Gestão de pessoas pode definir o sucesso do seu consultório

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saber gerir seus funcionários pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu consultório

Nós já demos várias dicas sobre como montar seu consultório, gerir contas e outros detalhes legais que você deve ficar atento. No entanto, ainda não tínhamos abordado outro ponto importantíssimo: a gestão de pessoas.

Por isso, esse artigo foi feito para que você entenda a importância da gestão de pessoas em um consultório odontológico. Para começar, vamos decifrar o que é a gestão de pessoas:

Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma junção de ações que visam potencializar os funcionários de uma empresa e os administrar de forma eficiente. Essas ações envolvem a aplicação de métodos, políticas, técnicas e práticas estudados previamente e com resultados garantidos.

Como aplicar uma gestão de pessoas eficaz?

A gestão de recursos humanos começa ainda na seleção dos seus funcionários. Você deve ter bem claro e definido o tipo de pessoa que você precisa para cada função, as habilidades necessárias, disponibilidade e outros detalhes.

Se a pessoa não cumpre todos os pré-requisitos, não contrate! Sua empresa (que, no caso, é o consultório) precisa de pessoas capacitadas para que funcione de forma correta e ofereça o melhor para os seus pacientes.

Em paralelo, você deve construir um plano de funções. O que é isso? Um plano de funções é onde você vai detalhar todas as funções e obrigações de cada funcionário.

Isso vai ajudar você a saber o que pode e deve cobrar de cada funcionário e, claro, vai ajudá-lo a entender suas funções e obrigações. Lembre-se de sempre passar ao funcionário as atividades que você espera que ele cumpra!

Afinal, você não pode esperar que eles adivinhem que caminho seguir, certo?

Depois disso, você, como gestor do consultório, deve se manter sempre organizado. Saiba que ao fazer um pedido ao seus funcionários, você deve dar prazos para que as tarefas sejam realizadas.

Isso ajuda tanto você a manter o controle das atividades como faz com que os próprios consigam organizar e priorizar sua rotina de forma eficaz.

E aqui acrescentamos uma das dicas mais valiosas: seus funcionários não são apenas números ou robôs.

Por isso, para que sua empresa funcione de forma harmoniosa e seus funcionários se sintam engajados, é importante que você os ouça e saiba estabelecer prazos justos.

Gestão de pessoas: 5 dicas para você aplicar já!

Separamos cinco dicas para gestão de pessoas na odontologia. Leia atentamente e comece a aplicá-las já!

Converse com seus funcionários

Sentar com cada um dos seus funcionários uma vez por mês ou fazer uma reunião com todos mensalmente pode te ajudar a entender as necessidades e dificuldades de cada área.

Além disso, essas conversas podem apontar mudanças necessárias no plano de funções ou no plano de metas do seu consultório!

Não sobrecarregue seus funcionários:

Não adianta contratar uma pessoa para ser seu social media, recepcionista e assistente durante as consultas. Essa pessoa com certeza falhará em uma das funções – ou te deixará totalmente na mão caso não consiga ir trabalhar um dia.

Dividir funções e atribuí-las de forma clara e direta garante maior rendimento e qualidade na entrega;

Não sobrecarregue a si mesmo:

Sim, você é o gestor. Isso não significa que você deve dar ok para cada pequena decisão tomada no dia ou que tudo deva passar por você antes de ser executado.

Portanto, tenha certeza de que seus funcionários possam realizar suas funções sem você ter que supervisionar todos os detalhes. Sua equipe deve ter autonomia!

Invista no desenvolvimento profissional da sua equipe:

Monte planos de carreira, ofereça possibilidades de crescimento, estimule e ajude sua equipe a fazer novos cursos de capacitação. Essas medidas estimulam os funcionários e os tornam mais engajados em suas metas.

Invista no seu desenvolvimento profissional:

Faça um curso de gestão de pessoas, gestão de negócios ou marketing. Faça cursos na sua área da odontologia. Invista em equipamentos para o consultório. Lembre-se: você também faz parte da equipe!

Deu pra perceber que a gestão de pessoas em clínicas odontológicas não é o tema mais fácil, certo? Envolve estudo, dedicação e planejamento. No entanto, seus resultados são comprovados.

Aplique uma boa gestão de pessoas e sinta os efeitos positivos!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!