Mascar chiclete faz bem ou mal para a saúde bucal?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Vilões ou não? Essa é a dúvida que todo amante de chiclete já se fez

Há diversos hábitos que podem prejudicar a nossa saúde bucal. Eles são chamados de hábitos parafuncionais, um exemplo é dormir apoiando o rosto nas mãos. Talvez, o mais comum e mais questionado, seja o de mascar chiclete.

Há quem diga que faz bem e quem diz que faz mal. Independentemente da resposta certa, a verdade é que mascar chiclete é gostoso e isso pode acabar prejudicando aqueles que precisam evitar.

Então, que tal descobrir as vantagens e desvantagens de mascar chiclete para a sua saúde bucal? Isso pode, finalmente, te ajudar a decidir se deve ou não manter esse hábito!

As vantagens de mascar chiclete

Ao contrário do que muitos acreditam, existem sim benefícios de mascar chiclete. Já foi comprovado que nossa concentração fica mais aguçada enquanto mascamos chiclete.

E essa é só uma das vantagens. Os chicletes sem açúcar podem ajudar na limpeza dos dentes. Isso mesmo!

O motivo é simples: quando mastigamos o chiclete, há um aumento na produção de saliva. Esse fator, aliado ao “grude” do chiclete, ajudam a retirar pedaços de comida que ficaram presas ao dente.

O aumento da saliva também ajuda a controlar o pH da boca. Isso evita, por exemplo, a proliferação de bactérias causadoras de doenças.

Alguns chicletes também são feitos com uma substância chamada xilitol. Essa substância ajuda a controlar o número de bactérias na sua boca, já que as bactérias morrem ao se associar a ela.

Por isso, se for comprar um chiclete, fique atento a sua composição!

As desvantagens de mascar chiclete

Os malefícios de mascar chiclete são muitos. O primeiro é diretamente relacionado a saúde bucal. Muitos chicletes são produzidos com açúcares e uma série de produtos químicos que podem prejudicar o seus dentes.

Os mais comuns, e mais saborosos, costumam ser recheados com substâncias que propiciam a cárie, por exemplo.

Outro fator é a ATM. Mascar chiclete é um dos hábitos que podem causar distúrbios e desgastes na articulação mais importante para a mastigação. Esse hábito é um dos fatores de influência para a DTM.

Se esses fatores não fossem suficientes, mascar chicletes também afetam a saúde do seu corpo como um todo. Ao mastigar, você envia um sinal para o seu cérebro de que está ingerindo alimento.

Isso faz com que seu estômago produza ácido gástrico. Quando o alimento não chega, esse ácido produzido fica parado no estômago – e causa estragos.

Um dos problemas que podem surgir com o consumo de chicletes é a gastrite. Se você já tem a doença, os chicletes estão proibidos para você!

Como parar de mascar chiclete?

Para muitos, as gomas de mascar são um vício. Nesses casos, o paciente deve procurar ajuda profissional, mas há algumas medidas que podem ajudar na diminuição do consumo.

Em primeiro lugar, identifique se há algum fator associado ao hábito de mascar. Situações de estresse? Situações de tédio? Medo do mau hálito? Ou é apenas um hábito tão comum que você nem percebe quando pega um chiclete?

O fator que leva ao hábito deverá ser cuidado antes de cortar o próprio chiclete. O motivo é simples: se há um gatilho para o uso, você pode acabar apenas substituindo um vício por outro. Entenda como sua mente funciona!

Mascar chicletes: sim ou não? Essa é uma decisão só sua, mas pondere bem antes de decidir!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.