CLÍNICAS

Gesso odontológico: saiba quais são os diferentes tipos

Gesso odontológico: saiba quais são os diferentes tipos

Material tem uso tradicional na odontologia e apresenta diferentes tipos

Próteses e restaurações dentárias são um dos pilares da odontologia. Quando o paciente perde um dos dentes, este é o tratamento mais adequado. Contudo, durante muito tempo, esses procedimentos só foram possíveis graças ao gesso odontológico.

Material fundamental, o gesso odontológico se apresenta em diferentes tipos, que possuem características diferentes para cada necessidade.

O gesso odontológico é um material produzido a partir de minerais e com coloração branca, frequentemente utilizado na odontologia.

Funções do gesso odontológico

O gesso é um dos materiais odontológicos utilizados na confecção de restauração odontológicas indiretas. Essa restauração é um procedimento que visa reabilitar um dente e retornar à sua forma e função originais.

Ela é chamada de indireta por não ser aplicada diretamente na boca do paciente, uma vez que o material protético é confeccionado em laboratório.

Em geral, esse processo é aplicado em dentes que sofreram perdas de partes de sua estrutura. Desse modo, essas perdas podem ser ocasionadas, por exemplo, por cárie, quebras, traumas ou até mesmo tratamento de canal.

Assim, o gesso odontológico é utilizado tanto para a confecção de moldes, modelos ou moldagens odontológicas.

Características do gesso odontológico

Em geral, os gessos odontológicos são moldáveis e resistentes. Além disso, eles contam com secagem rápida para otimizar e agilizar o tratamento odontológico.

Contudo, é necessário um tempo até que possa ser manipulado de forma eficaz.

Tipos de gessos odontológicos

Existem diferentes tipos de gesso odontológico. Confira quais são:

  • Gesso do tipo I – esse primeiro tipo também recebe o nome de gesso de moldagem e atualmente tem pouco uso na odontologia. Ele é constituído de materiais como gesso Paris e amido.
  • Gesso do tipo II – o também conhecido como gesso Paris é frequentemente utilizado na confecção de moldeiras para clareamento dentário. Isso porque esse tipo de objeto não requer alta precisão ou resistência, sendo que as características oferecidas pelo gesso satisfazem as necessidades. Ele é constituído através do mineral gipsita.
  • Gesso do tipo III – esse tipo de pedra também recebe o nome de gesso de pedra. O gesso do tipo III tem como características a maior uniformidade e menor porosidade quando comparado aos outros tipos de gesso. Dessa maneira, o gesso de pedra é o mais comumente utilizado nos procedimentos odontológicos. Ele pode estar presente tanto na confecção de modelos, quanto na confecção de bases para próteses dentárias.
  • Gesso do tipo IV – o gesso do tipo IV, também nomeado como gesso pedra especial, tem como principais características a dureza e a resistência. Além disso, ele possibilita a realização de procedimentos com maior precisão. Sua constituição inclui pedras de baixa expansão. Dessa maneira, ele é frequentemente utilizado na confecção de troqueis e modelos.
  • Gesso do tipo V – esse outro tipo de gesso de pedra conta com altas propriedades mecânicas. Isso porque em sua constituição ocorre uma diminuição da relação entre a água e o pó formador do gesso. Além disso, a principal característica desse gesso odontológico é a maior resistência e capacidade de expansão.
ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também