Benefícios do tratamento humanizado na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Promover maior conforto para os pacientes é uma das vantagens do tratamento humanizado

Muitas pessoas têm medo de frequentar um consultório de dentista. Levados pela ideia de que os procedimentos provocam dor, os paciente não se sentem confortáveis. O tratamento humanizado é uma das alternativas para reverter esse quadro.

Inovações tecnológicas estão contribuindo para a extinção de técnicas desagradáveis para o pacientes. Assim, o tratamento humanizado, acompanhado de procedimentos modernos, tornam o ambiente mais amigável.

Tratamento humanizado tem como objetivo fornecer maior acolhimento e conforto ao paciente. Essa prática vem se tornando cada vez mais popular em diversos ramos da medicina, inclusive na odontologia.

Porém, a humanização na saúde não está apenas no aparecimento de novas técnicas. Também há a evolução no atendimento ao paciente.

O respeito e a empatia são valores cruciais nesse tipo de técnica, visando ouvir e entender as necessidades dos pacientes por completo.

Os pacientes, por sua vez, vêm se tornando cada vez mais exigentes quando se trata do atendimento recebido.

Por isso, o tratamento humanizado é o caminho ideal para o profissional que quer fornecer um serviço completo e de qualidade.

Muitos profissionais podem se perguntar, portanto, quais são as melhores dicas para aplicar os métodos de humanização na odontologia.

Dicas para humanizar o atendimento

Existem algumas boas práticas que ajudam a tornar a experiência do paciente no consultório mais agradável. Entre elas, podem ser citadas:

  • Dê a devida atenção ao paciente

É importante que, para se sentir segura, a pessoa a ser atendida não se sinta como apenas mais um em seu consultório. Dedique parte de seu tempo para ouvir e entender os medos e necessidades dos pacientes.

  • Explique os procedimentos

Além disso, é positivo que se explique os procedimentos que serão realizados e seus motivos.

Assim, a pessoa sentirá que faz parte do processo e entenderá os cuidados que precisará tomar antes e depois do tratamento.

Não saber o que está acontecendo com sua própria saúde bucal gera medo e tensão nos pacientes.

  • Seja ágil

Ninguém gosta de sentir que seu tempo está sendo desperdiçado.

Muitas vezes, a demora pode fazer até com que a pessoa perca as esperanças na efetividade de um tratamento. Assim, deixando de ir às visitas.

Por isso, é importante que o dentista trabalhe com agilidade e dinamismo, porém sem pressa em resolver o problema. Equilíbrio é essencial.

  • Mantenha o contato com o paciente

Uma das características da humanização na odontologia é o maior contato entre o profissional e o paciente.

O acompanhamento após o tratamento é essencial para a efetividade dos procedimentos.

Desse modo, é importante que o dentista mantenha o contato, procurando saber sobre os resultados e possíveis dificuldades enfrentadas pela pessoa.

  • Invista em tecnologia e conforto

Uma série de novas técnicas possibilitam um atendimento mais confortável e agradável.

São exemplos disso, o scanner intra-oral, que substitui o uso da moldeira convencional, e o braquete estético, feito para acabar com o efeito metalizado dos aparelhos ortodônticos.

Além disso, também é recomendável que se invista em conforto em espaços como a sala de espera. Disponibilize revistas, televisões e até aparelhos de música.

A humanização na odontologia traz benefícios tanto para o paciente quanto para o próprio profissional.

Enquanto o paciente recebe um atendimento mais cuidadoso e eficiente, o profissional que pratica o tratamento humanizado garante sua confiança e fidelidade.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.