Gosto ruim na boca pode ser sinal de doenças orais. Saiba mais!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Gosto ruim na boca pode vir acompanhado do mau hálito matinal ou significar condições mais graves

Uma das melhores sensações da vida é poder sentir o gosto daquela comida ou bebida que você ama, não é? Contudo, além de nos ajudar a apreciar os sabores que gostamos, as papilas gustativas também podem intensificar um sabor que não gostamos e deixar um gosto ruim na boca.

O pior nessa situação é que, às vezes, aquele constante gosto ruim na boca não está ligado ao que você comeu ou deixou de comer, mas insiste em permanecer ali. O que pode ser isso?

O constante gosto ruim na boca pode possuir diversas causas.

Ele pode ser resultado da baixa produção salivar, proliferação de bactérias no ambiente oral, sintoma de alguma doença ou até mesmo vir acompanhado do famoso mau hálito no início do dia.

Uma coisa é certa: se o gosto ruim na boca não passar após uma boa higienização bucal, sua causa deve ser investigada!

Como Saber se o Gosto Ruim que Sinto na Boca é Normal?

Para saber se o estranho gosto que você sente na boca é considerado normal, você deve notar quando ele ocorre.

É logo ao acordar de algumas horas de sono? Seria, então, ao comer algum alimento com gosto mais forte, ácido ou amargo? Ou ele costuma aparecer após o uso do tabaco?

Se o gosto ruim aparece em algum dos casos acima, ele pode ser considerado normal e decorrente dessas ações.

Por exemplo, o gosto ruim aliado ao mau hálito matinal é considerado normal pelos dentistas. Isso porque, quando dormimos, ficamos um longo período com a boca fechada, o que diminui a produção de saliva no ambiente oral.

Quando isso ocorre, o pH da boca torna-se mais ácido, o que favorece a proliferação de bactérias dentro da boca, já que elas sobrevivem mais facilmente em ambientes mais ácidos.

Assim, a baixa concentração de saliva, aliada a ação desses microrganismos, resultam no gosto ruim e no mau hálito matinal, conhecido como halitose.

Nos outros dois casos, o gosto ruim na boca pode ser mais compreensível, já que alimentos com gostos fortes e ácidos e o próprio tabagismo deixam rastros no ambiente oral que podem resultar nesse gosto desagradável.

No entanto, uma boa higienização oral deve eliminar o gosto ruim em todos esses casos. Ingerir alimentos com gosto agradável ao seu paladar também surtirá efeito contra o sabor ruim.

Se, contudo, a sensação desagradável persistir, ou não tiver relação com os casos acima, será necessário uma investigação mais profunda, junto ao seu dentista ou clínico geral.

Quais São as Possíveis Causas Para o Gosto Ruim na Boca?

Como dissemos anteriormente, o sabor desagradável que surge na boca pode ter diversas causas.

Ressaltamos sobretudo que você analise as hipóteses que possam causar o essa sensação, mas que consulte sempre um médico especialista para uma orientação, especialmente se a possível causa afetar diretamente sua saúde.

Assim, separamos algumas das possíveis causas do gosto ruim na boca. Confira a seguir:

Por Que Sinto Gosto Amargo na Boca?

  1. Má higienização: uma limpeza inadequada favorece a proliferação de bactérias na boca que, por si só, podem provocar o gosto ruim. Porém, a ação dos microrganismos poe provocar problemas gengivais, como gengivite, e outras doenças orais, como a cárie e saburra lingual, grandes responsáveis pelo sabor desagradável;
  2. Gravidez: as gestantes comumente podem sentir gostos ruins no paladar, similar a um gosto metálico. Isso ocorre por conta das alterações hormonais e tende a sumir ao longo da gestação;
  3. Desidratação: a baixa ingestão de líquidos desfavorece a produção de saliva que, por sua vez, provoca alterações no paladar, resultando no sabor ruim;
  4. Medicamentos: antidepressivos, hipertensivos, antidepressivos e medicamentos para ansiedade também podem causar o sabor ruim, seja pela desidratação, alterações hormonais ou reações químicos que causam no organismo;
  5. Doenças respiratórias e infecções na garganta: as bactérias causadoras das doenças respiratórias, como rinite, sinusite, amigdalite e resfriados, também podem contribuir para o sabor desagradável;
  6. Diabetes: uma complicação do diabetes, chamada de cetoacidose, que diminui o pH do sangue, é conhecida pelos sintomas de mau hálito, baixa produção salivar, sede intensa e boca amarga;
  7. Suplementos vitamínicos: por causa da alta concentração de zinco, cobre, ferro e cromo, alguns suplementos podem provocar um gosto metálico ou amargo na boca;
  8. Falta de vitaminas: a carência de vitaminas do complexo B também pode favorecer os riscos de inflamações na boca que, por sua vez, provocam o sabor desagradável;
  9. Distúrbios estomacais: o refluxo pode ser uma das causas mais comuns do gosto ruim na boca, já que os ácidos estomacais retornam ao esôfago e alteram o pH da saliva;
  10. Doenças no fígado: quando o fígado não funciona bem, o organismo acumula altos níveis de amônia, o que provoca a alteração do paladar.

Como Evitar ou Eliminar o Gosto Ruim da Boca?

A solução para o sabor desagradável no ambiente oral está diretamente relacionada a sua causa inicial. Isto é, para acabar com o gosto ruim, é preciso antes conhecer sua causa.

Por isso, destacamos a importância de consultar (sempre!) um profissional competente, visto que, muitas das possíveis causas, estão relacionadas à saúde do indivíduo como um todo.

Apenas uma médico competente poderá avaliar cada caso para traçar uma solução mais adequada.

Porém, evitar que o sabor ruim apareça também é possível, especialmente quando este está ligado a sua saúde bucal.

Para isso, é necessário manter uma boa higienização bucal, o que inclui escovar os dentes após as principais refeições e usar o fio dental.

Manter consultas de rotina com o dentista também é uma importante prevenção às doenças periodontais, principais causadoras do gosto amargo na boca.

Com isso, o dentista poderá realizar limpezas dentais no consultório, que eliminará a placa bacteriana e o tártaro.

Por fim, lembre-se de ingerir muita água, a fim de evitar a desidratação e a baixa produção salivar. Afinal, a produção salivar saudável é um elemento importante para manter a sua saúde bucal em dia.

Tirou suas dúvidas sobre o gosto ruim na boca? Então não deixe de tomar os cuidados necessários para evitar esse sabor desagradável e lembre-se de consultar um bom profissional.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.