Ao abrir um consultório odontológico, um dos pontos pensados gira em torno do atendimento e da fidelização do cliente, mas hoje em dia existem técnicas que ajudam nisso, como é o caso do neuromarketing.
Com o passar dos anos, entender a cabeça do consumidor começou a ser um estudo do marketing para poder atrair clientes com facilidade, e é daí que surge a expressão neuromarketing.
Neuromarketing é então uma junção do estudo sobre o sistema nervoso juntamente com o marketing, tendo objetivo de entender o que um consumidor pensa.
É por meio disso que muitas marcas conseguem impactar da melhor forma possível as pessoas que podem se tornar eventuais compradores.
Mas se você abriu um consultório recentemente e está pensando em como possuir uma melhor relação com os clientes e também possuir um maior número de pacientes, você está no lugar certo!
Neste artigo nós iremos abordar como essas técnicas funcionam e relacionar o seu uso com a odontologia. Vamos lá?
Qual a utilidade do neuromarketing?
Apesar de ser comum que empresas enviem diversos formulários e pesquisas de satisfação, esse tipo de estudo não usa esses parâmetros como base.
Na verdade, podemos dizer que a forma de estudo é ainda mais profunda, no sentido de entender mesmo como o cérebro de um consumidor em potencial responde à estímulos.
Todavia, isso se dá principalmente porque nem mesmo pesquisas, feedbacks ou posts nas redes sociais abrangem de forma tão forte quais são as motivações que fazem decidir por uma marca e não outra.
Afinal, as tomadas de decisões não acontecem de forma racional, lógica e consciente, como muitos acreditam que seja.
Na verdade, ela começa no inconsciente, impulsionada por estímulos que ativam áreas o cérebro.
Mas antes de prosseguirmos, é necessário explicar um pouco sobre as três divisões que o cérebro possui, sendo elas:
- Cérebro Reptiliano: realiza o controle dos instintos relacionados à sobrevivência como respiração e batimentos cardíacos, e tem emoções como medo, fome e raiva como estímulo;
- Sistema Límbico: opera sobre as emoções mais complicadas, e é responsável pelo armazenamento de dados. Essa área, entretanto, é estimulada pelos cinco sentidos;
- Neocórtex: controla a parte lógica, de raciocínio e social.
Essa última área, por sua vez, é o que muitos acreditam ser o local, por assim dizer, que nos faz tomar decisões.
Mas como isso tem ligação com o marketing?
A ligação entre ambos é pautada por estudos que mostram que qualquer provocação, como propagandas, mexem primeiramente com dois pontos: o cérebro reptiliano e o sistema límbico, mesmo que inconscientemente.
Sendo assim, é a partir daí que o indivíduo começa a tomar uma decisão, pois o neocórtex irá realizar o processo de mostrar que a escolha foi feita de forma lógica logo após o seu desenvolvimento anterior.
De tal maneira, é aqui então que as técnicas de neuromarketing se mostram efetivas, uma vez que ela tem como intuito final o de entender como se dá esse processo e mexer, positivamente, com o cérebro do consumidor.
Todavia, é válido ressaltar que não é uma espécie de lavagem cerebral e nem nada assim, apenas de mostrar ao cérebro que determinado produto ou serviço é de qualidade.
E isso se dá pelas três etapas da decisão de escolha, segundo um estudo da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS):
- Primeiro o cérebro decide o que a pessoa fará;
- Logo a decisão surge na cabeça, dando sensação de ser algo lógico e racional;
- Por fim, a escolha segue aquilo que foi idealizado.
Logo, sabendo como o cérebro funciona é possível utilizar técnicas de marketing que irão mexer com as mais variadas emoções do consumidor de forma a fazer com que ele escolha o seu produto ou marca.
Quais são as melhores técnicas que podem ser elencadas?
Antes de tudo, é necessário pontuar que as técnicas do neuromarketing se encontram dentro de seis áreas:
- Branding: a identidade da marca;
- Design dos produtos e inovação dentro do mercado: uma das chaves para o crescimento e boa competitividade de mercado;
- Tomada de decisão: ponto explicado anteriormente, mas que se consiste em entender o que leva alguém a tomar uma decisão por marca/produto;
- Publicidade eficaz: entender a recepção da propaganda também ajuda a melhorá-la;
- Entretenimento eficaz: o entretenimento também é uma chave principal para criar opiniões, bem como alterar atitudes e preferências dos consumidores;
- Experiência online: aplicar o neuromarketing na internet é uma forma de atingir o possível público da marca em potencial.
Tendo isso como base, algumas das técnicas as quais podemos indicar são:
- Aposte em imagens ao invés de textos;
- Aproxime o consumidor da sua marca por meio da imagem de pessoas e rostos reais;
- Entenda a psicologia das cores e use à seu favor, uma vez que cores fazem toda diferença em anúncios e propagandas;
- Aposte em fontes de texto que facilitam a leitura para ajudar o consumidor a entender e então poder decidir;
- Não perder consumidores é melhor do que ganhar;
- Deixe o layout do seu site o mais limpo, claro e atraente aos clientes possível;
- Ancoragem de preços.
Essa última técnica, no entanto, possui a premissa da busca e comparação de preços para analisar se ele é barato ou caro.
Sendo assim, essa técnica se torna uma boa forma de conseguir realizar mais negócios por cativar o consumidor de que aquele investimento é válido e bom à ele.
Como que o neuromarketing é aplicado à odontologia?
Todas as pessoas que trabalham em uma empresa ou são donos de uma empresa sabem da importância do marketing. Mas a pergunta que fica é: isso se aplica também na odontologia?
E a resposta, é que sim. Existe uma relação entre as táticas do neuromarketing com a odontologia.
Mas além de todos os equipamentos, a boa infraestrutura e também uma equipe de profissionais qualificados, a publicidade odontológica também possui papel fundamental na boa funcionalidade do consultório.
Sendo assim, tanto o neuromarketing na odontologia quanto o neuromarketing no consultório odontológico são pontos muito úteis!
Confira então quais são as dicas que podem ser aplicadas dentro dessa área:
- A venda, seja de produtos ou serviços, começa no primeiro contato com a empresa, logo os cuidados com os detalhes é essencial;
- Saiba o que o cliente quer comprar de fato;
- Faça a venda para o cérebro, e não para as pessoas uma vez que muitas vezes o consumidor está precisando que você diga qual é o produto que ele precisa;
- Nunca apresente apenas uma situação pois normalmente o ser humano desconfia quando possui apenas uma opção;
- Mantenha o contato visual, olhando o consumidor nos olhos;
- Aprenda a utilizar a linguagem de maneira a convencer qualquer pessoa, independente de sexo ou idade;
- Faça bom uso dos cinco sentidos para fazer a venda.
Entretanto, essa parte se dá mais para a venda de produtos odontológicos.
E para o consultório?
Quando falamos de técnicas para aplicar no consultório temos as seguintes dicas:
- Procure deixar o ambiente do consultório decorado e personalizado;
- Possua espaços próprios para o paciente aguardar, como um coffee break por exemplo;
- Coloque uma música ambiente para relaxar e descontrair a sala de espera;
- Se preocupe com o seu marketing pessoal e também com o da equipe dos funcionários, principalmente os que trabalham na recepção;
- Crie redes sociais para o consultório;
- Proporcione um atendimento diferenciado e único quando comparado à outras clínicas e consultórios odontológicos.
É válido ressaltar que um outro ponto tão importante quanto estes já citados é a gestão de pessoas, capacitando a equipe a desenvolver o melhor trabalho possível.
Mas agora que você sabe mais sobre o neuromarketing que tal começar a investir também nessa área do seu consultório odontológico para poder prestar um serviço melhor e com um foco maior nos seus pacientes?