PACIENTES

Dente quebrado: conheça as opções de tratamento

Dente quebrado: conheça as opções de tratamento

Um dente quebrado é um incômodo estético, mas pode gerar problemas para a saúde bucal

Para que a saúde bucal esteja em dia, é necessário que o sorriso esteja completo. Um dente quebrado, além de causar dor, gera desconforto e constrangimento.

As consequências da quebra do dente vão muito além da estética. Um dente quebrado está mais propício a gerar infecções, por exemplo, que podem culminar em casos de dor de cabeça intensa ou febre.

Um dente quebrado pode ser causado por inúmeros fatores: acidentes, quedas, cáries profundas e outros problemas relacionados à saúde bucal.

Hábitos como ranger os dentes, problema conhecido como bruxismo, também são possíveis motivos para que um dente quebre ou rache. Se não for tratado, pode ocasionar alterações na mastigação e problemas na mandíbula.

O que fazer com o dente quebrado

A primeira medida a ser tomada quando ocorre a quebra do dente deve ser visitar um cirurgião-dentista o mais rápido possível.

Colocar um pedaço de gelo sobre a região onde o dente quebrado está pode ajudar a conter ou diminuir o inchaço.

Se houver sangramento, ele pode ser estancado com um pedaço de gaze molhada em água fria e pressionado.

Não é indicado que se passe a escova de dentes no local onde o sangramento acontece ou se faça bochecho com enxaguante bucal, uma vez que eles podem piorar a situação.

O fragmento de dente ou o dente quebrado inteiro pode ser guardado água morna. Outras opções são leite ou soro fisiológico.

Depois, o dente deve ser levado para a análise do profissional. Isso permite uma melhor avaliação das possibilidades de tratamento.

É possível recuperar um dente quebrado?

Consertar um dente quebrado é possível por meio de diferentes técnicas. O método mais adequado para cada caso deve ser escolhido pelo profissional de odontologia consultado.

O tipo de tratamento escolhido depende da profundidade e do tamanho do dano. Entre alguns desses tratamentos estão:

  • Colagem do fragmento ou restauração.
  • Reconstrução com resina: é possível recolocar o dente que caiu através de uma pequena reconstrução utilizando resina.
  • Remoção de bordas: é feito quando apenas um pequeno fragmento do dente foi perdido. O procedimento consiste no desgaste das bordas do dente.
  • Tratamento de canal: é necessário quando a fratura atinge a coroa do dente. É seguido pela colocação de uma prótese ou pela reconstrução coronária.
  • Prótese: para casos quando a coroa é completamente ou majoritariamente afetada pelo trauma.
  • Extração do dente: quando a quebra do dente acontece por baixo da linha óssea. Após a extração, normalmente um implante é posicionado no local do dente quebrado.

O profissional da odontologia deve ser consultado mesmo se o dente quebrado for de leite. Nesses casos, os dentes não são recuperados, mas devem ser cuidado com o mesmo zelo.

O cirurgião-dentista irá analisar se existe a necessidade da colocação de um aparelho dentário para que o espaço aberto pelo dente quebrado se mantenha. Essa técnica serve como preparação para o nascimento do dente definitivo, evitando problemas futuros.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também