Importância da sala de espera em consultórios odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Uma sala de espera bem organizada faz toda diferença no atendimento ao paciente

Todo mundo gosta de ser recebido em um ambiente limpo e agradável. No consultório odontológico, não seria diferente. Por isso, a sala de espera deve receber tanta atenção quanto as outras áreas da clínica odontológica.

Alguns profissionais negligenciam a sala de espera, montando um ambiente desagradável. Isso é um erro.

Sala de espera é o local no qual os pacientes ficam enquanto aguardam pelo atendimento. Ela é a responsável pela primeira impressão do paciente ao chegar no consultório.

Por isso, é importante que esteja sempre organizada e ofereça o máximo de conforto e acolhimento.

Qual é a importância da sala de espera?

O ideal é que, com planejamento e organização adequadas, o paciente a ser atendido passe o menor tempo possível na sala de espera do consultório.

Um atendimento ágil e atencioso fazem parte das diretrizes da odontologia humanizada. É inevitável que o paciente fique pelo menos alguns minutos aguardado pela consulta.

Contudo, caso a local não seja confortável, a espera odontológica se torna insuportável. Ainda, alguns pacientes sofrem com crises de ansiedade e medo ao visitar o dentista.

Desse modo, montar um ambiente acolhedor é importante para diminuir a tensão e proporcionar um tratamento mais seguro e agradável, tanto para o paciente, quanto para o profissional.

Dicas para montar uma boa sala de espera

  • Decoração

Investir na decoração da sala de espera do consultório odontológico é um bom primeiro passo para montar um ambiente agradável.

A decoração desse ambiente deve transmitir tranquilidade e evitar exageros. Alguns elementos, ao invés de provocarem uma sensação agradável, causam agitação e estresse.

Exemplo disso seria uma parede muita grande e pintada de uma única cor, que gera sensação de monotonia. Desse modo, a melhor maneira de decorar o ambiente é apostando em simplicidade e conforto.

  • Organização

É importante levar em conta o tamanho do consultório e o número de pacientes atendidos por hora no momento de montar o ambiente.

Esse planejamento evita transtornos como salas pequenas demais ou que não comportem a quantidade de pacientes, obrigando alguns a se manterem em pé pela falta de cadeiras, por exemplo.

  • Boa recepção

A recepção também faz toda a diferença durante o processo de espera odontológica.

Por isso, treinar a equipe para recepcionar os pacientes da melhor maneira, com educação e gentileza, é essencial para promover a boa imagem do empreendimento.

  • Distrações

Diversos profissionais utilizam de distrações como revistas e televisões para complementar o ambiente de espera.

A estratégia é boa, porém, deve ser realizada com atenção. Isso porque o conteúdo dos materiais disponibilizados não devem destoar da proposta do local.

Assim, tocar músicas em volume elevado ou disponibilizar programações incompatíveis na televisão, por exemplo, podem acabar criando um ambiente desconfortável.

Uma boa maneira de contornar essa situação pode ser oferecer materiais educativos e informativos, que permitam o paciente e ter mais conhecimento sobre a especialidade.

Oferecer rede de internet gratuita também é uma cortesia que gera frutos positivos quanto a relação do paciente com o consultório.

  • Oferecer água gelada

Em geral, o consumo de alimentos não é adequado antes de uma consulta odontológica. Contudo, a água gelada pode ser um elemento agradável para a passagem do paciente pela sala de espera odontológica.

  • Montar um ambiente infantil

As crianças também passam por procedimentos odontológicos, e muitas delas ficam tensas com a expectativa de sentir dor durante o procedimento.

Assim, montar um espaço exclusivo para elas, contando com brinquedos e atividades, pode ser uma boa maneira de distraí-las e tranquilizá-las.

  • Limpeza

A higiene é um dos pilares fundamentais na odontologia. Desse modo, uma sala de espera odontológica suja e bagunçada fazem com que o paciente perca a confiança na credibilidade do profissional.

Manter um consultório limpo e higiênico ao todo transmite segurança ao paciente e facilita o trabalho do profissional.

É importante ressaltar que toda a experiência no consultório odontológico impactam na satisfação do paciente com o tratamento oferecido.

Desse modo, não deixe de lado os cuidados e esforços necessários para otimizar a sua sala de espera.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.