O espaço infantil é importante para o seu consultório!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Acolher as crianças é essencial, mesmo que elas não sejam seu público alvo

Quando você começa a montar seu consultório odontológico, muitas coisas vem a mente. Quais aparelhos devo comprar? Quais materiais escolher? Já pensou sobre o espaço infantil? Ele pode ser tão importante quanto seus equipamentos!

Um local agradável e acolhedor para seus pacientes é o que define se eles irão ou não voltar para uma próxima consulta. O espaço infantil será uma maneira de conquistar seus pacientes direta ou indiretamente.

Espaço infantil é um local onde as crianças terão alguma forma de entretenimento voltada para elas. O local não precisa ser grande, nem caro para ser montado. Entenda aqui como planejar esse espaço!

Por que planejar o espaço infantil?

Você já pensou nas cores das paredes, nas cadeiras e, provavelmente, em alguma decoração para o seu consultório.

O pensamento de colocar revistas ou algum entretenimento mais adulto deve ter passado pela sua mente ou já estar nos planos.

Então, a pergunta certa é: por que você ainda não pensou no espaço infantil? Mesmo que os pequenos não sejam seu público principal, elas farão parte do seu consultório.

Muitos pais levam seus filhos para as consultas e se deparam com o dilema de não ter como entreter a criança durante a espera ou a consulta.

Esse fator será determinante para esse pai ou mãe voltar a se consultar com você. Infelizmente, nem sempre um excelente trabalho é suficiente para conquistar o carisma dos seus pacientes!

E em consultórios de odontopediatras?

Nesse caso, o espaço kids é essencial. Para conquistar os pequenos, a “consulta” deve começar desde a recepção. Locais frios, com pouca cor e atividades, não deixará as crianças confortáveis.

Em contrapartida, um ambiente pensado para eles, pode inclusive ajudar a combater o famoso medo de dentista.

Como montar o espaço infantil?

O espaço infantil pode ser mais simples do que você imagina. Claro, se você estiver montando um consultório de odontopediatria, essa lógica muda – seu espaço deve ser mais completo, voltado totalmente para os pequenos!

Listamos aqui algumas medidas que podem ajudar você a montar o espaço infantil:

Mesinha de atividades

Isso é tudo que você precisa para um espaço kids simples, mas eficiente. Uma mesa para crianças, folhas para colorir e alguns lápis de cor.

Além de ocupar pouco espaço, você oferece uma atividade interessante e que agrada a maioria dos pequenos.

Você pode encontrar tamanhos variados de mesas infantis, em diversos preços. Com certeza alguma delas cabe na sua área de espera – e no seu bolso.

Caixa de brinquedos

Essa é uma opção valida para complementar sua área infantil, mas também é válida sozinha. Uma caixa – ou mais – com brinquedos variados, podem entreter as crianças por horas!

Outra vantagem da caixa de brinquedos é que você pode investir em brinquedos que remetem a odontologia. Já existem diversos tipos no mercado e isso pode estimular a criança a se interessar pelos cuidados bucais.

Você também pode permitir que a criança leve um dos brinquedos para a consulta – ou ter alguns na sua sala, para esse objetivo. Segurar um brinquedo pode deixá-la mais confortável durante a consulta e distraí-la durante algum procedimento mais complicado.

Livros

Essa opção pede mais investimento, mas pode ajudar muito, assim como os brinquedos. Existem muitos livros que falam sobre os cuidados da boca ou até mesmo sobre ir ao dentista. Que tal ter um desses no seu consultório?

Se você puder investir um pouco mais, coloque mais livros e você pode usá-los até como decoração! Claro, eles sempre devem estar livres para o acesso dos pacientes.

Tapetes e atividades

Não quer investir na mesinha ou a maior parte dos pacientes estão na primeira infância? O tapete é uma ótima escolha! Práticos para limpar e bem úteis com crianças pequenas, os tapetes também são baratos.

Claro, você deve colocar algumas atividades nele. Brinquedos, livros ou até papeis para desenho podem ser colocados aqui!

Importante: conheça seu público

Você lida mais com bebês? Crianças maiores? De todas as idades? Você não é odontopediatra e só quer ter um espaço acolhedor? Para cada um desses casos, existe uma resposta, por isso identifique seu público antes!

Se você está lidando com bebês, o tapete será a melhor opção. Brinquedos e livros de 0 a 3 anos são os mais recomendados, por não possuírem peças perigosas.

Crianças maiores já gostam mais de desenhos e outros tipos de livros. Se seu público é misto, compre um pouco de ambos, mas evite brinquedos com peças pequenas ou que possam machucar os bebês.

Se você não sabe qual tipo de público usará a área kids, opte pelas escolhas mais neutras!

O espaço infantil é importante para construir uma relação com seus pacientes. Não deixe de investir!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.