Alginato é utilizado para fazer moldes odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O alginato possui duas variações: a de presa lenta e a de presa rápida

O alginato surgiu a partir da observação de um químico escocês sobre algumas algas marrons. O estudioso percebeu que esse tipo de alga produzia um extrato mucoso ao qual ele deu o nome de algin.

Após anos de estudos e experiências, a substância foi sendo aprimorada até chegar ao alginato moderno bastante utilizado na atualidade, principalmente na odontologia, indicado para moldagem de hemi arcada, moldagem anatômica para prótese total e moldagem para modelos de estudo.

O alginato é um hidrocloroide irreversível que se for misturado com água, passa do estado sólido para o pastoso devido a uma série de reações químicas.

Indicações para o uso de Alginato

Antes de tudo, é necessário falarmos sobre o armazenamento do material de moldagem. É essencial que ele seja guardado em um local adequado, que não seja quente nem exposto ao sol e que tenha baixa umidade.

Por isso, observe as informações presentes no rótulo do produto, as marcas evidenciam a maneira correta para armazená-lo.

Em seguida, podemos começar a falar sobre o modo de preparo e de uso. É interessante se atentar a proporção água/alginato odontológico.

Alguns profissionais da área tentam acelerar o processo de presa (que é a reação química que transforma o pó de alginato em gel) ou até mesmo o de espatulação, mas isso na verdade é um grande erro, já que pode causar a ruptura ou alterar a elasticidade do material, deixando-o imperfeito.

Assim, o dentista pode ter que realizar o procedimento duas vezes, o que acaba prejudicando todo o processo.

Uma dica para agilizar a técnica sem afetar o resultado final é deixar a temperatura da água utilizada mais quente.

Qual o tempo de mistura e de presa?

O ideal é começar pensando na proporção. Na maioria dos casos, é preciso misturar uma quantidade semelhante de pó de algina e de água. Não se esqueça de conferir as indicações do fabricante.

O tempo de mistura varia, ficando entre 45 e 60 segundos. Posteriormente, você pode iniciar o processo de presa, que leve em média de 1 a 5 minutos.

Vantagens e desvantagens do Alginato

Agora, veja quais são algumas avantagens do uso do alginato na odontologia:

  • Baixo custo;
  • Fácil manipulação;
  • Fácil limpeza.

Em compensação, o elemento também apresenta algumas desvantagens:

  • Pouca estabilidade dimensional;
  • Necessidade de verter o gesso de forma imediata.

Tipos de Alginato

Existem dois principais tipos de ácido algínico. Cabe ao profissional selecionar qual o melhor para cada caso específico.

O primeiro é o alginato de presa rápida. Como o próprio nome diz, ele endurece rapidamente. Dessa forma, ele é bastante utilizado em pacientes com ânsia de vômito, crianças e moldes que não necessitam de tanta precisão.

Sua grande vantagem, além da agilidade, é o baixo custo quando comparado ao outro modelo do material.

O segundo tipo é o alginato de presa lenta, que permite que o dentista tenha mais tempo para efetuar a moldagem e que, consequentemente, terá mais detalhes. Ele é indicado para próteses fixas, removíveis e totais, que necessitam de uma precisão maior.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.