Corte no lábio: complicações e maneiras de tratar

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra a forma ideal de tratar esse tipo de lesão

Um corte no lábio pode ser causado por diversos motivos e causar muita dor, não é mesmo?

Se não for tratado adequadamente, um corte no lábio pode passar de uma simples irritação para uma infecção grave. Isso ocorre, em especial quando sujeira ou partículas estranhas se alojam na lesão.

Um corte no lábio é causado por uma mordida acidental durante a mastigação ou uma pancada. Os cortes, em geral, não requerem pontos cirúrgicos, exceto em casos onde há separação do tecido ou da língua. Essas pequenas lesões saram num período entre 3 a 4 dias.

Como tratar o corte no lábio

Antes de tratar qualquer tipo de machucado, é importante verificar se as mãos estão bem limpas para não infeccionar a lesão com nada que estiver transportando na pele.

Você deve utilizar água quente e sabão antibacteriano para higienizar suas mãos. Ainda para evitar alguma infecção, faça o possível para não tossir ou espirrar perto do corte

Muitas vezes, quando a boca sofre um corte, existem outros machucados relacionados que foram causados por trauma inicial.

Assim, é recomendado conferir se não existe outro trauma na boca relacionado às lesões no lábio. Alguns exemplos são dentes ausentes ou moles e fraturas no rosto ou na mandíbula.

Quando o trauma que levou ao corte foi causado por um pedaço de metal ou quaisquer outros itens com superfícies sujas, a pessoa poderá desenvolver tétano. Portanto, confirme que você foi vacinado corretamente contra essa patologia.

Objetos removíveis devem ser retirados da boca no ato da higienização. Retire jóias e adornos que estiverem em volta do corte, como piercings labiais e de língua.

Limpe o corte. Este passo é importantíssimo para evitar infecções e reduzir o risco de formação de tecido cicatricial.

Se existirem objetos dentro do próprio corte, como partículas de sujeira ou detritos, o ideal é deixar o local lesionado sob água corrente até que todos os corpos estranhos saiam.

Caso você não consiga fazer isto porque sente muito desconforto, encha um copo com água e despeje-o sobre a lesão. Continue preenchendo o copo até que todos os detritos tenham saído.

Pegue um cotonete e mergulhe-o em peróxido de hidrogênio para limpar as partes mais inacessíveis do machucado no lábio. Muito cuidado para não ingerir a substância.

Depois de realizado esse procedimento, as lesões demoram, em média, de 3 a 4 dias para cicatrizar. Para agilizar o processo você pode recorrer a cremes antissépticos.

Feridas na boca cicatrizam mais rápido

Por acaso você já notou que quando machucamos a boca a ferida não costuma durar muito tempo e quando some, não deixa  cicatriz?

Pois é, a responsável por isso é a saliva que tem uma combinação de substâncias que atuam como antibactericidas e ainda diminuem de tempo de cicatrização.

Assim, uma ferida nos lábios, que está em frequente contato com a saliva também irá cicatrizar muito mais rápido  que uma lesão em qualquer outra parte do corpo.

Para manter essa propriedade sempre forte, o ideal é garantir que o fluxo salivar possua qualidade e quantidade. Para isso, existem algumas dicas que você pode seguir, como:

  •  Ingerir alimentos que estimulam o fluxo salivar como jiló, hortelã, maçã, pera, rúcula, aspargos, agrião, salsão e limão.
  •  Beber muito líquido como água, sucos de frutas, chás de erva-doce, boldo e carqueja.

Agora você já sabe os problemas que um corte no lábio pode trazer. É bom ficar atento e cuidar direitinho desse tipo de lesão para que ele não traga maiores complicações.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.