Concrescência pode causar prejuízos para a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui as consequências da concrescência para a saúde bucal dos pacientes

Durante o processo de formação dos dentes, algumas alterações podem se manifestar. Esse é o caso, por exemplo, da concrescência.

Por isso, é importante fazer visitas regulares ao profissional odontológico. Assim, é possível procurar o mais rápido possível por tratamentos para a concrescência. Mas, afinal, o que é ela?

Concrescência é união de dois dentes já formados a partir do cemento. Normalmente esses órgãos dentários já apresentam a coroa formada. Esse problema é considerado uma anomalia dentária.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre a concrescência. Vamos começar?

Conhecendo Mais Sobre a Concrescência

A união dos dentes pode acometer tanto os dentes de leite como os dentes permanentes.

A concrescência afeta principalmente os segundos e terceiros molares superiores. Há o perigo do dente afetado não irromper completamente e também de não erupcionar.

Caso ocorra durante o desenvolvimento dentário, a concrescência é chamada de verdadeira. Enquanto isso, caso ocorra apenas depois do desenvolvimento dentário, ela é chamada de adquirida.

Os profissionais conseguem identificar a união a partir de exames radiográficos.

Quais São as Causas Dessa Alteração?

Os profissionais ainda não encontraram a causa para a alteração.

No entanto, pesquisadores acreditam que a alteração no germe dental está ligada à ausência de espaço durante a formação dos dentes.

Além disso, os traumas locais também podem estar associados. Quando usamos a força oclusal de modo excessivo, esse fator pode estar contribuindo para a alteração.

Ainda, algumas infecções locais também estão ligadas à manifestação da união.

Preciso de Tratamento?

Normalmente, não é necessário o tratamento para essa anomalia dentária. No entanto, isso só é possível quando a união não interfere no irrompimento dentário.

Caso a anomalia interfira no irrompimento dos dentes, os profissionais planejam com muito cuidado a extração do dente.

Outros Tipos de Alterações na Formação Dentária

Além da concrescência dentária, outras alterações de desenvolvimento podem acometer os nossos dentes.

Inclusive, muitas pessoas confundem as alterações na odontogênese. Mas pode ficar tranquilo que explicamos direitinho o que cada uma significa.

As principais alterações são: concrescência dentária, geminação e fusão.

A geminação ocorre quando dois dentes tentam se desenvolver a partir de um único germe dental. Assim, são geradas duas coroas, total ou parcialmente unidas, com apenas uma raiz dental.

A consequência é o surgimento de um dente bem maior que os outros. Porém, isso não chega a modificar o número total de dentes na boca da pessoa.

A geminação dentária é bastante rara e normalmente aparece devido a questões hereditárias.

Enquanto isso, a fusão ocorre quando há a união de 2 germes dentários. Isso acaba dando origem a um único dente com 2 coroas e 2 raízes. A fusão pode ser total ou parcial.

O segundo caso ocorre quando apenas as coroas se unem.

O número de dentes muda. A anomalia é mais comum na mandíbula, em dentição decídua.

Agora que você já sabe a diferença entre a concrescência e as outras alterações, não deixe de realizar os exames necessários para o diagnóstico perfeito e análise do quadro clínico.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.