Restauração indireta ajuda a reabilitar dentes quebrados

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Procedimento permite recuperar a estética de dentes cariados

Qualquer pessoa se sentiria incomodada em ter um dente quebrado ou cariado em sua boca. Por isso, muitas recorrem à técnicas de reabilitação, como a restauração indireta.

Ainda, os diferentes tipos de restauração indireta contemplam diferentes casos e tamanhos de dano dentário.

Restauração indireta é um procedimento que visa reabilitar um dente e retornar a sua forma e função originais. Em geral, o processo é aplicado em dentes que sofreram perdas de partes da sua estrutura por cárie, quebras, traumas ou tratamento de canal.

Qual a diferença entre restauração direta e restauração indireta?

Tanto a restauração direta, quanto as restaurações indiretas são realizadas com o mesmo objetivo: recuperar dentes que sofreram algum processo de deterioração ou quebra.

Contudo, o que as difere é a maneira como o procedimento é feito. A restauração direta é mais rápida e simples, sendo aplicada diretamente na boca do paciente em uma única ida ao consultório odontológico.

Por isso, ela é indicada para casos em que foram perdidas pequenas partes da estrutura dental. Já a restauração indireta é confeccionada fora do ambiente do consultório, em um laboratório protético.

Para isso, é necessário que o dentista retire um molde da boca do paciente. A nova prótese é, posteriormente, colocada pelo profissional da odontologia.

Desse modo, esse procedimento é mais indicado para cavidades maiores ou que apresentem uma posição difícil.

Tipos de restauração indireta

Os diferentes tipos de restaurações indiretas variam de acordo com o tamanho da cavidade que será preenchida. Desse modo, elas podem ser classificadas em três tipos, sendo inlay onlay ou overlay.

A restauração inlay é aplicada na região central ou interior do dente. A restauração onlay conta com tamanho aumentado, para cobre uma porção grande do dente.

Já a restauração overlay é utilizada quando há a necessidade de reconstruir o dente de forma completa.

Materiais utilizados na restauração indireta

A restauração de dente indireta pode ser feita em:

  • Porcelana – esse material resistente é o mais popular nos consultórios odontológicos. Isso porque sua cor se aproxima à cor natural da arcada dentária, proporcionando um bom efeito estético.
  • Cerômero – asse material que consiste em uma mistura de porcelana e resina tem como grande vantagem o seu baixo custo. Além disso, ele conta com boa durabilidade. Contudo, quando comparado à porcelana, sua resistência é menor.

Quem deve usar a restauração indireta?

Além das pessoas que contam com uma perda da estrutura dental maior, essa técnica também é indicada para dentes muito fragilizados ou que já passaram por outros tipos de restauração.

Cuidados depois de fazer a restauração

Alguns cuidados após a realização do procedimento podem otimizar sua durabilidade. Alguns exemplos são:

  • Evitar ingerir alimentos por algumas horas;
  • Não ingerir alimentos ou bebidas com alto teor de pigmentação por 48 horas depois de realizado o procedimento;
  • Manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes ao menos três vezes por dia, complementando a escovação com o uso de fio dental e enxaguante bucal.

Dessa maneira, a sua restauração indireta irá se manter intacta por muito mais tempo!

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!