PACIENTES

Mascar chiclete faz bem ou mal para a saúde bucal?

Mascar chiclete faz bem ou mal para a saúde bucal?

Vilões ou não? Essa é a dúvida que todo amante de chiclete já se fez

Há diversos hábitos que podem prejudicar a nossa saúde bucal. Eles são chamados de hábitos parafuncionais, um exemplo é dormir apoiando o rosto nas mãos. Talvez, o mais comum e mais questionado, seja o de mascar chiclete.

Há quem diga que faz bem e quem diz que faz mal. Independentemente da resposta certa, a verdade é que mascar chiclete é gostoso e isso pode acabar prejudicando aqueles que precisam evitar.

Então, que tal descobrir as vantagens e desvantagens de mascar chiclete para a sua saúde bucal? Isso pode, finalmente, te ajudar a decidir se deve ou não manter esse hábito!

As vantagens de mascar chiclete

Ao contrário do que muitos acreditam, existem sim benefícios de mascar chiclete. Já foi comprovado que nossa concentração fica mais aguçada enquanto mascamos chiclete.

E essa é só uma das vantagens. Os chicletes sem açúcar podem ajudar na limpeza dos dentes. Isso mesmo!

O motivo é simples: quando mastigamos o chiclete, há um aumento na produção de saliva. Esse fator, aliado ao “grude” do chiclete, ajudam a retirar pedaços de comida que ficaram presas ao dente.

O aumento da saliva também ajuda a controlar o pH da boca. Isso evita, por exemplo, a proliferação de bactérias causadoras de doenças.

Alguns chicletes também são feitos com uma substância chamada xilitol. Essa substância ajuda a controlar o número de bactérias na sua boca, já que as bactérias morrem ao se associar a ela.

Por isso, se for comprar um chiclete, fique atento a sua composição!

As desvantagens de mascar chiclete

Os malefícios de mascar chiclete são muitos. O primeiro é diretamente relacionado a saúde bucal. Muitos chicletes são produzidos com açúcares e uma série de produtos químicos que podem prejudicar o seus dentes.

Os mais comuns, e mais saborosos, costumam ser recheados com substâncias que propiciam a cárie, por exemplo.

Outro fator é a ATM. Mascar chiclete é um dos hábitos que podem causar distúrbios e desgastes na articulação mais importante para a mastigação. Esse hábito é um dos fatores de influência para a DTM.

Se esses fatores não fossem suficientes, mascar chicletes também afetam a saúde do seu corpo como um todo. Ao mastigar, você envia um sinal para o seu cérebro de que está ingerindo alimento.

Isso faz com que seu estômago produza ácido gástrico. Quando o alimento não chega, esse ácido produzido fica parado no estômago – e causa estragos.

Um dos problemas que podem surgir com o consumo de chicletes é a gastrite. Se você já tem a doença, os chicletes estão proibidos para você!

Como parar de mascar chiclete?

Para muitos, as gomas de mascar são um vício. Nesses casos, o paciente deve procurar ajuda profissional, mas há algumas medidas que podem ajudar na diminuição do consumo.

Em primeiro lugar, identifique se há algum fator associado ao hábito de mascar. Situações de estresse? Situações de tédio? Medo do mau hálito? Ou é apenas um hábito tão comum que você nem percebe quando pega um chiclete?

O fator que leva ao hábito deverá ser cuidado antes de cortar o próprio chiclete. O motivo é simples: se há um gatilho para o uso, você pode acabar apenas substituindo um vício por outro. Entenda como sua mente funciona!

Mascar chicletes: sim ou não? Essa é uma decisão só sua, mas pondere bem antes de decidir!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também