Tenha o controle financeiro do seu consultório odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba como cuidar das finanças do consultório ou da sua clínica odontológica

A matemática é simples. Para lucrar, você precisa gastar menos do que ganha, economizar dinheiro. Assim, é necessário ter um controle financeiro sobre o dinheiro ganho com o seu trabalho.

Para estabelecer esse controle financeiro do seu consultório ou clínica é necessário compreender alguns conceitos básicos. Eles podem te ajudar a obter uma melhor relação com o dinheiro.

O controle financeiro é a coordenação das atividades e avaliação da condição financeira de sua empresa, que é dado pelos relatórios financeiros obtidos através dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa.

Com isso, você pode ter um melhor domínio de seu negócio. Isso tende a beneficiar tanto o seu estabelecimento, uma vez que você poderá adquirir os equipamentos mais avançados, quanto os clientes, que serão atendidos com mais qualidade e conforto.

Também podemos dizer que investir em seu consultório é uma estratégia de marketing informal. Os equipamentos de última geração melhoram a imagem da clínica, o que aumenta o índice de indicações entre os pacientes.

Isso faz com a receita e a rentabilidade da clínica aumentem. Assim, o profissional consegue investir mais e melhor em processos e equipamentos que tornem seu trabalho mais rápido, direto e eficaz.

Mas para esse engrenagem girar, antes de tudo, você deve se atentar a algumas orientações. No decorrer desse artigo vamos falar um pouco sobre elas.

Como realizar o controle financeiro de meu consultório?

Em primeiro lugar, para realizar o controle financeiro do consultório odontológico, o ideal é que você separe a sua conta bancária pessoal da conta bancária do consultório.

Você não deve misturar as duas de jeito nenhum. Isso só irá gerar confusão e mais dificuldade na hora do controle de finanças.

O recomendado é estabelecer um dia do mês para que você retire o seu “salário”. Porém, nada de retiradas extras.

Por mais que você seja seu próprio chefe, não é legal realizar retiradas extras de dinheiro para não arcar com nenhuma surpresinha em uma situação emergencial no final do mês, não é mesmo?

Por fim, você deve ter total noção de quanto custa a sua hora clínica, com isso, você pode cobrar um valor justo por cada procedimento realizado.

Para calcular a hora clínica, você deve observar o custo fixo de seu consultório e dividir pelas horas trabalhadas no mês.

Outras dicas que podem ser adotadas

Além das indicações colocadas acima, existem outras dicas que você também pode seguir para melhorar o seu negócio, tais como:

  • Pedir descontos em todas as situações de compra, especialmente àquelas em que você pagará à vista;
  • Aprenda a comprar bem. Para isso é necessário ter disciplina, autocontrole e saber planejar. Antes de comprar os materiais odontológicos faça uma pesquisa de preço e uma listinha;
  • Prepare uma lista de bens que deseja comprar para o consultório como uma nova televisão ou um fotopolimerizador. Tudo isso requer planejamento. Pague à vista, valorize seu dinheiro e ganhe descontos.
  • Fique atento e analise seus gastos mensais: telefone, luz, protético, contador etc. Estes custos estão adequados a quanto você deve gastar mensalmente? Fazer uma revisão geral visando redução de gastos pode ser uma boa ideia;

Seguindo todas essas orientações você poderá ter melhor domínio sobre o seu ambiente de trabalho, e consequentemente um maior controle financeiro sobre o dinheiro do consultório.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!