Uso de hidrocoloide na confecção de moldes dentários

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Hidrocoloide pode ser classificado em reversível e irreversível

Os moldes dentários permitem reproduções idênticas da arcada dentária do paciente. Para sua confecção, pode ser utilizado o hidrocoloide.

Conheça mais sobre os tipos de hidrocoloide utilizados na odontologia.

Hidrocoloide é um material solúvel que, quando misturado com água, forma um gel utilizado em moldagens odontológicas. Desse modo, ele pode ser classificado em hidrocoloide reversível e hidrocoloide irreversível.

Hidrocoloide Reversível

O hidrocoloide reversível é um material sintético feito a partir das algas marinhas.

Sua principal característica é a formação de um gel, que se torna líquido de acordo com a temperatura.

Para possibilitar essa transformação, a água é um meio indicado. Desse modo, o profissional deve manter o material a uma temperatura de 100º C durante o tempo de 10 minutos.

Essa fato é relevante, uma vez que o material é utilizado para o processo de moldagem em forma líquida.

Posteriormente, ele volta ao formato de gel, ao esfriar dentro da boca do paciente. Apenas depois, ele está pronto para receber o gesso odontológico.

Indicações do hidrocoloide reversível

Esse tipo de material é especialmente indicado para casos nos quais é necessária a realização de uma reprodução da arcada dentária precisa e rica em detalhes.

Dessa maneira, um exemplo de uso frequente para esse material é a confecção de restaurações unitárias indiretas tipo inlays ou onlays, além de coroas totais e próteses parciais fixas.

Vantagens do hidrocoloide reversível

Como vantagens desses materiais de moldagem hidrocoloides, podemos citar a boa fluidez, a reprodução com aspecto agradável e excelente precisão.

Além disso, esse material é conhecido por tolerar umidade, não sendo prejudicado pelos líquidos presentes na boca, além de ser mais barato.

Cuidados especiais com hidrocoloide reversível

É preciso que o profissional se atente a alguns cuidados especiais para o uso desse material. Isso porque sua administração, se não ocorrer de maneira adequada, pode provocar queimaduras no paciente!

Além disso, também é preciso realizar medidas de prevenção e controle para evitar o risco de transmissão de doenças e infecções por meio desse material.

Hidrocloroide irreversível

O hidrocoloide irreversível é popularmente conhecido como alginato. Diferente do gel da versão reversível, esse material sólido, quando misturado com água, se torna pastoso.

Vantagens do hidrocoloide irreversível

Entre as principais vantagens do uso do alginato na odontologia, podemos citar o baixo custo.

Além disso, esse material apresenta fácil manipulação, o que agiliza ainda mais o processo de confecção do molde odontológico.

Por último, se engana quem pensa que a limpeza desse material pastoso é dificultada. Contudo, ao optar por essa utilização, é importante que o profissional esteja atento a algumas desvantagens.

O alginato apresenta, por exemplo, pouca estabilidade dimensional. Ainda, existe a necessidade de verter o gesso de forma imediata.

Cuidados especiais com hidrocoloide irreversível

O profissional deve se ater aos processos de armazenamento adequado desse material.

Desse modo, é necessário que ele seja guardado em um local com baixa umidade, que não seja quente, nem exposto ao sol. Ainda, alguns cuidados com o preparo são necessários.

Para o início do preparo, é importante que o profissional se atente a proporção entre a água e os materiais hidrocoloides, formando o material de maneira adequada.

Essa informação é relevante, uma vez que alguns profissionais tentam acelerar o processo de transformação do hidrocoloide em pasta. Contudo, essa atitude é prejudicial e pode acarretar a ruptura do material ou alterar sua elasticidade.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.