Estratégias de marketing sazonal podem diferenciá-lo de outros consultórios
Que o mercado de trabalho odontológico é muito concorrido todos os profissionais da área sabem. No entanto, poucos se aproveitam de técnicas de publicidade, como o marketing sazonal, para alcançar melhor o público desejado.
A técnica é totalmente exequível, mas vale pontuar que o marketing sazonal na odontologia é um pouco mais complicado, já que, segundo as normas do CFO e do CRO, os dentistas não podem divulgar preços e promoções.
Marketing sazonal é o termo utilizado para vendas que podem variar conforme épocas específicas do ano. Dessa forma, os profissionais aproveitam oportunidades durante períodos do ano para aumentar o número de vendas de produtos e de serviços.
Em outros textos, já discutimos alguns pontos do marketing, tanto para dentistas quanto para consultórios. No entanto, o foco de hoje é a aplicação dessas estratégias em uma sazonalidade, ou seja, em algo temporário ou que acontece durante uma determinada época.
O que é campanha sazonal?
O primeiro ponto que explicaremos é sobre o que é campanha sazonal. De uma maneira geral, é possível entender que uma campanha sazonal é quando alguém aproveita de datas comemorativas para oferecer produtos e serviços mais procurados nessas épocas.
Então, é necessário entender qual será a estratégia para determinada data do ano para atingir o público certo.
São necessários três fatores para que essa ação tenha êxito:
- Ter organização para elencar quais são as melhores datas do ano para fazer campanhas especiais;
- Possuir o produto em estoque, disponível para vender quantos forem pedidos;
- Agenda de serviços disponível para atender os pacientes.
Agora, tendo em vista que profissionais de odontologia não podem fazer publicidade revelando preços e fazendo promoções, o uso desta técnica acontece por meio de conteúdos interessantes para o público.
Isso serve não apenas para as redes sociais, mas também para o consultório, fazendo uma decoração especial e temática, por exemplo.
Mas lembre-se: para fazer da melhor forma possível, o recomendado é entender quais são datas comemorativas que permite a realização. Não se esqueça de considerar a aceitação e a adesão do seus pacientes com as medidas, ajustando-as sempre que julgar necessário.
Por que utilizar marketing sazonal no consultório?
Fazer uso das datas sazonais para criar campanhas nas redes sociais atrai um número maior de pessoas e funciona como um diferencial no mercado odontológico.
Dessa forma, os pacientes podem conhecer mais você e seu consultório, mantendo uma comunicação constante e fidelizando-os, o que permite aumentar seus rendimentos também.
Como aplicar o marketing sazonal na odontologia?
A melhor maneira para aplicar o marketing sazonal na odontologia é entendendo quais são as datas comemorativas que podem ser usadas estrategicamente.
Seguindo a ordem dos meses, separamos algumas delas:
- Carnaval;
- Páscoa;
- Dia das mães;
- Dia dos namorados;
- Férias do mês de julho;
- Dia dos pais;
- Dia das crianças;
- Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio e valorização da vida);
- Outubro Rosa (câncer de mama);
- Novembro Azul (câncer de próstata);
- Dezembro Laranja (câncer de pele);
- Black Friday;
- Natal;
- Réveillon.
Ressaltamos que esses são alguns exemplos, você pode analisar outras datas que geram engajamento do público.
É importante ficar de olho nas ações dos outros consultórios, analisando-os e vendo também quais são as pautas do momento.
Após organizar o calendário das datas que serão utilizadas, chega o próximo passo para aplicar uma campanha de marketing sazonal, que é dividido em cinco partes:
- Conhecer o paciente: saber com quem você está lidando é essencial para definir como se portar para atingir o público;
- Estar presente online e offline: o engajamento é um fator essencial para que o marketing odontológico dê certo, para isso as redes sociais são um bom meio;
- Comunicação com o paciente: conversar com as pessoas em datas especiais é algo que faz toda diferença, pois eles se sentem especiais;
- Agradar o público: oferecer brindes, dependendo dos clientes, é algo que fará diferença quando ele escolher uma clínica passar consultar;
- Proporcionar eventos sempre que possível em datas comemorativas.
Um bom exemplo de marketing sazonal é a Páscoa, uma época que o dentista pode realizar publicações em suas redes sociais sobre o chocolate e o açúcar, falando dos seus malefícios para os dentes.
Vale ressaltar que tudo irá depender da diretriz e do objetivo desejado pelo consultório.
Portanto, para obter um bom resultado com o marketing sazonal, deve haver um estudo dos clientes para entender qual é a melhor forma de agir.