Dente quebrado: conheça as opções de tratamento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Um dente quebrado é um incômodo estético, mas pode gerar problemas para a saúde bucal

Para que a saúde bucal esteja em dia, é necessário que o sorriso esteja completo. Um dente quebrado, além de causar dor, gera desconforto e constrangimento.

As consequências da quebra do dente vão muito além da estética. Um dente quebrado está mais propício a gerar infecções, por exemplo, que podem culminar em casos de dor de cabeça intensa ou febre.

Um dente quebrado pode ser causado por inúmeros fatores: acidentes, quedas, cáries profundas e outros problemas relacionados à saúde bucal.

Hábitos como ranger os dentes, problema conhecido como bruxismo, também são possíveis motivos para que um dente quebre ou rache. Se não for tratado, pode ocasionar alterações na mastigação e problemas na mandíbula.

O que fazer com o dente quebrado

A primeira medida a ser tomada quando ocorre a quebra do dente deve ser visitar um cirurgião-dentista o mais rápido possível.

Colocar um pedaço de gelo sobre a região onde o dente quebrado está pode ajudar a conter ou diminuir o inchaço.

Se houver sangramento, ele pode ser estancado com um pedaço de gaze molhada em água fria e pressionado.

Não é indicado que se passe a escova de dentes no local onde o sangramento acontece ou se faça bochecho com enxaguante bucal, uma vez que eles podem piorar a situação.

O fragmento de dente ou o dente quebrado inteiro pode ser guardado água morna. Outras opções são leite ou soro fisiológico.

Depois, o dente deve ser levado para a análise do profissional. Isso permite uma melhor avaliação das possibilidades de tratamento.

É possível recuperar um dente quebrado?

Consertar um dente quebrado é possível por meio de diferentes técnicas. O método mais adequado para cada caso deve ser escolhido pelo profissional de odontologia consultado.

O tipo de tratamento escolhido depende da profundidade e do tamanho do dano. Entre alguns desses tratamentos estão:

  • Colagem do fragmento ou restauração.
  • Reconstrução com resina: é possível recolocar o dente que caiu através de uma pequena reconstrução utilizando resina.
  • Remoção de bordas: é feito quando apenas um pequeno fragmento do dente foi perdido. O procedimento consiste no desgaste das bordas do dente.
  • Tratamento de canal: é necessário quando a fratura atinge a coroa do dente. É seguido pela colocação de uma prótese ou pela reconstrução coronária.
  • Prótese: para casos quando a coroa é completamente ou majoritariamente afetada pelo trauma.
  • Extração do dente: quando a quebra do dente acontece por baixo da linha óssea. Após a extração, normalmente um implante é posicionado no local do dente quebrado.

O profissional da odontologia deve ser consultado mesmo se o dente quebrado for de leite. Nesses casos, os dentes não são recuperados, mas devem ser cuidado com o mesmo zelo.

O cirurgião-dentista irá analisar se existe a necessidade da colocação de um aparelho dentário para que o espaço aberto pelo dente quebrado se mantenha. Essa técnica serve como preparação para o nascimento do dente definitivo, evitando problemas futuros.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.