Hidratante labial: indicações e melhores produtos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Você sabe por que é sempre bom ter um hidratante labial por perto?

Todos sabem que o cuidado com os lábios é algo muito importante, e um hidratante labial ajuda bastante na rotina de cuidados. Mas você sabe o motivo pelo qual tal cautela é tão necessária?

O hidratante labial, como o próprio nome sugere, ajuda a hidratar os lábios para eles não fiquem ressecados, machucados ou então rachados. Neste artigo, vamos detalhar suas propriedades!

Hidratante labial é um tipo de cosmético que serve para restaurar os lábios da melhor forma possível no menor espaço de tempo.

Sendo assim, ele é um componente importantíssimo principalmente para pessoas que possuem pele fina e sensível, que começa a rachar caso a pessoa tome um pouco a menos de água.

Mas o produto não é restrito apenas pessoas que estejam dentro dessa condição, tendo em vista que hidratar os lábios é algo importante para todos.

É válido lembrar que lamber os lábios não é uma ação muito recomendada. A saliva possui um pH ácido, e por isso, pode acabar causando danos à pele quando repetimos essa ação constantemente.

Além disso, lesões também podem acometer a área por conta das enzimas que a saliva possui para digerir alimentos.

Sendo assim, o hidratante é a melhor opção para manter os lábios hidratados. E ele pode ser usado várias vezes durante o dia.

E juntamente a isso, é importante que a pessoa se mantenha hidratada, sendo este um fator diferencial para manter não somente os lábios com aparência bonita mas também uma boa saúde bucal.

Afinal, o Que é o Hidratante Labial? Existe Mais Do Que um Tipo?

Uma vez que respondemos para que serve o hidratante labial, é necessário dizer o que ele é realmente.

E para responder a isso, é necessário ressaltar que existe mais do que um tipo de produto com a mesma função.

Também conhecido como protetor labial, os hidratantes são produtos cosméticos que servem para realizar a hidratação dos lábios e são indicados para uso diário, principalmente em dias frios e secos.

Entretanto, ele pode ser do mais variado tipo. Os mais comuns são as famosas manteigas de cacau, mas os hidrantes podem ser encontrados em diferentes formatos, sabores e consistência.

E para tirar possíveis dúvidas sobre quais são de fato os que podem ajudar nisso, nós fizemos uma lista mostrando quais são esses tipos. Confira:

  1. Pomadas;
  2. Manteiga de cacau;
  3. Batons, por assim dizer devido à forma com que eles são feitos, ou lip balm;
  4. Manteiga de karité;
  5. Hidratantes;
  6. Balm labial;
  7. Cremes labiais;
  8. Lip butter;
  9. Protetores solares.

Em suma, a diferença entre eles é principalmente a forma como devem ser aplicados na boca e alguns dos componentes presentes na fórmula.

Sendo assim, todos servem para hidratar os lábios, deixando-os com um visual mais bonito e evitando lábios ressecados, com rachaduras, machucados ou até cortes.

Sem contar também que, caso o lábio já esteja com algum dos problemas citados, o hidratante ajuda também a regenerar e reconstituir a pele.

Uma possível dúvida ao ler a lista que fizemos é: mas pomadas? Como assim?

E antes de dizer qual a melhor pomada para lábios ressecados, é necessário registrar que normalmente elas são pomadas hidratantes ou cicatrizantes.

Mas é justamente por serem cicatrizantes que algumas delas podem ser utilizadas nos lábios, dependendo – é claro – dos ingredientes presentes na sua fórmula.

De tal maneira, a melhor disponível no mercado é a Bepantol Derma, que realiza uma proteção intensa na pele.

Quais os Melhores Produtos do Mercado?

É válido dizer que o Bepantol também responde a questão de qual é o melhor hidratante labial.

Mas juntamente com a pomada se encontra o Nivea Lip Care Essential, um produto incolor e sem perfume que possui proteção duradoura e muito eficaz para lábios ressecados.

Ambos podem ser encontrados em farmácias e em lojas virtuais, e os preços são os seguintes:

  • Bepantol: a partir de R$15,88;
  • Nivea Lip Care Essential: a partir de R$10,67.

Tendo em vista o preço e o benefício que ambos os produtos trazem, é aconselhado que o seu uso seja feito com uma certa frequência para manter os lábios sempre bem hidratados.

Mas Por Que a Bepantol é Tão Boa?

É necessário explicar, entretanto, qual o motivo que faz a pomada ser tão boa.

Na fórmula do Bepantol existe uma combinação de óleo de amêndoas doce e lanolina, além da riqueza em pró-vitamina B5.

Esses fatores, juntos, reduzem o ressecamento da pele e também a perda da camada superior.

Mas a ação da pomada se dá principalmente em manter a pele hidratada e com um aspecto mais saudável. Além disso, também contribui para a sua renovação.

Mas se o paciente sentir que a pomada é muito gosmenta e oleosa, existe também a Bepantol Derma Toque Seco, que possui uma textura menos pegajosa.

Entretanto, a principal diferença entre os dois tipos é a textura.

E enquanto a primeira pode ser passada uma vez só e já fica fixa na pele, mesmo com esbarrões no local, a segunda fica menos tempo grudada na pele, por assim dizer.

Vale lembrar que não existe apenas um produto da linha da Bepantol, mas todas elas possuem o mesmo intuito de hidratar e cuidar da pele.

Contudo, o uso não é restrito apenas ao lábio. Além disso, a pomada também pode ser utilizada em outros locais do corpo e para cuidar de algumas situações específicas. Veja:

  • Pele ressecada;
  • No rosto;
  • Pele irritada;
  • Para cuidar de estrias;
  • Em bebês;
  • No cabelo.

A aplicação da pomada em cada um desses casos é diferente, mas não cabe a esse artigo elenca-las tendo em vista que nosso foco é a hidratação labial.

Agora que você já sabe mais sobre a importância do uso do hidratante labial, que tal comprar um e começar a utilizá-lo para manter seus lábios mais saudáveis e rejuvenescidos?

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.