Enceramento diagnóstico permite visualização da arcada dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O enceramento diagnóstico pode ser feito através de moldes analógicos ou digitais

O planejamento dos tratamentos odontológicos é fundamental para garantir o resultado previsto. Dessa forma, o dentista consegue traçar um plano minucioso e detalhado. Por isso, o enceramento diagnóstico é importante.

O enceramento diagnóstico funciona de maneira parecida com o Digital Smile Design, que permite que o dentista manipule o sorriso do paciente através de uma ferramenta digitalizada.

O enceramento diagnóstico é uma demonstração de como ficará a arcada dentária do paciente. Nele, o dentista poderá fazer um antes e depois, o que possibilita melhor visualização para o paciente.

Sua função é mostrar qual deve ser a disposição, a forma e a estética dos dentes.

Existem duas maneiras de fazer o enceramento dental: a analógica, que é a mais tradicional, e a digital.

Enceramento Analógico

Enceramento dental analógico

No procedimento, o dentista tira uma moldagem odontológica da boca do paciente, que é um recurso da odontologia que reproduz o modelo da boca do paciente. O nome dela também pode ser mock-up, que significa “modelo”.

A partir disso, o dentista efetua uma “cirurgia” do molde usando resina bisacrílica e guias de silicone.

Basicamente, o processo reconstrói a parte dos dentes que está danificada e substitui os dentes ausentes, no próprio gesso da confecção. Assim, ele estabelece corretamente a oclusão, que é o contato entre a parte superior e inferior da arcada.

A moldagem aponta como será a aplicação de aparelhos dentários, implantes e próteses durante o tratamento. Mas como e onde são feitas as moldagens?

Frequentemente, os moldes são feitos no consultório do dentista com o uso de alginato e, posteriormente, são enviados para o laboratório que os elaborarão.

No entanto, se o dentista tiver uma impressora 3D, ele pode confeccioná-los em seu ambiente de trabalho, facilitando o processo.

Essa impressora é um método de tecnologia de fabricação que cria modelos tridimensionalmente por meio de sucessivas camadas de material. É uma maneira mais moderna e ágil de realizar a moldagem.

Para conseguir realizar isso, ele também precisará ter um software e um scanner, que irão digitalizar a imagem da boca do paciente e convertê-la em coordenadas tridimensionais, permitindo sua impressão.

Com o molde pronto, o protético ou o dentista poderão esculpi-lo de modo a deixá-lo igual ao que será visto no resultado final da abordagem.

Enceramento Digital

Mock-up sendo efetuado de maneira digitalizada

A utilização de ferramentas digitais aprimora o trabalho e a comunicação ente paciente, dentista e laboratório. Eles diminuem o tempo de execução e o prazo de entrega do molde.

O enceramento digital proporciona maiores detalhes, pois os arquivos são enviados por um scanner intraoral, gerando uma imagem 3D depois. Portanto, o profissional consegue simular os tratamentos oferecidos.

O tempo de escaneamento não dura mais de 5 minutos e não traz possíveis engasgos ou náuseas por conta da moldeira e da substância usada.

Em resumo, o enceramento diagnóstico é um procedimento que lapida um molde dentário, que pode ser feito analógica ou digitalmente. Ele irá fazer com que o dentista e o paciente visualizem quais serão os resultados atingidos.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.