Aparelho depois dos 30 vale mesmo a pena? Confira já!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Usar aparelho depois dos 30 pode ser melhor que na infância, descubra o porquê!

Muita gente acredita que há uma idade ideal para usar o aparelho ortodôntico. Mais do que isso, associam o aparelho fixo à crianças e adolescentes. No entanto, atualmente o número de adultos que usa o aparelho cresce a cada dia. Mas, e aí? Será que existe idade certa para usar aparelho? Será que aparelho depois dos 30 vale a pena?

O medo de usar aparelho depois dos 30 pode ser multifatorial. Seja pelo aspecto juvenil associado ao aparelho ortodôntico, pela estética, pelo medo de dentista ou à crença de que, com o tempo, não há mais jeito para corrigir a posição dos dentes.

Contudo, o uso do aparelho depois dos 30 pode trazer inúmeros benefícios à saúde bucal e também a estética do sorriso. Além disso, usar o aparelho nessa idade pode ser melhor do que na infância. Quer saber como? Então continue por aqui!

Quais São as Vantagens de Usar Aparelho Depois dos 30?

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Odontologia, o Brasil é o segundo país que realiza mais mudanças odontológicas que estão diretamente ligadas à estética do sorriso.

Muitos dessas mudanças estão relacionadas à ortodontia, com um número significativamente crescente de adultos aderindo ao tratamento.

Ao contrário do que se diz por aí, muitas das vezes o uso do aparelho ortodôntico depois dos 30 anos pode ser ainda mais benéfico do que seu uso durante a infância ou adolescência.

Saiba por que usar aparelho depois dos 30 pode ser melhor que na infância:

  1. Tempo menor de tratamento: durante a infância, é comum que a dentição seja mista ou incompleta, o que torna o tratamento ortodôntico mais longo;
  2. Higiene: os adultos também são mais conscientes quanto à boa higienização da cavidade oral, evitando maiores problemas durante o uso do aparelho;
  3. Alimentação: também há maior disposição dos adultos na hora de cuidar da alimentação, que deve ser melhor observada durante o tratamento, fator que também colabora para melhores resultados;
  4. Tolerância a dor: inegavelmente, os adultos também possuem maior resistência á dor do que as crianças, o que pode ser um fator preponderante para iniciar o tratamento nessa fase da vida;
  5. Percepção ao tempo: por fim, o adulto também possui maior percepção do tempo de tratamento, fator que muitas vezes causa ansiedade às crianças.

Tecnologia a Favor dos Adultos

Um dos principais motivos para que os adultos evitem o uso do aparelho fixo possui relação com a aparência. Isso porque antigamente os aparelhos ortodônticos costumavam ser coloridos e chamativos.

Dessa forma, o sorriso metálico era evitado a fim de não prejudicar a estética do rosto, especialmente no âmbito profissional e amoroso.

Todavia, a tecnologia está em constante desenvolvimento, o que também vale para a área odontológica. Com isso, atualmente o mercado oferece inúmeros tipos de aparelhos ortodônticos discretos e até invisíveis!

Não apenas em beneficio da estética, a evolução do aparelho ortodôntico tem tornado a dor um fator mais distante, se comparado aos primeiros aparelhos ortodônticos.

Assim, com a evolução das técnicas e dos materiais utilizados na confecção do aparelho, a tecnologia tem tornado o tratamento ortodôntico cada vez mais fácil para os adultos.

Qual a Idade Certa Para Usar o Aparelho Ortodôntico?

Vale ressaltar que o uso do parelho ortodôntico durante a infância, é, sim, benéfico.

Especialmente quando o tratamento tem objetivo ortopédico. Isto é, quando é redirecionado ao estímulo do crescimento dos ossos da face.

Para esses casos, a intervenção durante a infância ou adolescência é recomendada.

Contudo, para tratamentos de finalidade ortopédica exclusiva, não há limitações de idade. Ou seja, qualquer adulto está apto a realizar o tratamento ortodôntico.

Vale ressaltar, também, que o o uso do aparelho não está ligado apenas à aparência e problemas de desalinhamento dos dentes, como no caso de má oclusão dentária. ]

Seu uso pode ser benéfico também à outras áreas da saúde, como a respiratória. Portanto, sim! Usar aparelho depois dos 30 vale a pena! Aliás, não há idade para começar a cuidar da saúde bucal e do seu sorriso.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!