencial, além de te ajudar a não desenvolver problemas que possam prejudicar a viagem.

Por isso, esse simples e tão importante acessório evita também que você se perca e quebre de vez a rotina, tendo dificuldade de voltar a ela mesmo quando chegar em casa.

Como já comentamos, a alimentação também tende a mudar muito durante as viagens. As guloseimas ficam mais presentes no dia a dia. É comum ingerir certos alimentos que prejudicam a estética e saúde do dente.

Além disso, manter uma boa rotina de higiene bucal durante a viagem evita que sejam desenvolvidos:

O que devo ter no meu kit?

Nada fora muito comum! É sempre importante considerar o que você já usa no seu dia a dia. Assim, o mesmo será usado para cuidar da saúde bucal durante uma viagem.

Alguns itens básicos e indispensáveis no seu kit higiene bucal para viagens para que seja possível manter a limpeza em dia são:

  1. Escova de dentes. Nesse caso, pode ser interessante comprar uma capa protetora para as cerdas da escova, uma vez que ela será transportada e colocada em ambientes e superfícies desconhecidas;
  2. Creme dental;
  3. Enxaguante bucal;
  4. Fio dental;
  5. Hidratante labial. Manter os lábios hidratados também previne alguns problemas que apresentam como causa a desidratação, como por exemplo a boqueira.
  6. Goma de mascar. O correto é, sempre que puder, realizar a escovação e limpeza de forma completa. Mas em casos de emergência, os chicletes ajudam com o hálito e também estimulam a saliva, neutralizando o pH da boca.

Todos esses itens são básicos para que você consiga manter uma higiene bucal minimamente eficaz durante sua viagem.

Muitos deles são desenvolvidos propriamente para isso. Dessa forma, é possível encontrar várias opções para esses produtos que estão disponíveis em tamanho viagem, facilitando o transporte e ocupando menos espaço na mala.

Existe ainda no mercado uma variada cartela de opções de kits prontos para viagem. De todas as marcas e contendo os principais produtos, os preços são acessíveis, ficando na média dos R$15,00.

E se for fazer um intercâmbio de meses, por exemplo?

Outra questão importante a se levar em conta quando está arrumando as malas é pensar se você irá viajar por muito tempo.

Especialmente para países afastados ou em locais e zonas muito diferentes do país, clima, condições que você mora atualmente, é fundamental se certificar de programar uma consulta de revisão odontológica antes de ir embora.

As viagens envolvem um sentimento de querer se divertir e relaxar livre de problemas. Por isso, a última coisa que você quer é o desenvolvimento de doenças quando está longe, certo?

Ainda mais sabendo que, na maioria das vezes, estará sem chances de ter acesso a um profissional da odontologia que consiga oferecer um cuidado dental mais preciso e confiável.

Ainda que imprevistos aconteçam, é normal que os problemas se apresentem em qualquer momento. Porém, você sempre poderá reduzir o risco ao se preparar da melhor forma possível antes de começar sua viagem.

Kit viagem para um lugar quente

Muitas famílias gostam de viajar durante o verão, curtir a praia, piscinas. Dessa forma, separamos algumas dicas de  cuidados com a saúde bucal que você deve ter durante essa estação.

  1. Antes de se expor ao sol, passe protetor solar. Essa dica é básica, não é mesmo? Porém, jamais devemos esquecer de proteger os lábios, principalmente o inferior. O câncer labial é uma doença grave e séria, não podemos dar chance ao risco;
  2. A exposição excessiva ao sol também pode desencadear uma crise de herpes labial, uma vez que a nossa resistência imunológica costuma ficar mais baixa nessas condições. Por isso, se hidratar, manter uma alimentação rica em vitaminas, alimentos saudáveis que ajudem a manter uma boa imunidade é uma boa pedida;
  3. As refeições costumam ser mais leves e frescas. Dessa forma, os sorvetes, coquetéis alcoólicos caprichados no açúcar e outras delicias características do verão podem ser ainda mais prejudiciais à saúde dos dentes. Vale ficar sempre de olho e procurar realizar a higiene bucal adequada após cada refeição completa.
  4. Cuidado com as crianças! Nessa época, muitos estão de férias, fazem amigos e diversas brincadeiras acontecem. Com isso, acidentes também são comuns. Correr, andar de skate, patins, bicicletas e até mesmo praticar esportes radicais. Sem falar nos jogos com bolas! É importante que os pais estejam atentos e preparados para saber o que fazer.

De forma geral, essas precauções irão ajudar a ter um período de férias tranquilo e sem conturbações. Vale a pena se prevenir para não sofrer depois.

Como cuidar dos dentes durante uma viagem?

Além de todas as dicas que já demos de cuidados mais diretos e especificamente relacionados à higiene bucal, existem então medidas preventivas antes de ir viajar.

Passar em uma consulta geral com um cirurgião-dentista é importante. Explique sobre sua viagem, quanto tempo ficará e conte sobre o clima e alimentação.

Dessa forma, o profissional conseguirá indicar os melhores procedimentos e cuidados a serem tomados.

Principalmente, aos que possuem aparelhos ortodônticos ou estão no meio de um tratamento, é importante ouvir e seguir as recomendações.

Nunca sabemos quando um acidente pode acontecer. Estar longe de casa e sem fácil acesso ao seu consultório de costume é complicado. Por isso, um seguro viagem é uma boa saída e auxílio caso algo mais sério aconteça.

No mais, o importante é estar em dia com seu kit viagem e exames odontológicos. Não dê chance para a dor e traga na mala somente boas lembranças!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.