Raiz do dente é responsável por manter o sorriso no lugar

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como funciona a raiz dos seus dentes – e como não prejudicá-las

Se você nos acompanha, já deve ter ouvido falar muito sobre a raiz do dente. Infelizmente, na maioria das vezes, ela estava envolvida com algum problema bucal.

Por isso, decidimos escrever esse artigo para que você conheça tudo sobre a raiz do dente – das funções aos riscos. E até o final desse texto, você vai entender porque a raiz do dente sempre aparece por aqui!

A raiz do dente é a parte que conecta o dente ao resto do corpo. Sua função pode ser comparada as funções da raiz de uma árvore – pode ser única ou ramificada. É ela quem prende o dente ao osso e se conecta dentro do dente através dos canais.

A anatomia do dente

Para entender a anatomia e a função da raiz dental é preciso, primeiro, entender a estrutura do dente. Por isso, reunimos aqui algumas informações básicas sobre ele.

O dente é divido em três partes básicas: a raiz, a coroa e o colo. Das três, a raiz dentária é a maior, certa de 2/3 do tamanho total do dente. É, também, a única parte que fica totalmente coberta pela gengiva.

A função da raiz, como já citamos, é manter todo o resto do dente fixo ao osso. É a única conexão do corpo com o dente. Por isso, qualquer problema na raiz dos dentes pode prejudicar gravemente toda a estrutura do dente.

Se você ficou curioso sobre as demais estruturas do dente, nós já escrevemos um artigo completo sobre o assunto. Confira ele aqui e tire todas as suas dúvidas!

A raiz dente a dente

Listamos o número de raízes e canais de cada dente. No entanto, é importante ressaltar que esses números podem variar de pessoa para pessoa.

  • Dentes incisivos e caninos superiores: eles têm uma raiz e um canal. Raramente dois canais são encontrados.
  • Incisivos inferiores: tem uma raiz e costuma ter um ou dois canais.
  • Caninos inferiores: A grande maioria dos casos apresentam um canal. Há alguns casos com dois canais. Apresenta uma raiz.
  • Primeiros pré-molares superiores: eles têm duas raízes e dois canais em praticamente todos os casos.
  • Segundos pré-molares: eles têm uma raiz e um canal na maior parte dos casos, mas não é raro encontrar dois canais.
  • Pré-molares inferiores: a maioria possui uma raiz e um canal, mas não é raro encontrar dois canais.
  • Molares superiores: a grande maioria apresenta três raízes e a maioria apresenta mais de um canal, sendo normal encontrar quatro canais.
  • Molares inferiores: costumam ter duas raízes e três ou quatro canais.

Quais problemas estão relacionados a raiz do dente?

Diversos problemas bucais afetam, direta ou indiretamente, a raiz do dente. Por ser uma parte tão importante da estrutura do dente, ela deve ser preservada e cuidada com muita atenção.

A seguir, listamos algumas doenças que podem prejudicar a raiz do dente. Confira:

  • Raiz do dente exposta;
  • Periodontite;
  • Cáries;
  • Infecções e traumas no dente;
  • Entre outros.

Como tratar a raiz do dente?

O melhor jeito de cuidar da raiz do dente é cuidar de toda a saúde bucal.

Escovar os dentes de maneira correta, usar o fio dental todos os dias, assim como o enxaguante bucal, é essencial para manter suas raízes saudáveis e protegidas.

Idas regulares ao dentista também é uma ótima forma de manter a raiz do dente saudável. Com acompanhamento profissional, é possível fazer uma melhor prevenção ou diagnósticos rápidos se necessário. Não deixe de se cuidar!

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.