Descubras mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda qual é a realidade sobre o tratamento ortodôntico realizado em nossos dentes

A internet é um espaço extremamente amplo, que está repleto das mais diversas informações. Cabe ao internauta analisá-las com cautela. E para ajudar, hoje falaremos sobre alguns mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico.

Trata-se de uma abordagem muito importante. Afinal, ao retratar os mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico, estamos diretamente falando sobre saúde bucal e qualidade de vida.

Mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico auxiliam portadores do acessório a se manter informados e cuidar de sua boca da melhor maneira possível.

Além disso, ao falar sobre o aparelho dentário, podemos sanar as dúvidas de novos usuários que ainda possuem certo receio em relação ao acessório.

Principais Mitos e Verdades Sobre o Aparelho Ortodôntico

Por quanto tempo será que vou utilizar? Será que vai doer muito?

Essas talvez sejam as principais dúvidas dos usuários. Por isso, nós da Simpatio, elaboramos uma lista com informações importantes sobre o aparelho dental. Acompanhe!

Os melhores resultados aparecem durante a utilização do acessório na infância?

Esta é uma verdade absoluta. Os resultados são muito mais satisfatórios e eficazes quando a pessoa realiza o tratamento ortodôntico durante a infância.

Isso porque, é durante este período que o nosso organismo se encontra em desenvolvimento.

Além disso, o uso do aparelho servirá como um tratamento preventivo a problemas que possam surgir posteriormente, quando o indivíduo tiver uma idade mais avançada.

Usuários de aparelho não podem comer alimentos muito duros, como pipoca e amendoim

Esta informação não passa de um mito. Logicamente que pessoas em tratamento ortodôntico devem tomar extremo cuidado ao se alimentar com comidas mais duras.

Isso serve para prevenir que esses alimentos não prejudiquem ou até mesmo quebrem alguma parte do aparelho durante a mastigação.

Entretanto, nada impede que usuários de aparelho não consumam este tipo de alimento. Tudo é uma questão de jeito e atenção para não danificar nenhuma parte do acessório.

O tratamento é extremamente doloroso!

Aqui também podemos encontrar um mito. É extremamente comum sentir dores e incômodos durante a fase inicial do tratamento. Trata-se de um período onde os dentes ainda estão se adaptando à sua nova posição.

Entretanto, com o passar do tempo, geralmente esse incômodo diminui consideravelmente e o paciente se acostuma com a utilização do aparelho.

Quanto mais apertado, maior é a eficácia do tratamento

Esta informação é falsa. A força exagerada não tem nada a ver com  o resultado do tratamento. Inclusive, esta é um dos maiores problemas causados por aparelho ortodôntico.

O excesso acaba fazendo muito mal ao nosso organismo, prejudicando inclusive a nossa arcada dentária e podendo acarretar no aumento do tempo de uso do aparelho.

A manutenção do aparelho só pode ser realizada no consultório odontológico

Trata-se de uma verdade que deve ser seguida à risca. Somente o ortodontista sabe como deve ser feita a manutenção do aparelho ortodôntico.

Assim, tentar realizar a manutenção em casa pode complicar o seu tratamento. Portanto, fique de olhos bem abertos aos mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.