Tudo sobre a anatomia radicular dos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Você sabia que a quantidade de raízes nos dentes pode variar?

Estudar o dente a fundo é uma das tarefas de quem se dedica à odontologia. Isso inclui o conhecimento da anatomia radicular.

Ainda, conhecer a anatomia radicular é de extrema importância para que o profissional possa analisar e planejar tratamentos odontológicos, como o tratamento de canal.

A anatomia radicular abrange a quantidade de raízes dentárias e canais em cada elemento da arcada dentária.

Raiz dentária é a parte que prende o dente ao osso e se conecta dentro do dente através dos canais.

Além disso, o canal, também chamado de polpa dentária, é o tecido pelo qual os vasos sanguíneos, fibras e nervos do dente passam dentro da boca.

Dentes multirradiculares e dentes unirradiculares

O dente que conta com apenas uma raiz recebe o nome de unirradicular. Contudo, existem dentes que apresentam duas (birradiculares) ou mais raízes (dentes multirradiculares).

Como é a anatomia interna dos dentes?

A quantidade de raízes na anatomia interna dental varia de acordo com os diferentes tipos de dentes.

Dentes incisivos

Os dentes incisivos são os oito dentes frontais – quatro superiores e quatro inferiores. Também são conhecidos como “os dentes da frente”.

Desse modo, eles são responsáveis pelo primeiro contato da arcada dentária com o alimentos, além de darem sustentação aos lábios.

Em geral, os dentes incisivos superiores contam com uma raiz dentária e um canal. Já os incisivos inferiores têm uma raiz e costumam ter um ou dois canais.

Dentes caninos

O dente canino é um grande ator no processo de mastigação. Seu formato em cone e é encontrado tanto em humanos, quanto em outros mamíferos.

Cada pessoa tem quatro caninos, que são localizados na região frontal da boca. Dessa maneira, dois deles se encontram na parte superior e dois se encontram na parte inferior.

Os dentes caninos superiores contam com apenas uma raiz e um canal.

Enquanto isso, nos caninos inferiores, existem casos que contam com a presença de dois canais. Em relação à sua anatomia radicular, o comum é que possuam apenas uma única raiz radicular.

Dentes pré-molares

Os dentes pré-molares contam com funções específicas, atuando no nosso sistema de mastigação e digestão.

Na arcada dentária, encontramos oito dentes pré-molares. Dois estão localizados na parte direita superior da boca, dois na parte direita inferior, dois na parte esquerda superior e dois na parte esquerda inferior.

Os oito dentes pré-molares são separados entre primeiro pré-molar e segundo pré-molar. Contudo, todos têm as mesmas funções.

A diferença é que os 4 primeiros pré-molares são maiores e estão à frente dos 4 segundos pré-molares.

Os primeiros pré-molares têm duas raízes e dois canais em praticamente todos os casos.

Os segundos pré-molares têm uma raiz e um canal na maior parte dos casos, mas não é raro encontrar dois canais.

Dentes molares

Molares são os dentes localizados na parte posterior da mandíbula. Isso significa que eles estão no fundo da boca. São considerados os dentes mais complexos entre todos os presentes na arcada dentária.

A principal característica do dente molar é a grande quantidade de sulcos e saliências em sua superfície, além da presença de cúspides (pontas).

A grande maioria dos dentes molares superiores apresenta três raízes e mais de um canal, sendo normal encontrar quatro canais.

Já quando falamos da anatomia radicular dos dentes molares inferiores, podemos encontrar duas raízes e três ou quatro canais.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.