Doenças gengivais são um sinal de má higiene bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Cuidar da gengiva é essencial para a saúde bucal

Quando falamos em doenças bucais, logo pensamos em cáries e mau hálito. Contudo, você sabia que as doenças gengivais são mais comuns do que aparentam?

As bactérias acumuladas na boca não prejudicam apenas os dentes, mas também são a grande causa das doenças gengivais.

Doenças gengivais podem ser causadas pela falta de cuidados adequados com a saúde bucal. E entre as mais comuns estão a gengivite, periodontite, periodontite avançada e retração gengival.

Vamos conhecer os detalhes das doenças mais comuns na gengiva?

Gengivite

Essa é, de longe, a doença com mais ocorrência entre as que afetam a gengiva. A gengivite consiste na fase inicial da inflamação da gengiva, ocasionada pelo acúmulo de bactérias nos dentes.

Em geral, seus sintomas são inchaço, vermelhidão e sangramento das gengivas. Por ser a fase inicial de uma doença periodontal, a gengivite tem tratamento mais simples.

Desse modo, a limpeza e a remoção da placa bacteriana, feitas no consultório do dentista, devem solucionar o problema.

Periodontite

Quando a gengivite não é tratada da maneira adequada, a doença se desenvolve para a periodontite. Nesses casos, a infecção atinge, além dos tecidos gengivais, os ossos e as fibras de sustentação dos dentes.

O maior risco associado à periodontite, além do inchaço e da vermelhidão das gengivas, é a perda dos dentes. Nesse estágio, a doença não é curável, porém conta com tratamentos efetivos.

Entre os tratamentos para essa doença estão a limpeza e remoção da placa bacteriana, a raspagem da raiz do dente.  Além disso, existem tratamentos cirúrgicos.

Periodontite avançada

Essa é considerada a mais severa das doenças que relacionam infecções e a saúde das gengivas. A periodontite dentária afeta os ossos de maneira profunda e, posteriormente, causa mobilidade dentária.

Assim, a remoção desses dentes se mostra necessária.

Retração gengival

A retração gengival é uma doença que afeta o tecido epitelial e ocasiona a diminuição da cobertura dos dentes feita pela gengiva.

Em geral, esse problema é desencadeado por traumas na gengiva (como a aplicação de muita força durante a escovação) e o acúmulo de bactérias nos dentes.

Além disso, existe a possibilidade de a gengiva retraída ser uma questão genética ou consequência de outras das doenças na gengiva.

Em casos menos graves, o tratamento é simples e consiste na limpeza profunda dos dentes e utilização de alguns medicamentos.

Porém, se o problema não for tratado ainda na fase inicial, pode gerar a queda dos dentes.

Evitando as doenças gengivais

Como a maioria das doenças periodontais está relacionada ao desenvolvimento de infecções ou inflamações, a melhor maneira de evitá-las é realizar uma boa higiene bucal.

Entre as melhores dicas para potencializar a limpeza da boca, estão:

  • Utilizar escovas macias e realizar a escovação com movimentos leves. Escovas de cerdas duras, assim como movimentos muito bruscos na hora da limpeza bucal, podem gerar feridas e danificar a gengiva.
  • Utilizar fio dental para complementar a limpeza dos dentes. O fio dental é uma arma poderosa para retirar sujeiras e restos de alimentos da área das gengivas.

Fatores de risco

Existem outros fatores para o aparecimento de problemas na gengiva, como predisposição genética, gravidez e estresse.

Além disso, alguns hábitos como fumar e não se alimentar corretamente facilitam o surgimento de doenças gengivais. Assim, evitá-los é uma maneira de manter a gengiva saudável.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.