Conheça tudo o que você precisa saber sobre o Invisalign

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Ter os dentes alinhados e uma mordida adequada, além de proporcionar uma boa aparência estética é importante para a saúde bucal no geral. Por outro lado, a ideia de utilizar um aparelho fixo nos dentes pode desagradar e até mesmo adiar a ida ao dentista para realizar essas correções. Foi para esse tipo de pessoa que surgiu uma nova tendência no mercado ortodôntico, o Invisalign.

O Invisalign é resultado do desenvolvimento tecnológico em tratamentos ortodônticos que, além de corrigir os dentes, proporciona conforto, facilidades de uso e é mais favorável a questões estéticas, já que torna-se quase imperceptível dentro da boca. Seu uso pode ainda oportunizar um tratamento ortodôntico mais rápido, se comparado ao uso do aparelho fixo, por exemplo.

Esse dispositivo ortodôntico, o Invisalign, é uma alternativa ao uso do aparelho fixo tradicional, sendo um tratamento realizado por meio de moldeiras removíveis e transparentes, nomeadas de “alinhadores”. Assim, realizam o mesmo procedimento do aparelho convencional, porém mais rápido e sem afetar a estética.

Como funciona o Invisalign

O tratamento com o Invisalign consiste no uso de moldeiras de material transparente no lugar dos aparelhos ortodônticos convencionais, sendo utilizada por cerca de 22 horas diárias durante uma a duas semanas até ser substituída pela próxima moldeira.

Dessa forma, o dispositivo atua em sequência para proporcionar as movimentações essenciais para o realinhamento dos dentes.

O ortodontista realizará uma avaliação inicial para analisar o nível de complexidade de cada caso. Podendo ser necessárias fotografias, radiografias e outros exames para elaborar o plano de tratamento.

O plano de tratamento com o sistema Invisalign é completamente digitalizado. Esse planejamento se inicia com a ajude de um scanner que obtém uma imagem 3D da estrutura dentária do paciente.

Em seguida, o profissional realizará o mapeamento das movimentações que deverão ser feitas para o alinhamento dos dentes. O software especialmente desenvolvido pela marca possibilita ainda que o paciente possa ver o resultado final do tratamento.

Após o mapeamento, realiza-se a confecção das moldeiras, produzidas através de uma impressão de alta tecnologia. O material utilizado na confecção do produto, diferente dos plásticos de outros tipos de moldeiras, é o SmartTrack.

O tratamento inclui o uso de pequenas peças, da cor do esmalte do dente, fixadas nos dentes, que oferecem um ponto de apoio para firmar o alinhador transparente.

Por fim, o sistema de tratamento Invisalign conta com recursos de contenções para garantir a conservação dos resultados pós-tratamento. Essas contenções são igualmente transparentes e praticamente invisíveis aos olhos, sendo confeccionadas com a mesma tecnologia do aparelho.

Vale ressaltar que o tratamento com Invisalign no Brasil é efetuado apenas por profissionais credenciados pela marca, que são cirurgiões-dentistas especializados em ortodontia e reconhecidos pelo Conselho Federal de Odontologia.

Para quem é indicado?

O sistema de aparelhos ortodônticos estéticos é recomendado para qualquer pessoa que necessite de um tratamento ortodôntico, seja este simples ou complexo, como em casos de sobremordida, de prognatismo, de mordida cruzada, de diastemas, de mordidas abertas, de dentes apinhados e de outros problemas de desalinhamento dental.

Também é fortemente recomendado para pessoas que não se sentem confortáveis com a ideia de utilizar o aparelho convencional, mas que precisam do tratamento.

Esse tipo de tratamento é indicado tanto para adultos quanto para adolescentes, além de ser recomendado para pacientes com problemas periodontais.

Ou seja, não há restrições quanto à idade do paciente. Assim, é possível a realização do tratamento até mesmo em crianças que, ao contrário do que se imaginava, possuem uma ótima taxa de adesão.

Quanto tempo demora o tratamento com Invisalign?

Um dos benefícios que o tratamento com o sistema Invisalign sugere é o a diminuição do tempo de espera no processo de alinhamento ortodôntico.

Quando utilizado da forma correta, ou seja, durante as 22 horas por dia, sete dias por semana, a taxa de sucesso do tratamento é próxima a 100%.

Essa utilização adequada também implica diretamente no tempo de duração do tratamento ortodôntico.

Os resultados dependem sobretudo  da condição inicial, ou seja, do nível de complexidade do tratamento e do planejamento que foi realizado pelo profissional para o seu caso.

Isso quer dizer que a duração pode variar, podendo demorar apenas 6 meses ou até mesmo um ano.

É comum que muitos pacientes encerrem o tratamento em cerca de 9 meses após o seu início, por exemplo.

Quanto custa o Invisalign?

O valor do Invisalign costuma ser uma das maiores dúvidas sobre esse tipo de tratamento ortodôntico.

No entanto, determinar um valor exato pode ser complexo, já que depende de inúmeros fatores, como a gravidade do caso, o número de alinhadores necessários para o tratamento e o ortodontista que realizará o tratamento.

Primeiramente, é necessário saber que o Invisalign é apenas uma ferramenta ortodôntica, sendo que o sucesso do tratamento está diretamente relacionado ao ortodontista que o conduzirá.

Ou seja, além da variação de preço, o tempo e a sequência de planejamento ortodôntico podem ser variados, já que o sistema Invisalign não é padronizado.

Isso significa que o valor de tratamento pode ser influenciado pela experiência clínica do profissional, conhecimento científico no assunto, estrutura do consultório, disponibilidade de agenda, etc.

Quando inicia-se um tratamento com o sistema Invisalign, é adquirido um serviço, e não apenas um produto.

Então, podemos realizar a diferenciação de preços por “preço do aparelho” e “preço do tratamento”.

O preço do aparelho é o valor desse produto em laboratório, ou seja, a produção do Invisalign, o aparelho propriamente dito.

Neste caso, o custo deste para o doutor é de cerca de U$1500 (dólares). Assim, o valor total em reais depende da cotação atual da moeda.

Já o preço do tratamento implica, além do preço do aparelho, em fatores específicos do serviço de cada profissional e complexidade de cada caso, como explicado acima.

Nesse caso, no Brasil, o preço pode variar entre 4 mil a 15 mil reais, por exemplo.

Quais são as vantagens do Invisalign?

  1. Traz os mesmos resultados da aparelhagem fixa sendo totalmente removível;
  2. Higienização mais fácil e rápida por serem removíveis, e não constituídos por arcos e peças de metal;
  3. Seu uso não exige restrições alimentares, já que ele pode ser retirados durante as refeições;
  4. Não há inconvenientes de peças quebradas (como na aparelhagem fixa);
  5. Por possuir aparência transparente, não é prejudicial à estética;
  6. Pode ser benéfico a pessoas com doenças periodontais, por possibilitar uma limpeza mais adequada dos dentes;
  7. Proporciona maior conforto, se comparado a aparelhos ortodônticos tradicionais.

O tratamento ortodôntico por meio do sistema Invisalign é um avanço tecnológico que une a estética e a saúde bucal. É necessário, entretanto, analisar o custo-benefício e suas reais necessidades.

Para isso, uma opinião profissional se faz necessária, pois somente um ortodontista poderá indicar o tratamento adequado ao seu caso, analisando de forma conjunta as vantagens e desvantagens de cada tratamento, como o Invisalign.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.