Seja um dentista empresário em alguns passos simples

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

É importante que o profissional saiba equilibrar a prestação de serviços e os cuidados administrativos

Exercer sua função de maneira adequada nem sempre é o suficiente para alcançar destaque no mercado de trabalho. Por isso, o profissional da odontologia pode optar por se tornar um dentista empresário.

Você sabia que se tornar um dentista empresário pode ser a chave para o sucesso no mercado odontológico?

Dentista empresário é aquele que, além de prestar um serviço de qualidade aos seus clientes, realiza a gestão e o gerenciamento de seu próprio consultório odontológico.

Como se tornar um dentista empresário?

Dentista pode ser empresário individual

Inicialmente, é importante que dentista empresário confira as peculiaridades quanto ao imposto de renda caso tenha interesse em abrir uma empresa individual.

Isso porque o artigo 150 do Regulamento do Imposto de Renda estabelece que o empresário individual com atividade regulamentada pode ser tributado em até 27,5%.

Além disso, para se tornar um empresário de sucesso no ramo da odontologia, é de extrema importância saber manter o equilíbrio entre as três diferentes áreas:

Área administrativa e financeira

Em geral, um graduando na faculdade de odontologia não tem experiências ou informações sobre a área de administração de empresas ou planejamento financeiro.

Desse modo, é possível que a falta de preparo leve o profissional a cometer erros que prejudiquem o bom funcionamento de seu consultório odontológico.

Por isso, é de extrema importância que o dentista que almeja ser empresário faça cursos de especialização e capacitação na área de administração e gestão de negócios.

Assim, ele vai adquirir conhecimentos cruciais, como:

  • Planejamento;
  • Liderança;
  • Captação de novos clientes;
  • Técnicas de negociação;
  • Controle financeiro;
  • Técnicas de negociação;
  • Controle de agenda;
  • Produtividade;
  • Formação de preço dos tratamentos.

Área comercial

Uma boa estratégia empresarial para o empreendedor individual que quer se destacar no mercado da odontologia é o marketing odontológico.

Essa estratégia é essencial para manter a imagem do dentista e do consultório atual e popular. O marketing tem como objetivo principal o aumento dos lucros e a atração de um maior número de clientes.

Pensar nesse tipo de estratégia é muito importante uma vez que o mercado odontológico vem se tornando cada vez mais disputado. Entre suas principais características, podemos citar:

  • Entender como o público-alvo se comporta;
  • Criar estratégias para aumentas a aproximação com o público;
  • Fidelizar os clientes.

Área produtiva

O serviço oferecido por um dentista são os tratamentos odontológicos. Contudo, atualmente os pacientes se encontram cada vez mais exigentes e rigoroso quanto à qualidade do serviço prestado.

Por isso, é interessante que o profissional esteja atento à cada mínimo detalhe da experiência que o paciente terá dentro do consultório odontológico.

Dessa maneira, oferecer aposentos confortáveis, como a sala de espera, acompanhados de um tratamento humanizado e respeitoso tende a ser um ponto positivo para o dentista.

Além disso, é interessante que o profissional invista em tecnologia.

Isso porque os procedimentos odontológicos vem sendo otimizados e melhorados pelo avanço tecnológico, o que faz com que os clientes optem sempre por tratamentos com os equipamentos de última geração.

Caso contrário, o dentista empresário corre sérios riscos de ser deixado para trás por seus concorrentes no mercado de trabalho.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.