Enxerto autógeno: indicações e benefícios da técnica

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra quais são os principais benefícios apresentados pela modalidade de enxerto

Mudanças nos ossos bucais podem trazer notáveis impactos a nossa saúde. Assim, em muitos desses casos, é necessária a realização de um enxerto autógeno.

O enxerto autógeno é realizado de maneira bastante rápida e simples. O procedimento costuma não deixar nenhuma cicatriz no paciente.

Enxerto autógeno é a técnica que utiliza tecido ósseo de algumas regiões da mandíbula para a realização de pequenas reconstruções ósseas.

A modalidade é utilizada principalmente na parte posterior ao siso, chamada de ramo da mandíbula. Isso porque essa região possui quantidade óssea suficiente para a maioria dos casos.

Entretanto, em casos de reconstruções totais da arcada superior e uma atrofia óssea severa, pode ser necessária a realização de uma cirurgia em centro cirúrgico hospitalar.

Nessas instalações, pode ocorrer a retirada de um bloco ósseo de regiões extra bucais, como a crista ilíaca.

Benefícios do Enxerto Autógeno

Para a grande maioria dos profissionais, o enxerto ósseo autógeno é considerado o mais recomendado e seus resultados não são superados por enxertos realizados com nenhum outro tipo de biomaterial.

Apesar de apresentar como desvantagem a necessidade de se ter outra área cirúrgica, chamada de área doadora, o osso autógeno é o melhor material de escolha para recomposição das perdas ósseas alveolares e para a instalação de implantes dentários.

Assim como os implantes, os enxertos autógenos, ou seja, do próprio paciente, representam capacidade de rejeição quase nula. Isso potencializa a formação de novos ossos.

Como saber se preciso de um enxerto autógeno?

O enxerto ósseo é indicado principalmente para pacientes que tiveram algum trauma no dente ou em ossos de sustentação dentária.

Para saber se você precisa de um enxerto autógeno mandibular, é importante buscar um dentista de confiança para que o diagnóstico seja feito de maneira adequada.

O enxerto será indicado quando o dentista verificar que o osso da boca do paciente está fraco ou com alguma alteração.

Há também casos em que o paciente perde o dente e as áreas ao redor sofrem alterações negativas, como no osso da mandíbula.

Assim, ele fica muito fino ou mole e não consegue manter o implante no lugar. Com isso, a cirurgia de enxerto ósseo para implante dentário é a melhor opção.

Entretanto, existem algumas contraindicações. A cirurgia de enxerto ósseo dentário não é indicado em pessoas com osteoporose, que utilizam medicamentos para ossos e pacientes com certos tipos de diabetes.

Como é o pós-operatório?

Após a cirurgia, a primeira medida a ser tomada é o repouso. Logo, o ideal é não fazer nenhum esforço físico por 24 horas e também evitar tomar sol diretamente.

Fumar e ingerir bebidas alcoólicas é completamente proibido porque pode retardar e afetar o efeito do procedimento. É importante evitar fazer qualquer pressão interna na cavidade bucal nas primeiras 72 horas.

Entre as limitações, é importante não falar muito para não causar traumas na área operada. Também não é aconselhável a realização do bochecho, e a cabeça deve estar o máximo de tempo possível erguida.

A saúde bucal também deve ser preservada.

Escovação dos dentes e passar o fio dental são hábitos imprescindíveis. Entretanto, o ideal é que a escova seja passada bem lentamente próximo a área onde o enxerto autógeno foi realizado.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.