Autoestima é marcada por saúde bucal e sorriso bonito

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como o sorriso e saúde bucal afetam a autoestima

Quando nos olhamos no espelho, tiramos uma foto ou conversamos com alguém, queremos sempre estar com a aparência saudável e bonita, esbanjando um lindo sorriso. Isso acontece porque queremos estar confiantes e ter autoestima.

Com uma saúde bucal em dia, conquistamos o sorriso perfeito e, assim, ficamos mais seguros em relação à nossa aparência. Tudo isso nos ajuda a construir a nossa autoestima.

A autoestima é o valor subjetivo que cada indivíduo dá sobre os atributos físicos e emocionais.

Nesse artigo, iremos entender mais sobre a relação entre autoestima e odontologia. Vamos começar?

Impactos da saúde bucal e sorriso na Autoestima

Nosso sorriso e nossa saúde bucal impactam diretamente na autoestima. Isso porque nós convivemos diariamente com os elementos bucais e estamos sempre os avaliando. Por isso, sempre é bom cuidar da cavidade bucal e evitar problemas que podem abaixar a autoestima.

As alterações bucais que mais impactam na visão sobre nós mesmos são:

  • Placa bacteriana: película grudenta e incolor formada por bactérias;
  • Halitose (mau hálito): condição anormal do hálito, que se altera ficando com um odor desagradável;
  • Doenças periodontais: elas têm três estágios, a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada. Representam alterações negativas na gengiva e nos ossos periodontais;
  • Dentes amarelados e manchados: acontece quando os dentes perdem o esmalte dentário que reveste a coroa, o que gera um desgaste natural e a mudança de cor;
  • Má oclusão dentária: dentes desalinhados;
  • Perda de dentes: resultado do enfraquecimento dos ossos que sustentam os dentes.

Mas atenção: você pode buscar por tratamentos odontológicos e tratar as alterações bucais. Um exemplo é o uso de aparelhos ortodônticos para tratar a má oclusão dentária.

Além disso, você pode procurar pela orientação de profissionais da área da dentística. Ela é a especialidade que promove a manutenção, a restauração e a estética dos dentes. Para isso, utiliza procedimentos como o clareamento dental, restaurações em resina ou em porcelana, implantes e gengivoplastia.

Assim, você recupera a funcionalidade e a estética dental. Desse modo, você acha pontos positivos na sua saúde bucal e no sorriso.

Como cuidar da minha higiene bucal?

Para manter os dentes bonitos e saudáveis você precisa estar atento aos cuidados de higienização diárias e básicas. Assim, você alinha autoestima e saúde bucal. Por isso, escove os dentes 30 minutos depois das refeições, antes de ir dormir e ao acordar. Lembre de fazer movimentos suaves e circulares com a escova em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, já que ela também tem bactérias que podem fazer mal à saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente. Inclusive, prefira escovas de cerdas macias ou extra-macias, obtendo uma limpeza cuidadosa e precisa.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, Limpe a região ao redor do dente e perto da gengiva.

Fora isso, seu dentista pode recomendar algum enxaguante bucal ideal para você.

Na hora da alimentação, mantenha uma dieta equilibrada. E não se esqueça de se manter hidratado.

Por fim, marque uma consulta e converse com seu dentista de confiança sobre orientações para você garantir um sorriso saudável e construir sua autoestima!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.